Ruy Castro mostra como a Guerra afetou a capital do Brasil

O mercado editorial brasileiro vive nova expectativa antecipada para mais um acontecimento: é o lançamento do novo livro de um dos grandes campeões de vendas em realidade nacional. Cada nova obra do escritor, cronista e biógrafo carioca Ruy Castro tem o poder de agitar a cena cultural, e isso não é pouca coisa num país que se comove mais por asneiras políticas do que por eventos de formação intelectual.

A Companhia das Letras acaba de colocar em pré-venda uma nova investigação do autor de biografias célebres, como as de Nelson Rodrigues e Garrincha, além, é claro, de reportagens de cunho histórico ou jornalístico de fôlego. Trincheira tropical: a Segunda Guerra Mundial no Rio entrega, em 448 páginas (a preço de R$ 109,90), uma original pesquisa sobre um período crucial na história da humanidade.

LEIA TAMBÉM: Os ex-escravizados que empreenderam o caminho de volta

O momento não é casual. Neste ano, transcorrem os 80 anos desde a libertação dos campos de concentração e extermínio nazistas que acabaram por conduzir para o término do conflito mundial, em 1945. Ruy Castro não acrescentou apenas mais algumas páginas a tudo o que já se escreveu sobre a Grande Guerra e seus efeitos na Europa: ele trouxe os reflexos para o Rio, então a capital do Brasil.

A obra deve chegar às livrarias somente em 6 de junho. Mas, desde já, não há dúvida de que este escritor e jornalista de 77 anos, um dos mestres da arte de escrever, reafirma seu virtuosismo. Acaba por ser um convite a refletir sobre as decorrências de um embate armado muito longe de seu epicentro.

LEIA MAIS COLUNAS DE ROMAR BELING

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Ruy Castro mostra como a Guerra afetou a capital do Brasil appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.