O café, bebida tão presente no dia a dia dos brasileiros, pode influenciar os níveis de colesterol no organismo, dependendo da forma de preparo. Um estudo recente revelou que o café fervido, feito em máquinas que misturam grãos com água quente sem filtragem, apresenta níveis mais altos de diterpenos, compostos que podem elevar o colesterol LDL, o “colesterol ruim”.
Diterpenos e o café filtrado
Os diterpenos, cafestol e kahweol, são encontrados nos óleos do café e podem aumentar a produção de colesterol no fígado. O café fervido, por não passar por filtragem, concentra esses compostos, tornando-se a opção menos saudável para quem busca controlar o colesterol.
O estudo apontou que o café filtrado tradicional, preparado com filtro de papel, apresenta níveis mais baixos de diterpenos. A filtragem remove boa parte dos óleos do café, reduzindo a concentração dos compostos que elevam o colesterol.
Máquinas de café e cuidados
Nem todas as máquinas de café são iguais. As que utilizam filtro de metal podem não ser tão eficientes na remoção dos diterpenos quanto o filtro de papel. Ao escolher uma máquina de café, verifique se ela possui um sistema de filtragem eficiente.
Mesmo o café filtrado deve ser consumido com moderação, especialmente por pessoas com colesterol alto. O consumo excessivo de café, independentemente do preparo, pode levar a outros problemas de saúde, como insônia e ansiedade.
Se você tem colesterol alto ou outras preocupações com a saúde, consulte um médico ou nutricionista. Eles podem te orientar sobre a quantidade ideal de café para o seu caso e indicar outras medidas para manter o colesterol sob controle. As informações são do Metrópoles.
Já reparou?
A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.
Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.
The post Tomar café pode aumentar o colesterol? Entenda first appeared on MinhaSaúde.