Novo Audi RS 6 Avant GT 2025 no Brasil: dez carros, mil histórias e um V8 que grita mais alto que você

O mercado brasileiro vai receber um dos modelos mais restritos da Audi no mundo. A marca confirmou a chegada do RS 6 Avant GT, uma variação que não faz parte da linha regular e cuja produção será limitada a apenas 660 unidades globais. Destas, apenas dez estão destinadas ao Brasil. Trata-se de uma configuração especial que resgata conceitos históricos da fabricante e estabelece uma conexão direta com o projeto RS 6 GTO, elaborado por aprendizes da Audi em 2020.

Pontos Principais:

  • Audi confirma a chegada de 10 unidades do RS 6 Avant GT ao Brasil.
  • Modelo tem motor V8 biturbo com 630 cv e vai de 0 a 100 km/h em 3,3 s.
  • Carroceria traz peças em fibra de carbono e rodas exclusivas de 22″.
  • Interior recebe bancos tipo concha e som Bang&Olufsen 3D com 21 alto-falantes.
  • Montagem final é feita manualmente na fábrica de Böllinger Höfe, na Alemanha.

A criação do modelo envolveu um processo diferenciado. Os jovens que participaram do desenvolvimento do protótipo original tiveram como referência um ícone da marca, o Audi 90 quattro IMSA GTO, carro de corrida de 1989. A nova versão final mantém traços visuais e conceitos técnicos daquela época, adaptados à tecnologia atual. O lançamento também é uma vitrine para apresentar a capacidade de produção artesanal da fábrica da Audi em Böllinger Höfe, na Alemanha.

Não foi numa linha de produção comum que ele nasceu. O RS 6 Avant GT chega ao Brasil com só 10 unidades, motor V8 biturbo de 630 cv, montagem artesanal, peças em carbono e som 3D.
Não foi numa linha de produção comum que ele nasceu. O RS 6 Avant GT chega ao Brasil com só 10 unidades, motor V8 biturbo de 630 cv, montagem artesanal, peças em carbono e som 3D.

O RS 6 Avant GT foi montado fora da linha tradicional. Após a construção da estrutura e pintura na fábrica principal, cada uma das 660 unidades foi direcionada para um processo de finalização manual, com supervisão dedicada e aplicação de peças exclusivas. No Brasil, o modelo será oferecido a um público restrito, sem previsão de expansão da tiragem.

Visual externo e carroceria

Inspirado no RS 6 GTO de 2020 e no Audi 90 quattro IMSA GTO de 1989, o modelo resgata heranças visuais das pistas e reafirma o papel dos jovens talentos no desenvolvimento do superesportivo.
Inspirado no RS 6 GTO de 2020 e no Audi 90 quattro IMSA GTO de 1989, o modelo resgata heranças visuais das pistas e reafirma o papel dos jovens talentos no desenvolvimento do superesportivo.

O RS 6 Avant GT apresenta alterações em praticamente toda a sua estrutura externa, mantendo a base do RS 6 Avant tradicional, mas com ajustes específicos. A parte frontal ganhou uma nova grade singleframe em preto brilhante, com entradas de ar laterais redesenhadas. O para-choque conta com peças verticais integradas, ampliando o impacto visual do modelo.

O capô e os para-lamas dianteiros e traseiros são feitos com peças moldadas em fibra de carbono. A aplicação do material foi expandida para cobrir retrovisores, saias laterais e parte do acabamento traseiro. As rodas exclusivas de 22 polegadas foram desenhadas apenas para esta versão e vêm na cor branca brilhante, acompanhando a tonalidade Arkona White da carroceria com faixas nas cores da Audi Sport.

Na parte traseira, o veículo adota um difusor com refletor centralizado na vertical, inserções escuras no porta-malas e o inédito spoiler traseiro duplo, derivado diretamente do conceito GTO. Os trilhos do teto foram eliminados para reduzir o arrasto aerodinâmico e reforçar o perfil baixo da carroceria.

