A Hyundai apresentou a linha 2026 dos modelos HB20 e HB20S, revelando alterações estratégicas nas versões e pacotes de equipamentos. Tanto o hatch quanto o sedã compacto mantiveram o design adotado em 2025, mas ganharam mudanças importantes em nomes, estrutura das versões, inclusão de novos itens de série e reajustes nos preços. A principal novidade da linha está na padronização do sistema Bluelink como item de fábrica em todas as configurações, algo antes exclusivo das versões mais caras.
Pontos Principais:
- Versões reorganizadas: agora são Comfort, Limited e Platinum.
- Bluelink passa a ser item de série em toda a linha HB20 e HB20S.
- Motores seguem os mesmos: 1.0 aspirado e 1.0 turbo com até 120 cv.
- Central multimídia com Android Auto/Apple CarPlay sem fio desde a versão básica.
- Preços vão de R$ 95.790 a R$ 135.310, conforme a versão e carroceria.
O modelo HB20 hatch deixa de oferecer a versão Sense Plus, que era a opção mais acessível da linha. Agora, a versão Comfort ocupa o posto de entrada, repetindo o que já ocorria na carroceria sedã. A Hyundai também reorganizou os nomes das versões para eliminar os antigos sufixos “Plus” e “Safety”, substituindo-os por uma nomenclatura unificada: Comfort, Limited e Platinum. A atualização nos nomes não alterou o conjunto mecânico dos veículos, que segue com as motorizações 1.0 aspirado e 1.0 turbo GDI.
O HB20S também adota o novo padrão de versões, com preços atualizados e mudanças discretas nos pacotes. Entre os destaques, o modelo passa a oferecer de série o sistema Bluelink em todas as configurações, além de melhorias na central multimídia e no painel digital, disponível a partir da versão Limited com câmbio manual.
Versões, preços e mudanças na linha 2026

Com a reestruturação das versões, o Hyundai HB20 2026 hatch passa a contar com as seguintes configurações: Comfort 1.0 MT por R$ 95.790, Limited 1.0 MT por R$ 99.990, Limited 1.0 TGDI AT por R$ 119.990 e Platinum 1.0 TGDI AT por R$ 129.650. Em relação ao ano anterior, a Sense Plus 1.0 MT, que custava R$ 93.310, foi descontinuada.
Já o HB20S 2026 tem preços iniciando em R$ 104.290 na versão Comfort 1.0 MT, passando por Limited 1.0 MT (R$ 106.490), Limited 1.0 TGDI AT (R$ 125.490) e chegando a Platinum 1.0 TGDI AT, por R$ 135.310. O sedã também deixa de lado os nomes “Plus” e passa a usar a mesma nomenclatura adotada no hatch.
- HB20 Comfort 1.0 aspirado MT – R$ 95.790
- HB20 Limited 1.0 aspirado MT – R$ 99.990
- HB20 Limited 1.0 turbo GDI AT – R$ 119.990
- HB20 Platinum 1.0 turbo GDI AT – R$ 129.650
- HB20S Comfort 1.0 aspirado MT – R$ 104.290
- HB20S Limited 1.0 aspirado MT – R$ 106.490
- HB20S Limited 1.0 turbo GDI AT – R$ 125.490
- HB20S Platinum 1.0 turbo GDI AT – R$ 135.310
Motorização, câmbio e consumo

A linha 2026 mantém a oferta de motores já conhecida do público. As versões Comfort e Limited utilizam o motor 1.0 Kappa aspirado de três cilindros, com até 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque. O câmbio é sempre manual de cinco marchas. Já as configurações Limited AT e Platinum trazem o motor 1.0 Kappa turbo GDI, também tricilíndrico, que entrega até 120 cv e 17,8 kgfm de torque, combinado ao câmbio automático.
O consumo do HB20 hatch com motor aspirado registra médias de 9,9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol, e 13,3 km/l e 15,4 km/l, respectivamente, com gasolina. No sedã HB20S, os números são de 9,7 km/l e 10,9 km/l com etanol, e 13,4 km/l e 15,4 km/l com gasolina. A Hyundai não divulgou os números de consumo para as versões com motor turbo.
Equipamentos e tecnologias de bordo

Todas as versões da linha 2026 passam a sair de fábrica com o sistema Bluelink, que permite rastrear e imobilizar o carro, receber atualizações em tempo real do trânsito via GPS, controlar funções por comandos de voz e acessar o veículo remotamente via aplicativo de celular. Esse sistema, que também está presente no Creta, é oferecido gratuitamente por cinco anos.
Além do Bluelink, o modelo traz central multimídia de 8″ sensível ao toque com Android Auto e Apple CarPlay sem fio desde a versão Comfort. O quadro de instrumentos digital com tela de 10″ está presente a partir da configuração Limited MT. Faróis com sensor crepuscular, rodas de liga leve, ar-condicionado digital, bancos de couro, sensores de estacionamento e carregador de celular por indução são oferecidos nas versões mais completas.
- Bluelink com rastreamento e comandos por voz de série
- Central multimídia de 8″ com Android Auto/Apple CarPlay sem fio
- Painel digital de 10″ nas versões Limited
- Carregador por indução e USB traseiro nas versões Platinum
- Faróis em LED e pacote ADAS apenas na versão topo de linha
Dimensões, porta-malas e estrutura
O Hyundai HB20 hatch mede 4,02 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,47 m de altura e 2,53 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda 300 litros. O HB20S sedã, por sua vez, mantém as mesmas dimensões externas em largura, altura e entre-eixos, mas o comprimento é ampliado para 4,32 m. O porta-malas do sedã oferece 475 litros de capacidade, um ganho de 175 litros em relação ao hatch.
Os dois modelos utilizam a mesma plataforma estrutural, o que permite padronização de peças e facilita a manutenção. A diferença no volume do porta-malas reforça a proposta mais familiar do HB20S em relação ao hatch, que é mais voltado para o uso urbano.
Mercado e posicionamento
A atualização da linha 2026 ocorre em um cenário de forte competição no segmento de compactos. O HB20 e o HB20S buscam manter a liderança em vendas com uma proposta centrada na conectividade e eficiência. A unificação das versões e a inclusão do Bluelink como item padrão são medidas que ampliam a percepção de valor do produto, mesmo com o reajuste nos preços.
O modelo concorre com Fiat Argo e Cronos, Chevrolet Onix e Onix Plus, além de Renault Stepway e Logan. A estratégia da Hyundai foi evitar mudanças estéticas, concentrando os esforços em conectividade, conveniência e reorganização da oferta para diferenciar o produto sem alterar sua identidade.
As mudanças na linha HB20 refletem uma busca da marca por otimizar custos sem deixar de atender às exigências crescentes dos consumidores brasileiros por tecnologia embarcada e serviços digitais. A padronização da central multimídia e a oferta do Bluelink reforçam essa direção, criando um diferencial competitivo em um segmento bastante disputado.
Fonte: Hyundai.
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