Pensa grande
Depois da inauguração de sua nova linha de montagem em Caxias do Sul (RS), no início de abril, a Foton divulgou seus planos de crescimento para a América Latina e o Caribe. A empresa tem objetivo de atingir 150 mil unidades vendidas por ano na região até 2030 e se tornar, em médio prazo, líder de mercado em alguns países. Para isso, planeja desenvolver fábricas no Brasil, na Argentina e no México que estejam integradas logisticamente, produzindo veículos movidos a combustíveis fósseis, híbridos e elétricos projetados especificamente para os mercados locais. O plano é produzir CBUs (Completely Built Units ou unidades completamente produzidas nas fábricas) iniciando com CKDs (Completely Knocked Down Parts ou componentes trazidos da China). “Aumentaremos cada vez mais nossa rede de fornecedores locais. Nossa meta é que, até 2030, itens produzidos na América Latina e no Caribe componham pelo menos 80% dos nossos veículos feitos na região”, revela Fu Jun, vice-presidente de Operações Globais da Foton. Atualmente, a Foton tem 46 fábricas em mais de 15 países, com mais de 30 mil empregados. Maior fabricante e exportadora de veículos comerciais da China nos últimos 14 anos, seus veículos são comercializados em mais de 130 países, incluindo 20 nações das Américas.
Limpeza mais limpa

A Estre Ambiental, empresa contratada pela prefeitura e responsável pelos serviços de limpeza urbana em Curitiba, capital paranaense, iniciou os testes com o caminhão eT5, da BYD, veículo 100% elétrico. Isento de emissões de poluentes e sem ruído sonoro, o eT5 é indicado para operações urbanas, especialmente em horários noturnos e de madrugada – uma demanda importante para cidades como Curitiba, que buscam soluções mais silenciosas e sustentáveis para o serviço de limpeza urbana. O caminhão elétrico eT5 amplia a presença da BYD no segmento de transporte comercial com emissão zero. Com autonomia de 185 quilômetros, capacidade de carga útil de até 3.900 quilos e bateria de 99 kWh, o modelo é ideal para operações que exigem desempenho e sustentabilidade. Entre os diferenciais, estão o motor de 145 kW (197 cavalos), o freio regenerativo, o controle de tração, o sistema eletrônico de frenagem (EBS) e a recarga rápida em cerca de duas horas.
Para levar a turma

Marca líder brasileira na produção de micro-ônibus, a encarroçadora gaúcha Volare reforça sua participação no segmento escolar com fornecimento de 35 novos veículos para operadores de transporte no Estado de São Paulo. Todas as unidades já foram entregues para as empresas Bamonte Transportes, de Carapicuíba, e Viação Rosa e Movili Transportes, de Sorocaba. Os 14 Volare Attack 8 Escolar fornecidos para a Bamonte Transportes estão sendo utilizados no transporte escolar da cidade de Carapicuíba e têm 8,45 metros de comprimento e capacidade para 44 estudantes em poltronas sofá-escolar 860. Contam com motorização Cummins F3.8, assoalho com revestimento de alta resistência, porta tipo hiperfolha, câmera de ré, bagageiro, porta-copos e porta-pacotes, sistemas de som com preparação para DVD no salão com rádio AM/FM com USB e itinerários eletrônicos frontais. Os 21 Volare Fly 10 Escolar fornecidos para a Viação Rosa e a Movili Transportes fazem o transporte escolar na cidade de Tatuí, em São Paulo, e têm 10,14 metros de comprimento e capacidade para 40 estudantes em poltronas individuais estofadas tipo lotação 860 com encosto alto, porta pantográfica, elevador tipo DTA (Dispositivo de Transposição Acessível), câmera de ré, computador de bordo, assoalho em alumínio lavrado, paredes laterais em alumínio liso, porta-pacotes e janelas bipartidas com limitação de abertura.
Dez milhares na logística escolar

Líder no fornecimento de chassis de ônibus escolares na atual edição do “Caminho da Escola”, a Iveco Bus superou as 10 mil unidades entregues desde o início da participação no programa, com os primeiros CityClass, em 2009. Com produtos feitos sob medida para a missão de transportar estudantes, a marca renova e amplia o número de ônibus escolares, garantindo diariamente o acesso seguro e frequência de alunos em escolas públicas em todo o Brasil. Produzidos no complexo de Sete Lagoas (MG), os Bus 10-190 ORE 2 e o Bus 15-210 Ore 3 oferecidos são equipados com ar-condicionado e dispositivo de poltrona móvel (DPM), em que pessoas com mobilidade reduzida embarcam e desembarcam sentadas, além de configuração especialmente preparada para transporte escolar. Somente na atual edição do “Caminho da Escola”, a Iveco já formalizou mais de 3.500 pedidos de adesões, para municípios e secretarias de Estado em todo o país. “Os modelos Iveco Bus do ‘Caminho da Escola’ são confortáveis e espaçosos. O chassi reforçado, com bloqueio de diferencial automático e suspensão reforçada, para zona rural, não tem igual. E o ORE 2 tem custo mais acessível que o ORE 1”, avalia Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da Iveco Bus.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
O conteúdo TranspoMais – Edição da semana de 1º a 7 de maio de 2025 aparece primeiro em Roda Rio.