A Volkswagen está preparando mudanças relevantes em seu portfólio de picapes no Brasil. A tradicional Saveiro, lançada em 2009 com base na antiga geração do Gol, poderá sair de linha em breve. A possível substituição tem relação direta com o desenvolvimento de um novo modelo que já está em fase de testes e deve ser lançado em 2026.
Pontos Principais:
- Volkswagen Saveiro pode sair de linha após chegada da nova Udara.
- Nova picape será produzida no Paraná e lançada em 2026.
- Projeto Udara terá motor 1.5 TSI com opção micro-híbrida.
- Modelo usará plataforma MQB-A0 e terá foco em trabalho e uso urbano.
- Suspensão traseira com eixo rígido e molas semielípticas como na Strada.
Conhecida internamente como projeto VW 247, a nova picape da Volkswagen ainda não teve seu nome oficial divulgado, mas internamente é chamada de Udara. A estratégia da marca contempla o segmento intermediário, posicionando a nova caminhonete entre a compacta Saveiro e a média Amarok. A produção será realizada em São José dos Pinhais (PR), planta onde também é fabricado o SUV T-Cross.

Ao mesmo tempo em que desenvolve esse novo modelo, a Volkswagen mantém a Saveiro em produção, com fila de espera para algumas versões. O modelo atual segue em linha com o motor 1.6 flex de 109 cv, câmbio manual e sem a plataforma modular MQB utilizada pelos veículos mais recentes da marca no Brasil.
Projeto Udara e transição de segmento
O novo projeto da Volkswagen mira diretamente o mercado dominado por modelos como Fiat Strada e Chevrolet Montana. A proposta é atender tanto quem busca uma picape para o trabalho quanto o consumidor interessado em um veículo para uso misto. O porte será intermediário, maior que o da Saveiro, mas ainda abaixo da Amarok.
- Volkswagen confirma nova geração da Amarok com produção a partir de 2027 na Argentina
- Volkswagen reduz versões do Polo para dar espaço ao novo SUV VW Tera
- Volkswagen confirma Nivus GTS, Golf GTI e Jetta GLI no Brasil com foco na retomada da esportividade
- Volkswagen T‑Cross Extreme 2025 é a nova versão topo de linha com cara de agro; confira preço e fotos
Durante a fase de testes, a nova picape foi flagrada utilizando carroceria do Tiguan como disfarce, revelando alguns pontos técnicos relevantes. A configuração inclui suspensão traseira com eixo rígido e molas semielípticas, estrutura semelhante à da Fiat Strada. A adoção desse conjunto visa garantir robustez para suportar carga e enfrentar pisos irregulares.
A base estrutural do novo modelo será a plataforma MQB-A0, a mesma utilizada em veículos como Polo, Virtus, T-Cross, Nivus e no futuro SUV Tera. A plataforma MQB Hybrid, mais sofisticada, não será empregada nessa primeira geração da picape intermediária, segundo fontes ligadas ao projeto.
Motorização e sistema híbrido-leve
A nova picape da Volkswagen utilizará o motor 1.5 TSI, que gradativamente substituirá o atual 1.4 TSI em diversos modelos da marca. Com potência estimada de 150 cv, o novo propulsor conta com tecnologias como desativação de cilindros e turbos de geometria variável, que melhoram eficiência térmica e desempenho.
Entre as configurações previstas, está a adoção de um sistema micro-híbrido de 48V, recurso que substitui o alternador e o motor de arranque, auxiliando na redução do consumo de combustível. Esse sistema é capaz de desligar o motor a combustão em velocidades de cruzeiro, além de proporcionar retomadas mais suaves.
Além das versões híbridas-leves, a picape Udara também terá configurações convencionais apenas a combustão. A transmissão poderá variar entre duas opções: câmbio automatizado DSG de dupla embreagem com sete marchas ou automático convencional com oito marchas.
Design, posicionamento e impacto na Saveiro
Embora o design definitivo ainda não tenha sido revelado, as projeções indicam que o modelo terá linhas inspiradas nos SUVs europeus da Volkswagen e nas picapes oferecidas em outros mercados. A frente deve trazer elementos comuns aos novos modelos da marca, com faróis integrados à grade e visual alinhado ao T-Cross e ao Nivus.
A nova picape ocupará um espaço estratégico na linha da Volkswagen, podendo influenciar diretamente o futuro da Saveiro. Como a veterana utiliza uma base antiga e motor menos eficiente, seu posicionamento pode perder sentido diante de um novo produto mais moderno e versátil.
Mesmo com a possível descontinuação, a Saveiro segue com boa aceitação no mercado de vendas diretas, especialmente nas versões Robust e Trendline. A transição para uma nova geração da picape compacta não está descartada, mas dependerá do desempenho comercial da Udara após o lançamento.
Declarações e planejamento da marca
O presidente da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, confirmou em entrevista ao Guia do Carro que a marca prepara duas novidades para o segmento de picapes: a nova geração da Amarok e a inédita Udara. Já Alexander Seitz, presidente da Volkswagen na América Latina, reforçou que a nova picape terá versões voltadas ao trabalho pesado e também ao uso urbano.
A escolha pela produção da nova picape em São José dos Pinhais (PR) reforça o comprometimento da marca com a indústria nacional. A unidade já concentra produção de modelos com a plataforma MQB-A0, o que facilita a integração de processos e redução de custos operacionais.
A decisão de desenvolver uma picape média-compacta acompanha o movimento de mercado, que observa crescimento no segmento. A presença de novos concorrentes, como a Chevrolet Montana e a próxima geração da Oroch, reforça a urgência da Volkswagen em se reposicionar.
Projeções e próximas etapas
Ainda sem nome oficial, mas com o codinome Udara circulando entre engenheiros e fornecedores, a nova picape será lançada em 2026. Até lá, a Volkswagen seguirá realizando testes com carrocerias camufladas para validar os principais componentes estruturais e de motorização.
Nos próximos meses, mais informações sobre acabamento, tecnologias embarcadas e capacidades de carga devem surgir conforme o projeto avance. É esperado que o modelo traga diferenciais técnicos para se destacar entre as opções atuais, oferecendo boas condições de rodagem tanto no asfalto quanto fora dele.
O lançamento também marcará um reposicionamento estratégico da Volkswagen, com um leque mais amplo de soluções no segmento de utilitários leves. Isso inclui picapes com proposta urbana, vocação para o trabalho e possíveis evoluções tecnológicas futuras em direção a hibridizações mais avançadas.
Fonte: AutoEsporte, Terra e Garagem360.
O post Nova Volkswagen Udara 2026: com uma nova picape prevista para 2026, a VW Saveiro poderá sair de linha no Brasil; projeto VW 247 promete novidades no mercado apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.