Carro elétrico já não é mais aquele bicho-papão que assusta com tomada na mão e silêncio ensurdecedor. A nova geração desses modelos vem com tanto motor, botão e tela que dá até para esquecer que, no fundo, eles só querem ser diferentes — e, de preferência, mais rápidos. O novo BMW i4 chegou ao Brasil com esse espírito: sem fazer barulho, mas pronto para chamar atenção no trânsito sem gastar uma gota de gasolina.
Preços e versões
- BMW i4 eDrive40 M Sport – preço aproximado: R$ 581.950
- BMW i4 M50 xDrive – preço aproximado: R$ 674.950
A BMW decidiu que não basta ser elétrico, tem que ter performance de carro esportivo, assistente de voz que entende o “jeitinho brasileiro” e som criado por Hans Zimmer. Isso mesmo, aquele do cinema. E não se trata de uma trilha para um filme épico: é só o carro te dizendo que está pronto para acelerar — com estilo, claro, e sem emitir CO₂.

Mas não pense que ele só vive de aparências e som de cinema. O BMW i4 chega com duas versões, design renovado e uma lista de tecnologias que faria inveja até em espaçonave. Do volante com base reta à multimídia que parece painel de controle da NASA, o carro promete uma experiência de condução futurista — mas com as quatro rodas bem plantadas no asfalto brasileiro.
Design e atualizações visuais

As mudanças mais visíveis no novo BMW i4 estão concentradas em sua identidade visual, tanto no exterior quanto no interior. Na dianteira, a grade frontal adota um novo formato, enquanto os faróis contam com tecnologia Full LED adaptativa. Os faróis de rodagem diurna, ou daylights, foram redesenhados com orientação vertical, e as lanternas traseiras passaram a contar com iluminação BMW laserlight e um novo layout interno.
Na parte interna, a marca aplicou modificações com foco em dirigibilidade e controle. O volante agora tem base reta e marcação central às 12 horas, especialmente na versão M50, voltada ao público que busca maior conexão com o carro. Essa versão também traz acabamento em fibra de carbono, enquanto todas as configurações contam com novo desenho das saídas de ar-condicionado.
Outro destaque no interior do modelo é a adoção do sistema operacional BMW 8.5. A nova interface apresenta maior fluidez e resposta aos comandos, com uma navegação reformulada. A proposta é facilitar o acesso a recursos de bordo e comandos do veículo, tanto nos menus do sistema multimídia quanto nas funções de condução.
Motorização, desempenho e autonomia

A BMW oferece duas motorizações distintas para o i4 no Brasil. A versão eDrive40 M Sport possui motor traseiro que entrega 250 kW (340 cv) e torque instantâneo de 430 Nm. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, mantendo tração traseira. A bateria de 81,3 kWh proporciona até 399 km de autonomia no ciclo PBEV, aferido pelo Inmetro.
A versão M50 xDrive adiciona um motor dianteiro ao conjunto, alcançando potência combinada de 400 kW (544 cv) e torque de 795 Nm. Essa versão conta com tração integral e tem aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. A autonomia máxima declarada no ciclo brasileiro é de 405 km, também com bateria de 81,3 kWh.
Ambas as versões do i4 são compatíveis com recarga ultrarrápida de até 200 kW, o que permite atingir 80% da carga em aproximadamente 30 minutos. De fábrica, o carro é entregue com dois carregadores: o BMW Wallbox essential, com 11 kW de potência máxima, e o Flexible Fast Charger, também com capacidade de até 11 kW.
Interior, tecnologia e conectividade

A cabine do novo BMW i4 incorpora o sistema BMW Live Cockpit Professional, que une duas telas em formato curvo, uma de 12,3” para os instrumentos e outra de 14,9” para a central multimídia. Ambas operam o sistema BMW 8.5, que organiza informações de forma intuitiva e prioriza comandos rápidos e precisos ao toque.
O modelo inclui o sistema BMW ConnectedDrive, que oferece diversos serviços digitais e remotos. Entre eles, estão a Chamada de Emergência Inteligente, avisos de manutenção, dados de tráfego em tempo real e atualizações climáticas e de notícias. Além disso, é possível realizar ações como travar ou destravar o veículo e enviar rotas ao GPS via aplicativo My BMW.

