Exposição “Artesanato & Terapia” recebe o público em Sobradinho

Reunindo arte, acessibilidade e aprendizado, a exposição itinerante “Artesanato & Terapia: Kit Sensorial para TEA e Síndromes” chegou a Sobradinho na última segunda-feira, 24 de março. A iniciativa é da Associação dos Artesãos de Santa Cruz do Sul – Recanto do Artesão, idealizada e produzida por 11 artesãs, contando com a curadoria de Juliane Mai, acompanhada por uma equipe de produção.

A exposição reúne obras artesanais e táteis criadas com viés inovador, compostas por distintos materiais, tamanhos e texturas, e produzidas a partir de estudos com o objetivo de auxiliarem na aprendizagem e no desenvolvimento motor e intelectual e também servirem como cunho terapêutico valioso às crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras síndromes. Participam com suas obras as artistas Alessandra Shütz, Clarisse Pranke, Elisandra Donato, Eloísa Elena Varreira, Farah Andrade, Jeni Pelizzon, Lianete Beatriz Fredrich, Lúcia de Figueiredo, Luíra Quadros, Maria de Fátima Lemos e Terezinha Reinicke.

Foto: Nathana Redin

De acordo com a curadora Juliane Mai, natural de Sobradinho e com parte de sua trajetória em Lagoão, é um momento muito especial trazer para a região a exposição, que, de forma itinerante, já esteve em Pantano Grande e Lagoão, seguindo a partir de Sobradinho para Santa Cruz do Sul e São Jerônimo. Ela antecipou em entrevista à Gazeta que o projeto deverá ganhar uma segunda etapa. “É uma alegria muito grande estar de volta, trazendo um projeto tão importante para a comunidade, de cunho cultural, mas também muito forte socialmente falando, porque ele é para ajudar a sociedade a ser mais igualitária, que é o que todos nós buscamos e queremos. E para a gente ter uma sociedade igualitária a gente precisa considerar os indivíduos com questões individuais, que são únicas. Durante toda a semana a gente espera a população para curtir a nossa exposição, que é sensorial, para sentir o que se pode aprender com estes objetos, com essa mescla entre obras de arte, artesanato e brinquedos”, salienta.

A exposição que está sediada no Clube Comercial, no Centro de Sobradinho, teve sua abertura oficialmente na noite de segunda-feira (24), com o vernissage, englobando uma palestra formativa que destacou a arte como ferramenta de inclusão e aprendizado. Se fez presente no evento a diretora da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Lisani Bernardini, integrantes da equipe da SMECTD, além de vereadores, professores, monitores e membros da comunidade.

A mostra já recebeu visitas também de escolas e da Apae e segue aberta à comunidade até esta sexta-feira (28), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, com entrada gratuita.

“Artesanato & Terapia” conta com o financiamento da Lei Complementar nº 195/2022, do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado. Em Sobradinho a exposição também tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto e Casa da Cultura Amário João Lazzari. Para conferir mais, é possível acessar o site: www.artesanatoeterapia.com.br ou as redes sociais do projeto.

Sobre a Associação dos Artesãos de Santa Cruz do Sul – Recanto do Artesão

Fundada em 1987, a associação tem como missão fortalecer o artesanato local, promovendo a cultura regional e criando oportunidades para seus membros. Além da comercialização de peças, o grupo desenvolve materiais pedagógicos e sensoriais e participa de eventos, feiras e cursos voltados à formação educacional e social.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Exposição “Artesanato & Terapia” recebe o público em Sobradinho appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.