De tudo o que envolve o universo náutico, os rebocadores talvez sejam os que têm menos “charme” — ainda mais quando consideramos os barcos luxuosos. Entretanto, já passou da hora de um dos mais importantes portos do mundo ter uma máquina à sua altura. No caso, um rebocador elétrico.
Italiana Rossinavi lança catamarã híbirdo-elétrico de 43 metros
Cruzeiro em veleiro oferece parada para assistir a GP de Mônaco de Fórmula 1
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Por incrível que pareça, o Porto de Los Angeles ainda não tem um rebocador elétrico. Nesse cenário que a Arc Boats, fabricante de barcos elétricos, pretende levar à Cidade dos Anjos um barco-reboque modernizado ainda neste verão — uma novidade e tanto para quem opera com máquinas velhas.

O novo projeto da Arc Boats consiste em transformar um barco existente numa moderna usina de energia livre de emissões, que seria projetada especificamente para impulsionar as operações no Porto de Los Angeles. Além de elétrico, ele é transportável, característica primordial para o porto.
Na Arc, nossa missão sempre foi eletrificar toda a indústria marítima. Os barcos de trabalho representam um grande passo nesse sentido– Mitch Lee, CEO e cofundador da Arc Boats
Atualmente, de acordo com a empresa, existem cerca de 2 mil rebocadores nos Estados Unidos. A Arc afirma, ainda, que a substituição desses equipamentos poderia resultar numa economia superior a 1,6 milhões de carros, em relação às emissões de gases de efeito estufa, anualmente.
O futuro é agora
Não só o Porto de Los Angeles, como o de Long Beach, pretendem fazer a transição para equipamentos de emissão zero até 2030. Também buscam implementar totalmente caminhões ecológicos até 2035. E só a partir daí, os barcos verdes seguirão o mesmo caminho.

Enquanto o futuro não chega, a Arc Boats nos dá uma amostra. O plano é modernizar um rebocador com o sistema de propulsão elétrica — que inclui dois motores de 600 cavalos — e software da marca, deixando-o muito mais potente.
O sistema ainda conta com grandes conjuntos de baterias e monitoramento de desempenho em tempo real. Além disso, o barco foi projetado para ser de fácil manutenção. A primeira versão servirá como um protótipo para futuros rebocadores em escala.
Só faltava você, LA
Fora dos Estados Unidos, portos da Europa, Nova Zelândia e Japão, já começaram a colocar rebocadores verdes no seu currículo — sejam eles elétricos, híbridos ou movidos a hidrogênio. Afinal, o recurso elimina o custo relativo ao combustível convencional e à manutenção.

Em 2023, o Porto de San Diego e a Crowley Maritime acertaram uma parceria para trazer rebocadores elétricos pela primeira vez nos EUA. Batizado de e-Wolf, a máquina promete, nos próximos 10 anos, reduzir centenas de toneladas em emissões tóxicas em comparação a um rebocador convencional.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
O post Porto de Los Angeles, nos Estados Unidos, terá seu primeiro rebocador elétrico apareceu primeiro em Náutica.