O Grêmio venceu o Santos por 1 a 0 na Arena neste domingo, 4, pela sétima rodada do Brasileirão. Foi o primeiro triunfo sob o comando do técnico Mano Menezes. Com o resultado, o Tricolor ocupa a 12ª posição com oito pontos, enquanto o Peixe é o 19º, com quatro pontos. O Grêmio volta a jogar na quarta-feira, 7, às 21h30, contra o Atlético Grau, no Estádio Alejandro Villanueva, em Piúra, no Peru, pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
O Grêmio não contou com Mathías Villasanti, lesionado, e Cuéllar foi escalado por Mano Menezes. Cristaldo recebeu oportunidade para iniciar como armador. No Santos, Cléber Xavier estreou como treinador profissional. Ex-auxiliar de Tite, chegou a comandar times de base do Grêmio, 30 anos atrás.
LEIA MAIS: Grêmio é derrotado pelo CSA pela terceira fase da Copa do Brasil
O jogo começou disputado, até pela situação das equipes na tabela. Luan Peres recebeu cartão amarelo por falta em Dodi aos quatro minutos, mas houve reclamação por um possível vermelho por conta da solada imprudente do santista. Já aos 11, a reclamação ocorreu por conta de Luan Peres ter atingido Cristaldo na grande área, quando o meia recebia um passe. A arbitragem mandou seguir. Cristian Oliveira tentou o gol em duas jogadas seguidas. Na primeira, a bola subiu e se perdeu por cima do travessão. Na segunda, Gabriel Brazão fechou o ângulo no canto direito, no momento da conclusão.
Na sequência, aos 19, Deivid Washington arriscou da entrada da área e Tiago Volpi deu um tapa para evitar o gol santista. Já aos 29, Cristaldo cobrou falta da direita e Igor Serrote cabeceou à esquerda. O Santos seguia com mais volume ofensivo, mas sem criar chances claras. Aos 37, surgiu uma oportunidade. Soteldo deixou para João Schmidt bater para o gol. A bola desviou em Jemerson e saiu rente à trave direita. Aos 41, Soteldo arriscou o chute e Wagner Leonardo interceptou de cabeça. No escanteio, Zé Ivaldo cabeceou à direita. O cenário era preocupante para o Tricolor.
LEIA MAIS: Santa Cruz fica no empate com o Inter-SM em jogo-treino
Para o segundo tempo, Alysson entrou na vaga de Edenilson, que estava sentindo dores musculares. O Grêmio gerou uma oportunidade aos dois minutos. Cristaldo se desvencilhou da marcação ao girar na grande área e alçou a bola para Braithwaite cabecear. Gabriel Brazão defendeu sem rebote. Aos seis minutos, Soteldo cruzou e a zaga não afastou. Deivid Washington finalizou acima do travessão. Na marca dos 15 minutos, Monsalve entrou na vaga de Cristaldo no Grêmio. Na sequência, Gabriel Bontempo entrou na vaga de Rollheiser.
Na marca dos 25 minutos, Camilo entrou na vaga de Cuéllar no Grêmio. Aos 29, o Santos fez duas trocas: Kevyson e Tiquinho Soares entraram nas vagas de Escobar e Deivid Washington. O Grêmio marcou o único gol da partida aos 32 minutos. Alysson cruzou da direita e Luan Peres furou. Zé Ivaldo cortou, mas no pé de Monsalve. O meia rolou e Camilo concluiu. A bola desviou na defesa e sobrou para Cristian Olivera, que teve a frieza e encobrir o goleiro Gabriel Brazão.
O Santos processou duas mudanças aos 36: JP Chermont e Mateus Xavier nas vagas de Luisão e João Schmidt. Na marca dos 39, Soteldo alçou da linha de fundo pela esquerda e Zé Ivaldo pegou de primeira. A bola passou rente ao travessão. Aos 44, Viery e Arezo entraram nas vagas de Braithwaite e Olivera.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2025 – 7ª RODADA
GRÊMIO 1 x 0 SANTOS
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 04/05/2025, domingo
Horário: 16 horas
Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (trio carioca)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
Cartões amarelos: Igor Serrote, Braithwaite, Kannemann, Marlon e Edenilson (Grêmio); Luan Peres, Luisão e Tomás Rincón (Santos)
Gol: Cristian Olivera (Grêmio) – 32min/2º
GRÊMIO: Tiago Volpi; Igor Serrote, Jemerson, Wagner Leonardo e Marlon; Cuéllar (Camilo), Dodi e Cristaldo (Monsalve); Edenilson (Alysson), Cristian Olivera (Arezo) e Braithwaite (Viery)
Técnico: Mano Menezes
SANTOS: Gabriel Brazão; Luisão (JP Chermont), Zé Ivaldo, Luan Peres e Escobar (Kevyson); João Schmidt (Mateus Xavier), Tomás Rincón, Thaciano e Benjamín Rollheiser (Gabriel Bontempo); Soteldo e Deivid Washington (Tiquinho Soares)
Técnico: Cléber Xavier
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
The post Grêmio vence o Santos e deixa a zona de rebaixamento appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.