MP questiona declarações de prefeita sobre investigação

Despacho do promotor Érico Barin foi pauta na sessão da Câmara desta segunda-feira, 9. Alguns vereadores leram partes e a íntegra pode ser acessada no espaço “Pauta da Sessão”, no site do Legislativo. No documento, é questionado o interesse da campanha da candidata Helena Hermany (PP) com a publicação do material “A verdade sobre a Operação Controle”. Reforça que o panfleto e eventuais falas em entrevistas imputam ao Ministério Público (MP) e ao Judiciário o “agir ilícito”.

O documento também aponta afirmativas da prefeita de que não houve irregularidades, mesmo antes dos procedimentos investigativos, instaurados pela Prefeitura, serem concluídos. De acordo com o representante do MP, o despacho foi lançado no procedimento administrativo criado para acompanhar as ações da administração pública, em função das investigações da Operação Controle.

RELEMBRE COMO FOI DEFLAGRADA A OPERAÇÃO CONTROLE:

  • Operação que investiga irregularidades na Prefeitura de Santa Cruz completa cinco meses
  • Passo a passo: como foi desencadeada a Operação Controle em Santa Cruz
  • Vice-prefeito é afastado do cargo em operação do MP
  • Saiba quem são os cinco secretários afastados da Prefeitura de Santa Cruz
  • Quem é Henrique Hermany, vereador afastado da Câmara de Santa Cruz?
  • Quem é Elstor Desbessell, vice-prefeito afastado de Santa Cruz?

Para fazer apuração interna, a Prefeitura instaurou sindicância, processo administrativo especial, criou comissão especial de auditoria e nomeou servidores para orientar e assessorar na elaboração de laudos e pareceres.

LEIA TAMBÉM: Treze seções mudam de local para a eleição municipal na região; confira

Em suas falas, durante a campanha, aponta o promotor, a prefeita tem questionado a possibilidade de um desvio. “Tenho certeza de que falei a coisa certa. Como é que vai ser desviado um valor desse da Prefeitura?” Barin entende que ao dizer não ter havido desvio, a prefeita afirma que os crimes contra o erário não ocorreram. “Pré-julga decisões finais que serão suas nos procedimentos administrativos, que apuram responsabilidades funcionais.”

O despacho ainda traz memorando do procurador-geral adjunto do Município, Jefferson Zanette, que orienta ao Município a apuração da matéria administrativa, “inclusive para fins de subsidiar as futuras ações de improbidade”. Conclui por instaurar procedimento preparatório para investigar possíveis prejuízos ao patrimônio público por atos da prefeita. A assessoria da Prefeitura foi contatada e deve encaminhar sua posição ainda nesta tarde.

LEIA MAIS SOBRE POLÍTICA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

The post MP questiona declarações de prefeita sobre investigação appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.