  • Grade frontal e para-choques com desenho próprio.
  • Uso extensivo de fibra de carbono na carroceria.
  • Rodas brancas de 22 polegadas exclusivas do modelo.

Cabine e acabamento interno

A cabine traz bancos concha RS com couro dinâmico, cintos vermelhos e costuras em cobre. O painel exibe o número da série limitada e o som 3D Bang&Olufsen estreia no Brasil.
A cabine traz bancos concha RS com couro dinâmico, cintos vermelhos e costuras em cobre. O painel exibe o número da série limitada e o som 3D Bang&Olufsen estreia no Brasil.

O interior segue o padrão do pacote RS plus, com predominância da cor preta. Elementos como costuras em vermelho e cobre, além de texturas diferentes no painel e portas, compõem o acabamento da versão. O banco tipo concha traz revestimento em couro Dinâmica e costura em formato de colmeia, além de faixas em cobre e identificação da edição GT.

O console central exibe a numeração individual do carro, marcando a posição entre as 660 unidades. Os cintos de segurança são em vermelho carmesim. Há teto solar panorâmico e sistema de som Bang&Olufsen 3D ADVANCED com 21 alto-falantes, incluindo dois motorizados no painel.

Cada detalhe da cabine foi pensado para se diferenciar das demais versões RS. Tapetes, encostos e acabamento geral recebem a marcação RS 6 GT, com encaixes manuais realizados na fase final de produção.

  • Identificação numérica no console central.
  • Sistema de som 3D com 21 alto-falantes.
  • Cintos vermelhos e bancos tipo concha específicos.

Motor, câmbio e desempenho

A tração integral quattro com diferencial central redesenhado oferece 305 km/h de velocidade máxima, com 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e pneus que reduzem a frenagem em até 2 metros.
A tração integral quattro com diferencial central redesenhado oferece 305 km/h de velocidade máxima, com 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e pneus que reduzem a frenagem em até 2 metros.

A motorização utilizada é o V8 4.0 TFSI biturbo, ajustado para entregar 630 cavalos e 830 Nm de torque. O câmbio Tiptronic de oito marchas é conectado ao sistema de tração integral quattro. Com esse conjunto, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e atinge 200 km/h em 11,5 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 305 km/h.

O diferencial central permite uma distribuição padrão de torque de 40% para o eixo dianteiro e 60% para o traseiro. Em situações de perda de tração, até 70% da força pode ser redirecionada à frente e até 85% para trás. O diferencial traseiro esportivo recebeu ajuste exclusivo para este modelo, oferecendo maior viés para a traseira no modo dinâmico.

Essa configuração foi pensada para oferecer maior controle em curvas, mesmo em velocidades elevadas, com respostas imediatas do conjunto mecânico e atuação precisa dos sistemas eletrônicos.

  • V8 biturbo com 630 cavalos e 830 Nm de torque.
  • 0 a 100 km/h em 3,3 segundos.
  • Velocidade máxima limitada em 305 km/h.

Suspensão, pneus e dinâmica

Suspensão RS plus com Dynamic Ride Control oferece controle preciso em curvas. Pneus Continental Sport Contact 7 de 22” garantem aderência e frenagem até 2 m mais curta.
Suspensão RS plus com Dynamic Ride Control oferece controle preciso em curvas. Pneus Continental Sport Contact 7 de 22” garantem aderência e frenagem até 2 m mais curta.

O RS 6 Avant GT conta com suspensão RS plus com Dynamic Ride Control. O sistema hidráulico ajustável trabalha para minimizar o rolamento da carroceria, contribuindo com a estabilidade nas curvas. Essa suspensão permite ajustes para diferentes modos de condução, com resposta variável conforme o uso.

Os pneus utilizados são Continental Sport Contact 7 de 22 polegadas, nas medidas 285/30 R22. Esses compostos foram desenvolvidos para o modelo e oferecem melhor resposta em frenagens e curvas. A Audi afirma que a distância de frenagem foi reduzida em até dois metros em relação à configuração anterior.

