A cidade de Belo Horizonte será o ponto de partida para o circuito Road To Challenger de Basquete 3×3, que terá início nos dias 3 e 4 de maio no Minas Shopping. A seletiva faz parte do projeto da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e da Federação Mineira de Basketball para impulsionar a modalidade e integrar o calendário de classificação rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2026. A entrada será gratuita para o público.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
O evento em Minas Gerais é a primeira das quatro etapas que ocorrerão em diferentes regiões do país. As seletivas selecionarão equipes para o Challenger, torneio internacional que será realizado em Brasília no mês de setembro. A ação integra um calendário mais amplo, lançado no final de março, que inclui ainda o Brasileirão de 3×3, com oito etapas previstas ao longo do ano.
Segundo Maurício Santos, CEO da MCS (Marketing Consulting Sports), empresa responsável pela gestão da competição, o objetivo é “aplicar os conceitos mais modernos de marketing esportivo, produção e transmissão em cada evento, além de garantir que os atletas sejam bem atendidos e se sintam valorizados ao longo do circuito”.
A organização da série de eventos é responsabilidade da MCS. Ao todo, o projeto de fomento ao Basquete 3×3 contará com um investimento de aproximadamente R$ 12 milhões, contemplando ações de produção, marketing esportivo, transmissão e estrutura voltada ao atendimento dos atletas.
Challenger FIBA no Brasil
Após ficar mais de uma década fora, o país voltará a receber uma etapa do Challenger FIBA 3×3 masculino. O torneio serve como qualificatório para o World Tour, a principal competição entre clubes do mundo. O evento brasileiro será realizado em Brasília, no Distrito Federal, entre os dias 12 a 14 de setembro. A equipe campeã no DF garante vaga para a etapa do World Tour em Shenzhen, na China.
Além de trazer grandes equipes de todo o mundo para o país, o torneio dá visibilidade internacional para o Brasil e para a modalidade. Além disso, traz pontuação no ranking internacional para a CBB como federação nacional, o que é importante tecnicamente no basquete 3×3. Vale destacar também que o Brasil, por ser sede da etapa, terá quatro vagas na disputa no DF.
O post BH recebe primeira seletiva para Challenger de Basquete 3×3 apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.