Mafrense é campeão em circuito de ciclismo de estrada

Fotos: Trilhasbr/Divulgação

 

 

O mafrense Cristiano Iunzkovzki conquistou uma grande vitória ao ser coroado campeão do 54º Circuito Boa Vista, competição que faz parte do Campeonato Catarinense de Ciclismo de Estrada.

 

A disputa em Joinville e reuniu mais de 400 atletas, em dois dias de competição, divididos em 16 categorias. Cristiano competiu na categoria Master B1, no sábado (29), enfrentando 18 adversários e, com uma ótima performance, levou para casa a vitória da etapa.

 

Essa foi a terceira vez que o atleta participou do Circuito Boa Vista. Ele já havia se destacado nas edições de 2023 e 2024, conquistando respectivamente o 4º e o 7º lugar. No entanto, este ano, ele adotou uma estratégia diferente, que garantiu o topo do pódio. “Aos 35 minutos de prova, em um contra-ataque, abri fuga, deixando os demais competidores para trás e segui sozinho até cruzar a linha de chegada”, relata.

 

A parte mais difícil, segundo o mafrense, foi controlar o cansaço. “Nos anos anteriores, tentei a fuga, mas a estratégia e o momento não foram corretos. Já neste ano, sabia que estava preparado, mas o mais difícil era controlar a mente, que em vários momentos me dizia para parar, enquanto, ao mesmo tempo, me incentivava a seguir, sabendo que a vitória estava próxima”, explica.

 

 

O apoio de sua família foi um grande motivador para Cristiano durante a prova. A cada volta, ele ouvia os gritos de incentivo de sua esposa, Liliane, e de sua filha, Rafaella, que estavam assistindo à competição. “Dediquei a vitória a elas e a Deus, pela força e proteção”, compartilha.

 

Campeonato Catarinense de Ciclismo de Estrada

Com a vitória garantida, Cristiano se mantém líder do Campeonato Catarinense na categoria B1.

 

 

Em 2023, ele foi campeão catarinense de ciclismo de estrada, após disputar 17 competições. No mesmo ano, ficou em 5º lugar no Campeonato Brasileiro, na modalidade “Contra Relógio Individual” e ficou em 2º no Ranking Nacional.

 

Em 2024, foi vice-campeão catarinense e terceiro colocado no Ranking Nacional.

 

Jornada no esporte

A jornada de Cristiano no ciclismo começou com um objetivo claro: alcançar uma vida mais saudável. Quando iniciou no esporte, ele pesava 150 quilos e buscava melhorar sua qualidade de vida.

 

Ao lado de um treinador, ele passou a competir nas categorias acima de 100 quilos no Mountain Bike, e foi então que sua evolução se acelerou. “Quando consegui baixar de 100 quilos sem intervenções cirúrgicas, meu treinador percebeu meu potencial e me orientou a seguir em frente nas competições”, conta.

 

Hoje, após muita dedicação, o mafrense pedala ao lado de campeões nacionais e atletas de renome internacional.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.