A soma dos ajustes de suspensão e pneus contribui para maior rigidez estrutural e respostas mais precisas do veículo, mesmo em velocidades de pista. O sistema também está integrado ao diferencial traseiro com ajustes voltados à condução esportiva.

  • Suspensão hidráulica com ajuste dinâmico.
  • Pneus Continental Sport Contact 7 de 22 polegadas.
  • Frenagem otimizada com menor distância de parada.

Produção, montagem e sustentabilidade

Montado artesanalmente em Böllinger Höfe, o RS 6 Avant GT passa por três estações manuais exclusivas com acabamento refinado e montagem sob responsabilidade de sete especialistas.
Montado artesanalmente em Böllinger Höfe, o RS 6 Avant GT passa por três estações manuais exclusivas com acabamento refinado e montagem sob responsabilidade de sete especialistas.

A montagem do RS 6 Avant GT ocorre na unidade de Böllinger Höfe, onde também são produzidos os modelos e-tron GT. A linha dedicada trabalha com três estações de montagem e sete técnicos responsáveis por cada exemplar. A produção é manual e voltada para a instalação dos componentes exclusivos da versão, incluindo as peças em fibra de carbono, bancos, suspensão e aerofólio.

Esse centro de montagem tem operação neutra em carbono líquido. A energia elétrica utilizada provém de fontes renováveis, e o aquecimento é feito com base em tecnologias limpas. Emissões inevitáveis são compensadas por meio de créditos ambientais certificados. A meta da Audi é alcançar neutralidade total em carbono até 2050.

Esse modelo representa uma mudança no modo de produção e reflete uma fase mais artesanal para edições limitadas, fugindo da linha convencional de montagem em série e priorizando o detalhamento.

  • Montagem final realizada manualmente em Böllinger Höfe.
  • Centro de produção neutro em carbono líquido.
  • Uso de energia limpa e compensação de emissões.

Comercialização e destino no Brasil

Serão apenas 10 unidades destinadas ao Brasil, dentro das 660 produzidas mundialmente. O RS 6 Avant GT será oferecido a clientes selecionados por meio da rede Audi.
Serão apenas 10 unidades destinadas ao Brasil, dentro das 660 produzidas mundialmente. O RS 6 Avant GT será oferecido a clientes selecionados por meio da rede Audi.

O RS 6 Avant GT será oferecido em apenas dez unidades no Brasil. A Audi não revelou o valor de mercado, mas confirma que todas serão numeradas e direcionadas a clientes previamente selecionados. Essa limitação visa preservar o caráter de raridade e manter o modelo fora do alcance de revenda imediata em larga escala.

O lançamento local faz parte de uma estratégia maior da marca para reposicionar veículos da linha RS com tiragens específicas. O modelo não deve receber nova leva de importações, o que torna cada unidade uma peça única no mercado nacional.

O foco será atender um público que busca diferenciação dentro da categoria, com interesse em modelos exclusivos, colecionáveis e que não seguirão o fluxo de mercado de revendas tradicionais.

Preço do Audi RS 6 Avant GT 2025 no Brasil

A Audi ainda não divulgou oficialmente o preço do RS 6 Avant GT no Brasil. No entanto, como referência, a versão RS 6 Avant Performance é vendida por R$ 1.251.990 no mercado nacional. Considerando que o GT é uma edição limitada com apenas 10 unidades destinadas ao País, é esperado que o valor supere essa faixa, posicionando-se como um dos modelos mais caros da linha RS.

Na Europa, o RS 6 Avant GT foi lançado com preço sugerido de € 219.355, o que representa aproximadamente R$ 1,17 milhão em conversão direta, sem incluir impostos e custos de importação. A exclusividade da versão, combinada ao processo de montagem artesanal e aos componentes específicos, justifica o posicionamento acima dos demais modelos da gama.

Fonte: Audi-imprensa.

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