Outro recurso disponível é a preparação para Apple CarPlay e Android Auto, permitindo integração com smartphones. O sistema de som é da Harman Kardon, com 17 alto-falantes e 535 watts de potência, incluindo subwoofer. Já o BMW IconicSounds Electric adiciona trilhas sonoras desenvolvidas por Hans Zimmer para personalizar os sons internos do carro durante a condução.
Equipamentos e recursos embarcados

Os itens de série do novo BMW i4 incluem faróis Full LED adaptativos e assistentes avançados de condução. O Parking Assistant Plus facilita manobras por meio de sensores e câmeras 360°, enquanto o Reversing Assist repete automaticamente, em marcha a ré, os últimos 50 metros percorridos.
Outro destaque é o Driving Assistant Professional, sistema de assistência que atua em situações de trânsito lento e viagens longas. O recurso detecta riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa e aproximação frontal, emitindo alertas visuais e sonoros ao condutor. Há ainda controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go.
O sistema BMW Comfort Access 2.0 permite entrada e saída do veículo sem o uso de chave. Basta se aproximar ou se afastar para que o carro trave ou destrave automaticamente. A abertura do porta-malas pode ser feita por gestos com o pé. O ar-condicionado tem três zonas com controle digital independente.
- BMW Live Cockpit Professional com duas telas integradas
- Sistema operacional BMW 8.5 com interface atualizada
- Faróis Full LED adaptativos com assinatura visual renovada
- Reversing Assist e Parking Assistant Plus para manobras automáticas
- Driving Assistant Professional com alerta de colisão e manutenção de faixa
Acabamento, cores e configurações

A gama de cores da carroceria inclui sete opções: Branco Alpino, Preto Safira, Branco Mineral, Cinza Brooklyn, Verde Cape York, Azul Portimão e Vermelho Fire. Já os acabamentos internos variam de acordo com a versão adquirida, com diferentes combinações de couro Vernasca.
Na versão eDrive40, o comprador pode escolher entre cinco padrões de acabamento: Preto com costura preta, Preto com detalhes vermelhos, Mocha com preto, Preto com costura azul e Oyster com preto. Já a versão M50 está disponível com duas opções de acabamento interno: Preto com costura azul ou Preto com detalhes vermelhos.
Ambas as versões trazem bancos revestidos em couro e ajustes elétricos com memória. Os detalhes internos da M50 incluem fibra de carbono, reforçando a proposta de foco em desempenho. Já a versão eDrive40 aposta na combinação de tecnologia e conforto em um ambiente interno funcional.
Serviços e cobertura pós-venda

Todos os veículos BMW i4 vendidos no Brasil incluem o programa BMW Service Inclusive (BSI). A cobertura oferecida é válida por quatro anos, sem limite de quilometragem, e contempla manutenções periódicas em concessionárias autorizadas da marca.
O programa BSI cobre custos de revisão, mão de obra e peças relacionadas à manutenção preventiva. A cobertura é válida em qualquer país com rede autorizada BMW, o que amplia a tranquilidade do proprietário em viagens internacionais. O cliente pode verificar os itens inclusos no programa diretamente com a rede credenciada.
Além disso, o i4 também está apto a receber atualizações de software remotas. A conectividade do veículo com a nuvem da marca permite que o sistema BMW seja atualizado à distância, mantendo o carro com os recursos mais recentes de segurança, conectividade e condução.
Fonte: BMW
O post Novo BMW i4 estreia no Brasil com até 544 cv, recarga rápida e visual renovado nas versões eDrive40 e M50 apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.