
Deputada Janad Valcari, idealizadora do evento, deu as boas-vindas à comunidade de expositores e visitantes
Com o hall de entrada tomado por cores e sons, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) deu início na manhã desta terça-feira, 6, à terceira edição da Semana de Arte, Cultura e Empreendedorismo. O evento, idealizado pela deputada estadual Janad Valcari (PL), teve sua abertura marcada por discursos de valorização da cultura local, apresentações e um espaço para artistas e pequenos empreendedores exporem seus trabalhos.

Esta edição conta com 130 expositores das áreas de artesanato, cosmética, literatura, artes plásticas e vestuário.
A cerimônia reuniu parlamentares, servidores da Casa, fomentadores da cultura e visitantes. Em sua fala, Janad destacou a importância de criar oportunidades para que os talentos regionais sejam reconhecidos e valorizados.

“A Semana de Arte nasceu como um palco para celebrar a nossa identidade, a criatividade do povo tocantinense e o potencial empreendedor que floresce em cada canto do estado. Meu desejo é que, em breve, este evento conquiste ainda mais espaço no coração da nossa Praça dos Girassóis”, declarou.

Experiências
Logo após a solenidade, o público foi presenteado com uma sequência de apresentações culturais, na qual o grupo Guetto deu início com uma performance de dança urbana. Em seguida, bailarinas da Academia Tchibum encantaram com um número de ballet clássico.

Louise Braga, bailarina da academia, expressou a alegria em poder participar do evento. “Gostei muito dessa experiência, foi divertido dançar para tanta gente. Espero participar novamente no próximo ano”, disse.

Em seguida, os noivos da Junina Encanto do Luar dançaram ao som de “Andança”. O encerramento da manhã ficou por conta dos cantores Tim Moraes e Nathan Rius, que mesclaram ritmos regionais e populares.

A feira também foi uma oportunidade para os comerciantes que se inscreveram nesta edição. Ailton Lima, que vende produtos naturais, como óleos, farinhas e temperos, ressalta a importância do evento para sua atividade. Já é a segunda edição do evento que ele participa. “É muito bom a gente estar aqui e poder apresentar e vender nossa mercadoria, que é artesanal, feita com os recursos naturais da nossa região”, afirmou.
“É uma grande oportunidade para todos nós colocarmos algumas peças à mostra e atrair clientela. Se hoje a gente não vende, mas amanhã a pessoa já conhece a mercadoria, já nos procura e fazemos negócio. Estou muito grata por estar aqui”, destacou Valdirene Abreu, vendedora de semijoias.

Mais informações
A Semana de Arte segue até o dia 8 de maio, das 8h às 17h, com programação aberta ao público e diversificada. A expectativa é que centenas de pessoas visitem o evento, fortalecendo os laços entre cultura, arte e geração de renda.




