A Nissan decidiu investir em um novo caminho com sua tradicional picape média. Com base em uma plataforma desenvolvida em parceria com a Dongfeng, na China, a montadora apresentou a Frontier Pro Híbrida Plug-in durante o Salão de Xangai de 2025. O modelo marca uma virada estratégica para o segmento de picapes da marca, com a estreia de uma motorização eletrificada que se diferencia dos sistemas e-Power.
Pontos Principais:
- Picape híbrida plug-in baseada na Dongfeng Z9 estreia na China.
- Conjunto mecânico entrega 415 cv e até 135 km no modo elétrico.
- Visual traz referências à clássica Hardbody dos anos 1980.
- Exportações começam em 2026, ainda sem confirmação para o Brasil.
Apesar de ter o nome Frontier, o modelo apresentado não tem relação direta com a geração atual produzida no México ou com as versões comercializadas na América do Norte e América Latina. Ele é baseado na picape Dongfeng Z9, da joint venture Zhengzhou Nissan (ZNA), que serviu como base estrutural e de engenharia. O foco inicial será o mercado chinês, mas a própria fabricante anunciou a intenção de levá-lo para outros países.

A nova Frontier Pro chega como o segundo de nove veículos eletrificados que a Nissan pretende lançar na China até 2027. Combinando motor térmico e motor elétrico, a picape representa o início de uma ofensiva global no segmento de veículos médios eletrificados, mirando mercados onde a eletrificação já começa a se consolidar.
Motorização e desempenho

A Frontier Pro Híbrida Plug-in utiliza um motor a gasolina 1.5 turbo com quatro cilindros, acoplado a um motor elétrico de alta potência integrado à transmissão híbrida automática DHT. A potência combinada do sistema é de 415 cv (ou 300 kW), com torque declarado de 81,6 kgfm (800 Nm).
A bateria utilizada ainda não teve suas especificações detalhadas pela marca, mas o alcance elétrico informado é de 135 a 136 quilômetros no ciclo chinês CLTC, considerado otimista em relação aos padrões internacionais. A autonomia total do veículo pode chegar a 1.046 quilômetros, com consumo médio estimado em 14,9 km/l.
O sistema de tração é integral com distribuição de torque controlada eletronicamente, contando ainda com modos de condução específicos: Hybrid, Electric, Performance e Snow. Há também modos manuais de 4High e 4Low, além de bloqueio eletromecânico do diferencial traseiro.
Dimensões, estrutura e capacidades

A Frontier Pro mede 5.520 mm de comprimento, 1.960 mm de largura e 1.950 mm de altura, com distância entre eixos de 3.300 mm. O peso varia entre 2.500 e 2.540 kg, dependendo da versão. Todas as configurações utilizam rodas de liga leve de 18 polegadas, com pneus 265/65.
Na parte estrutural, a suspensão dianteira é independente com braço duplo, enquanto a traseira adota um conjunto de molas helicoidais com layout de cinco braços. A proposta é conciliar capacidade off-road com estabilidade e conforto em trajetos urbanos ou rodoviários.
A caçamba pode ser equipada com uma capota retrátil elétrica, e a picape conta ainda com estribos laterais automáticos, facilitando o acesso à cabine elevada.
Design e referências

A Nissan desenvolveu o visual da Frontier Pro Híbrida Plug-in localmente em seu estúdio em Xangai. O modelo traz elementos de identidade visual que remetem à antiga Nissan Hardbody D21, como a barra frontal com iluminação de LED que simula três entradas de ar.
Na parte traseira, o nome da marca iluminado aparece na tampa da caçamba, assim como um friso preto e lanternas verticais. O logotipo da Nissan também é retroiluminado em branco na grade frontal. A frente substitui o estilo de faróis em “Z” da Dongfeng Z9 por barras horizontais de LED.
- Barra frontal com LEDs inspirada na D21 Hardbody
- Nome Nissan iluminado na tampa traseira
- Faróis adaptados em barras horizontais
Cabine, recursos e conectividade

O interior da Frontier Pro Híbrida traz um layout com materiais em tons claros e elementos típicos de veículos eletrificados. O painel é composto por duas grandes telas: uma de 10 polegadas para o quadro de instrumentos e outra sensível ao toque de 14,6 polegadas para a central multimídia.
Entre os recursos disponíveis estão aquecimento, ventilação e função de massagem para os bancos dianteiros. O modelo oferece ainda teto solar panorâmico de série e rack de teto. A conectividade inclui também a função Vehicle-to-Load (V2L), que permite utilizar a energia da bateria híbrida para alimentar dispositivos externos com até 6 kW de potência.
- Central multimídia de 14,6″
- Painel digital de 10″
- Função V2L com potência de até 6 kW
Mercado e perspectivas

Embora apresentada inicialmente para o público chinês, a Nissan confirmou que a Frontier Pro Híbrida será exportada para outros mercados. A estratégia faz parte da expansão global da marca em veículos de nova energia (NEVs). No entanto, os países que receberão a picape ainda não foram divulgados.
No Brasil, o cenário ainda é incerto. A geração atual da Frontier é produzida no México e seguirá com motorização turbodiesel. A introdução da versão híbrida plug-in dependerá de estratégias comerciais, demanda do público e avanço na infraestrutura de eletrificação no país.
Caso seja lançada por aqui, a Frontier Pro Híbrida competirá diretamente com a BYD Shark, atualmente a única picape híbrida plug-in à venda no mercado brasileiro.
Fonte: Nissan, Terra e Motor1.
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