Monitoras do Praia Limpa: familiares dos barraqueiros são maioria no projeto


Mulheres e filhas dos comerciantes fazem parte do time selecionado para atuar nas areias do Recife, o que já virou tradição no projeto. Mulheres são indicadas para a função pela Associação dos Barraqueiros.
Leandro de Santana/Especial
Quando é dia de projeto Praia Limpa no Recife, as 50 monitoras chegam cedo às praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa para conscientizar os frequentadores e orientar sobre a importância de colocar o lixo no saquinho. Para 30 delas, o ambiente de trabalho é mais do que conhecido, pois têm parentesco com barraqueiros que atuam na orla.
Casada com Rogney da Costa, o famoso Ceará das Praias, Isabelle Aimee, 28 anos, entrou para a turma este ano, na 26ª edição da iniciativa, promovida pela Globo em parceria com a Prefeitura. Conhecer a rotina da Barraca do Ceará despertou a vontade de participar para conscientizar as pessoas sobre a importância de manter o ambiente limpo.
“Fui entender como funciona a praia trabalhando na nossa barraca, vendo a dificuldade dos próprios barraqueiros em manter o local de trabalho limpo”, conta.
Como tem um filho de dois anos, Isabelle ajuda quando pode na barraca, da montagem ao atendimento. Nos dias de Praia Limpa, com a possibilidade de deixar o pequeno aos cuidados de familiares, passou a atuar como monitora. No projeto, tem a oportunidade de colaborar e ganhar uma renda extra na temporada – as ações, grande parte aos domingos, vão até 27 de abril (confira as datas abaixo).
Isabelle virou monitora ao perceber como é desafiador manter a praia limpa.
Leandro de Santana/Especial
Assim como ela, há outras esposas de barraqueiros na equipe, além de filhas, primas e mais parentes. A indicação acontece via Associação dos Barraqueiros de Boa Viagem, presidida por Severino da Silva Duda, o Biu do Gelo.
“Quando vai iniciar o projeto, a gente convoca para participar de uma pré-seleção e depois faz a indicação. É uma oportunidade para valorizar o comerciante, fortalece saber que tem alguém da família engajado”, destaca Biu.
Nesta edição, serão distribuídas ao todo 180 mil sacolas de papel e 15 mil pulseiras de identificação de crianças, atribuição das monitoras. Após as ações na areia, o material excedente fica com barraqueiros para ser utilizado nos demais dias. Ao todo, são 476 barraqueiros engajados na causa, divididos em 10 blocos, conforme a Associação.
A parceria vem de longa data. Quase todo mundo se conhece, ama Recife e compartilha das mesmas preocupações. Além da questão ambiental, quem participa tem motivos de sobra para defender a preservação da praia: limpo, o espaço fica mais bonito, convidativo e agradável para todos, fortalecendo também o comércio, a imagem da cidade e o turismo.
“A ideia de envolver a Associação surgiu há bastante tempo para aproximar pessoas que estão no dia a dia. A ideia é incentivar essa galera a estar envolvida e comprometida com o projeto”, explica Daniela Matarazzo, uma das coordenadoras da iniciativa, ressaltando o interesse de todos em fazer sua parte para que o Praia Limpa aconteça de forma bacana.
Daniela destaca a participação da Associação dos Barraqueiros no projeto.
Leandro de Santana/Especial
Nos dias previstos, as monitoras circulam pelas praias das 9h às 15h, um trabalho realizado anualmente para reforçar a necessidade de colocar o lixo no lixo. A campanha se soma aos esforços já realizados pela Prefeitura para dar conta da limpeza das praias, operação que inclui coleta, varrição e limpeza mecanizada todos os dias.
Ao longo da orla, também há 154 lixeiras, 63 contentores e sete pontos de entrega de materiais recicláveis. Além de recolher o lixo, descartá-lo da maneira correta é essencial. Todo mundo está convocado a fazer a sua parte!
Próximas ações
6, 13, 21 e 27 de abril
Postos oficiais do Praia Limpa
Azul: Ed. Juliana
Amarelo: Ed. Acaiaca
Vermelho: Casa Brigadeiro
Verde: Hotel Marante
Laranja: Hotel Transamérica
Violeta: Brasília Teimosa
Adicionar aos favoritos o Link permanente.