A Ford reforçou a linha Transit 2026 com o lançamento de duas versões desenvolvidas para atender nichos específicos do transporte urbano e de passageiros. As novidades ampliam a competitividade do modelo ao oferecer soluções práticas para empresas de logística e fretamento, com melhorias que vão desde a capacidade de carga até recursos eletrônicos embarcados.
Pontos Principais:
- Nova Transit Furgão Cargo tem PBT de 4 toneladas e mais 500 kg de carga útil.
- Versão Vidrada Longa com teto alto e rodado simples acomoda bagageiro traseiro.
- Ambas trazem novos recursos eletrônicos, painel digital e conectividade embarcada.
- Motor 2.0 EcoBlue com até 165 cv e câmbio automático de 10 marchas é mantido.
A primeira novidade é a Transit Furgão Cargo, que passa a contar com um Peso Bruto Total homologado de 4 toneladas. Esse ganho permite transportar até 500 kg a mais, o que representa uma vantagem estratégica para operações no sistema milk-run, em que o veículo sai carregado e realiza múltiplas entregas ao longo do dia. O PBT maior também facilita aplicações específicas, como ambulâncias e UTIs móveis que exigem estrutura reforçada.

Segundo a Ford, a versão Furgão Cargo foi desenhada para atender operadores que precisam otimizar o uso da frota. “Aumentar a carga útil significa reduzir o número de viagens, o que impacta diretamente na produtividade do negócio”, explica Daniel Santos, da área de Desenvolvimento de Produto da Ford América do Sul.
A outra configuração inédita é a Transit Vidrada Longa com teto alto e rodado simples. Ela se diferencia por oferecer a possibilidade de instalar compartimento de bagagem sob um assoalho elevado, mantendo todos os lugares para passageiros. Esse layout atende empresas de fretamento executivo, traslado de aeroporto e transporte escolar, com até 29 assentos.

Daniel Santos também ressalta que o rodado simples reduz custos com pneus e pedágios. Essa característica, aliada à modularidade de bancos e ao novo espaço para bagagem, amplia a versatilidade da van, que pode atender diferentes demandas sem exigir mudanças estruturais profundas.
Ambas as versões chegam com a nova arquitetura eletrônica da linha 2026, oito vezes mais rápida e capaz de receber atualizações remotas. Entre os equipamentos, destaque para o painel digital de 8”, central multimídia de 12”, piloto automático adaptativo, alerta de colisão, manutenção na faixa, câmera de ré, sensores dianteiros e traseiros, além de espelhos com rebatimento elétrico e monitoramento de ponto cego.

O motor 2.0 EcoBlue turbodiesel de 165 cv segue como o coração da Transit, com opções de câmbio manual de seis marchas ou automático de 10 velocidades. A van é também a única do segmento com quatro modos de condução: Normal, Eco, Escorregadio e Rebocar/Transportar, adaptando o desempenho conforme o tipo de terreno ou carga transportada.
Fonte: Ford.
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