Já está disponível no Canal NÁUTICA o segundo episódio da emocionante série “Endurance 64: o veleiro polar”. A produção acompanha uma expedição real ao continente gelado a bordo de um veleiro motorizado pela Yanmar.
Minha 1ª Velejada: saiba como foi velejar de graça no Rio Boat Show
Iceberg do tamanho de Chicago escondia ecossistema nunca explorado na Antártica
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Nesta nova etapa, o público acompanha os preparativos finais antes da partida e o grupo zarpando do Porto de Santos, no litoral de São Paulo.
O segundo episódio destaca os primeiros desafios da viagem, que envolvem desde condições climáticas adversas até decisões estratégicas sobre a navegação em águas desconhecidas.

Assista ao segundo episódio:
Antes do zarpe, o segundo episódio da série mostra que a tripulação do Endurance 64 foi presenteada com uma verdadeira relíquia, apontada por eles como a “benção de nossos antecessores”. Nada menos do que um documento da primeira expedição brasileira à Antártica, realizada entre 1982 e 1983, pelo Programa Antártico Brasileiro — o ProAntar.

O impresso, contendo a assinatura de todos que estiveram embarcados no Navio Oceanográfico Prof. Wladimir Besnard na ocasião, foi entregue aos navegadores do Endurance 64 por Douglas, neto de Izaías Gomes de Medeiros — o capitão do navio naquela histórica expedição.

Na série “Endurance 64: o veleiro polar”, você pode acompanhar toda a rotina da tripulação a bordo, evidenciando como os membros da equipe se adaptam à vida no mar e colaboram entre si para enfrentar a temida Passagem de Drake, conhecida por suas condições marítimas extremas, que inclusive tem potencial para ser um dos maiores desafios da expedição.

O 3° episódio da série será lançado nesta quinta-feira (8), às 20h. Como spoiler, você pode esperar para assistir desafios mecânicos enfrentados na embarcação durante o trajeto. Acompanhe toda a série no Canal NÁUTICA no YouTube.
As máquinas por trás da aventura à Antártica
Com 64 pés de comprimento e casco de alumínio, o veleiro Endurance 64 abrigou por três meses os navegadores desta expedição à Antártica.

Projetado por Thierry Stump, um belga que adotou o Brasil como lar, e totalmente reformado no ano de 2021, o barco homenageia, com seu nome, a lendária embarcação Endurance, de Sir Ernest Shackleton — o mais famoso navegador apaixonado pela Antártica.
Para garantir o sucesso da expedição polar que deu origem à nova série de Náutica, o Endurance 64 recebeu o motor 4LHA-STP da Yanmar.

Segundo a marca japonesa, o equipamento pode ser utilizado como reversor ou rabeta e ainda serve a alguns barcos de lazer — como lanchas de 36 pés com montagem de parelha.
A parceria da tecnologia da Yanmar somada às expertises dos tripulantes permitiram que a viagem ao continente mais gelado do planeta fosse um sucesso.
O post Tripulação finalmente embarca para aventura na Antártica. Veja 2º episódio da série no Canal NÁUTICA apareceu primeiro em Náutica.