Um mutirão de limpeza mobilizou os moradores e autoridades de Balneário Camboriú e Camboriú, em Santa Catarina, que em conjunto, retiraram duas toneladas de lixo do rio que corta a cidade. O movimento aconteceu durante o Dia Mundial da Água e se concentrou na divisa entre as duas cidades, na rua Dom Afonso, no bairro Vila Real.
Marinhas e especialistas se unem para combater coral inavsor na Baía de Todos-os-Santos
Veja: cinegrafista de NÁUTICA flagra raia “albina” em meio a cardume
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
A limpeza faz parte da segunda etapa da ação “Todos Pelo Rio Camboriú”, que busca despoluir o curso de água e conscientizar sobre a importância dele.
Ver essa foto no Instagram
O coletivo contou com cerca de 1.700 voluntários da região, funcionários das prefeituras e entidades municipais e estaduais, além de Gustavo Ortiz, representando o Grupo Náutica.

A intenção foi limpar toda a extensão do rio, que tem 33,23 quilômetros de comprimento. Com apoio dos voluntários, a ação durou quatro horas e foi realizada nas duas margens, a pé e de barco — inclusive, o mutirão contou com 25 embarcações.
O movimento tem sido possível graças à colaboração entre a Fundação do Meio Ambiente de Camboriú e a Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú.

Apenas o primeiro passo
Segundo os organizadores, a ação de limpeza no Rio Camboriú deverá contar com outras edições ao longo do ano, além do monitoramento da situação das águas. As autoridades presentes no evento destacaram que a necessidade de medidas concretas é urgente.

Com nascente em Camboriú, o rio deságua no Oceano Atlântico, no sul da Praia Central de Balneário Camboriú. Esse recurso natural é fundamental para a região, entre outros motivos, por ser a principal fonte de captação e tratamento de água para o abastecimento da população local e cidades vizinhas.

Anfitrião do evento, o prefeito de Camboriú, Leonel Pavan, destacou a urgência de despoluição do rio e a importância do engajamento de todos na ação.
Entre os esforços apontados por Pavan, está a necessidade de realizar a dragagem do rio — processo de remoção de sedimentos acumulados no leito, como areia, lodo e detritos. O prefeito conta que a iniciativa já está em fase de planejamento e irá combater o assoreamento em pontos críticos.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
O post Mutirão de limpeza retira duas toneladas de lixo do Rio Camboriú apareceu primeiro em Náutica.