Velejando para o Futuro: projeto que ensina crianças a velejar passou pelo Boat Show

Muito mais do que uma exposição de barcos: assim também pode ser definido o Rio Boat Show 2025. Isso porque, além das diversas atividades náuticas que podem ser realizadas do evento, o salão abre suas portas para os alunos do projeto social “Velejando para o Futuro”, realizado pela Confederação Brasileira de Vela (CB Vela).

Veja também
Para começar a navegar: Rio Boat Show apresenta 16 lanchas de entrada
Lazer, cultura e oportunidades: saiba tudo o que dá para fazer no Rio Boat Show 2025
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube

Com sede na própria Marina da Glória, palco do Rio Boat Show, o projeto que caminha para sua segunda edição alcança mais de 50 crianças de 6 a 18 anos por dia, todas matriculadas na escola.

Thaine Silva, Diego Gravino, João Silva e Adryane Freire. Foto: Erik Barros Pinto/ Revista Náutica

Daniel Nottingham, presidente da CB Vela, destaca que o objetivo do Velejando para o Futuro é incentivar os esportes náuticos, fomentar a cultura e a tradição náutica, principalmente nos jovens — como ele mesmo diz, “plantar uma semente” para despertar o interesse das crianças.

Existe um potencial muito grande nesse universo de crianças. A vela tem muito para ser explorada, na democratização do esporte, na democratização da náutica– ressaltou Daniel

Inclusão na inclusão

Adryane Freire, coordenadora do Velajando para o Futuro, destaca que muitas crianças não tinham a dimensão do que era velejar até a ação — não à toa, ela descreve o projeto como “revolucionário”.

Adryane Freire. Foto: Erik Barros Pinto/ Revista Náutica

E como nem só de ventos vive a vela, a coordenadora ressalta que existe uma perspectiva pedagógica no movimento, que envolve o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e técnicas de trabalho em grupo, além da admiração pelo esporte e seu lado lúdico.

 

Bruna Coutinho, psicóloga do projeto, revelou à NÁUTICA outro aspecto que chama atenção na iniciativa: a alta e a boa aceitação de crianças autistas — o que, para a profissional, tornou o movimento ainda mais gratificante. Coube a ela orientar os professores de vela para atender os alunos com essa condição.

 

Inclusive, Freire conta que o feedback tanto das mães quanto das crianças têm sido positivo, principalmente em um aspecto: socialização. Segundo ela, as crianças com espectro autista, de fato, se sentem participantes e integradas a um grupo em que são bem acolhidas, inclusive, ficando menos retraídas.

É um desejo nosso que os alunos consigam ter um estilo de vida que faça com que o corpo deles produza saúde, no segmento psicológico, pedagógico, físico e mental– destaca Bruna Coutinho

É muito mais do que vela

Thaiane Silva, professora do Velejando para o Futuro, explica que a ideia é justamente quebrar a barreira social ligada a vela, considerada um esporte elitizado e de pouco acesso. Por isso, o projeto abre o espaço para oportunizar, principalmente, alunos de escolas públicas.

Thaiane Silva, professora do projeto. Foto: Erik Barros Pinto/ Revista Náutica

Quem pratica a vela? Quem tem um barco. Quem tem um barco? Quem tem condições financeiras para poder praticar esse esporte– destacou Thaiane Silva

Segundo a professora, as crianças da iniciativa são separadas em dois grupos de 25 alunos, que se dividem entre atividades físicas com um professor — desenvolvendo habilidades úteis para velejar — e a prática da vela diretamente na água.

Diego Gravino, coordenador técnico do projeto. Foto: Erik Barros Pinto/ Revista Náutica

Para Diego Gravino, coordenador técnico do Velejando para o Futuro, esse é muito mais que um projeto social. Segundo ele, a ação traz valores que as crianças têm que levar também para a vida, principalmente quanto à independência.

Quando você está no mar e depende do que você vai fazer para guiar a sua embarcação, isso já diz muito de como é que você vai se portar na vida– explica Diego Gravino

Segundo Gravino, o projeto também se preocupa com o “pós” da formação. De acordo com o coordenador técnico, a iniciativa já busca parceiros e patrocinadores institucionais para dar continuidade ao trabalho com alunos que, de fato, quiserem seguir carreira na vela — aliado a outros projetos sociais do Rio de Janeiro.

O que dizem os alunos?

Para as crianças, a experiência é um momento de conhecer algo novo e, também, de fazer novos amigos. Nicolas Siqueira, de 14 anos, aluno do projeto, contou à NÁUTICA que nunca tinha velejado antes até entrar na iniciativa social — e achou que bagunçaria o barco todo na sua primeira vez, o que não aconteceu.

Foto: Erik Barros Pinto/ Revista Náutica

Embora não esteja “muito bom ainda”, segundo ele próprio, o prazer de velejar já está nele, que se sente empolgado para praticar cada vez mais para, quem sabe, virar um velejador profissional e, até mesmo, professor do Velejando para o Futuro.

É bacana, tanto que faço com alguns amigos da escola. Tem dias que eu vou com pessoas novas no barco e às vezes vou com eles. Vamos aprendendo a cada aula– disse Nicolas

Rio Boat Show 2025

Já tradicional, o charmoso salão náutico carioca abre o calendário de Boat Shows no Brasil em 2025. A 26ª edição do Rio Boat Show atraca na Marina da Glória e movimenta as águas entre os dias 26 de abril e 4 de maio, em um belo cenário da Baía de Guanabara, sob os olhares do Cristo Redentor.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Com a chance de fazer test-drive de embarcações na água, o Rio Boat Show 2025 apresenta uma vasta gama de produtos exclusivos para quem vive o lifestyle náutico. O evento reúne mais de 100 embarcações expostas aos visitantes, incluindo fabricantes que estão entre os maiores do mundo, lançamentos em primeira mão e condições exclusivas de compra.

 

Para uma experiência ainda mais imersiva e completa, o evento conta com palestras exclusivas com especialistas do setor, no NÁUTICA Talks, bem como passeios de barco a vela, desfile dos principais barcos e atrações interativas.

Rio Boat Show 2025 reúne diferentes atividades. Fotos: Revista Náutica / Divulgação

Em 2024, o Rio Boat Show registrou números expressivos, com a presença de 33 mil visitantes e mais de 90 barcos expostos. O evento gerou um forte impacto econômico no setor, consolidando sua posição como um dos principais impulsionadores de negócios náuticos no país.

 

Anote aí!
RIO BOAT SHOW 2025

Quando: De 26 de abril a 4 de maio
Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, s/n, Glória, Rio de Janeiro)
Horário: Das 15h às 22h nos dias 26, 28, 29 e 30/04; e 02/05. Das 13h às 22h nos dias 27/04; e 01 e 03/05. Das 13h às 21h no dia 04/05.
Mais informações: site oficial do Rio Boat Show
Ingressos: site oficial de vendas

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

O post Velejando para o Futuro: projeto que ensina crianças a velejar passou pelo Boat Show apareceu primeiro em Náutica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.