Projeto do Centro de Educação Inclusiva Sarah Gomes em Palmas é apresentado e terá suporte especializado em diversas áreas de formação

Screenshot

Espaço oferecerá suporte especializado em diversas áreas de formação para garantir a inclusão de crianças com necessidades educacionais específicas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentou, na tarde desta sexta-feira, 2, o projeto do Centro de Educação Inclusiva (CEI), que visa ampliar e fortalecer o atendimento a estudantes com necessidades educacionais específicas da rede municipal de ensino. O evento ocorreu no auditório da Semed e contou com a presença de autoridades, gestores municipais, educadores e representantes de entidades ligadas à pauta da educação inclusiva e mães atípicas.

Durante a apresentação, foram detalhadas as diretrizes do novo Centro, que terá como objetivo oferecer suporte especializado em diversas áreas de formação para garantir a plena inclusão de crianças com necessidades educacionais específicas. A iniciativa busca integrar políticas públicas já existentes e ampliar o acesso a tecnologias assistivas, além de promover parcerias transversais com diversas instituições.

“O CEI será um espaço onde nós vamos trabalhar a inclusão para que os alunos se sintam acolhidos socialmente e se desenvolvam de acordo com suas potencialidades. O Centro nasce com essa proposta de trabalhar as habilidades e as dificuldades, além de ser extremamente importante para o desenvolvimento educacional e social dessas crianças”, destacou a secretária Débora Guedes, reforçando que o projeto será executado no formato Steel Frame, que trabalha com método de entrega mais rápido e eficiente.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social de Palmas, Polyanna Siqueira Campos, destacou que o Cei será um espaço de referência e falou também da importância da gestão municipal de ouvir e acolher as famílias especiais para mitigar as dificuldades e dar dignidade às crianças. O evento contou ainda com a participação da secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski, da vereadora Karina Café e de mães atípicas.

Compromisso com a inclusão

Desde os primeiros dias deste ano, a Semed vem atuando com diversas frentes de trabalho para fortalecer o acolhimento e atendimento de alunos neurodivergentes. Uma dessas ações foi a criação em caráter inédito da Superintendência de Educação Inclusiva. 

Até o momento, cerca de 700 profissionais de apoio escolar foram contratados e estão atuando na rede municipal de ensino.

Projeto

O obra tem valor orçado em R$ 5 milhões, fruto da emenda parlamentar do senador Eduardo Gomes, que será construída em uma área de 1070 m², na região central de Palmas. A previsão de entrega é para o segundo semestre. O Centro vai se chamar Sarah Gomes, em homenagem á filha de Eduardo Gomes e de sua esposa Arlinda Gomes que virou símbolo na luta e por políticas de diversidade. 

Texto: Taygo Mello/ Secom Palmas 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.