Partido Novo oficializa candidatura de Emerson Jarude à prefeitura de Rio Branco


Capitão da Polícia Militar, Isaías Pedro é o candidato a vice. Anúncio ocorreu durante convenção do partido nesta terça-feira (30). Candidatura não fechou aliança com nenhuma outra sigla. Emerson Jarude e o candidato a vice-prefeito Isaías Pedro
Aline Nascimento/g1
O Partido Novo oficializou nesta terça-feira (30) a candidatura de Emerson Jarude à Prefeitura de Rio Branco. O anúncio ocorreu durante convenção no espaço Gran Reserva no Segundo Distrito da capital acreana.
O capitão da Polícia Militar, Isaías Pedro, que também é filiado ao Partido Novo, será o candidato a vice-prefeito na chapa de Jarude.
“Rio Branco só decide no dia 6 de outubro, até lá nós vamos nos dedicar a conversar com as pessoas, deixem que eles [os adversários] briguem, deixem que eles falem mal, deixem que paguem as pesquisas que querem pagar. Nós vamos conversar é com as pessoas e quem vai decidir é o cidadão rio-branquense”, disse.
A candidatura de Jarude não fechou aliança com nenhuma outra sigla partidária e vai concorrer de forma independente.
Perfil
Emerson Oliveira Jarude Thomaz tem 32 anos e é natural de Rio Branco . Ele é formado em direito e já foi vereador da capital acreana entre 2017 e 2022. Atualmente exerce o cargo de deputado estadual, após ter sido eleito nas Eleições de 2022. O político já foi filiado ao PSL, entre 2016 e 2018 e ao MDB entre 2020 e 2023.
Convenções partidárias
No Brasil, não é possível a candidatura avulsa. Ou seja, quem quer disputar o pleito precisa se filiar a partido político e ser escolhido nas convenções das siglas.
Pela legislação, essas convenções têm data para ocorrer: entre os dias 20 de julho e 5 de agosto do ano eleitoral.
Registro de candidatos
Uma vez definidos os candidatos nas convenções, até o dia 15 de agosto, a Justiça Eleitoral vai receber os registros dos nomes escolhidos.
Nas eleições municipais, esses registros são feitos pelos partidos nos juízos eleitorais, a primeira instância.
Para se candidatar a qualquer dos cargos, a pessoa deve comprovar nacionalidade brasileira, alfabetização, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral no município em que pretende concorrer há pelo menos seis meses antes do pleito e filiação partidária. A idade mínima exigida para candidatas e candidatos a prefeito é de 21 anos; para vereadores, 18 anos.
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.