Eduardo Gomes tem agendas intensas na presidência do Senado,conduz votação de pautas sociais e participa de debates sobre o agro e outros setores 

A Sessão Deliberativa Ordinária do Senado Federal, realizada nesta terça-feira, 25, foi conduzida pelo presidente em exercício da Casa e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes. A reunião teve como foco a análise e votação de proposições de interesse nacional.

Entre os itens da pauta, os senadores apreciaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 2/2016, que inclui o saneamento básico na lista de direitos sociais garantidos pela Constituição Federal. Também foram analisados o Projeto de Lei (PL) 5.307/2019, que institui o Dia Nacional de Conscientização sobre Doenças Inflamatórias Intestinais, e a Medida Provisória (MP) 1.275/2024, que libera recursos emergenciais para o Rio Grande do Sul.

Além da votação de proposições legislativas, os parlamentares aprovaram requerimentos, entre eles o de autoria do senador Eduardo Gomes, que solicita a realização de uma Sessão Especial para celebrar os 35 anos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Após a Ordem do Dia, senadores utilizaram a tribuna para fazer pronunciamentos sobre temas diversos de interesse do país.

O senador Eduardo Gomes destacou a importância do debate em torno de pautas que impactam diretamente a vida da população. “O Senado Federal reafirma seu compromisso em discutir e aprovar medidas que garantam mais direitos e melhorias para os brasileiros. Hoje, tivemos uma agenda importante, com temas que vão desde o fortalecimento do saneamento básico até o reconhecimento da relevância da educação superior no Tocantins”, afirmou.

Mais agendas

Debates sobre o agronegócio, reforma administrativa, defesa dos bancários e inovação no setor energético marcaram a agenda do presidente em exercício do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, nesta terça-feira, 25, em Brasília (DF). Durante o período da tarde e noite, o senador participou de eventos estratégicos que reuniram autoridades políticas, empresariais e especialistas de diferentes áreas.

“Foi um dia produtivo em que pudemos dialogar com diferentes setores fundamentais para o desenvolvimento do Brasil. Da modernização da gestão pública ao fortalecimento do agronegócio e da inovação no setor energético, essas discussões são essenciais para alinhar políticas públicas com as demandas reais da sociedade”, afirmou o senador ao final das atividades.

Memórias do Brasil Rural: resgate histórico do agronegócio

Ao lado do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, o senador participou do lançamento do projeto multiplataforma “Memórias do Brasil Rural”. O evento, realizado na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), reuniu lideranças do agronegócio, autoridades e personalidades históricas do setor. A iniciativa, uma parceria entre a CNA e a Embrapa, com apoio da ABCZ, tem como objetivo digitalizar e recuperar conteúdos históricos do Canal Rural e de entidades parceiras, utilizando inteligência artificial para restaurar documentos e imagens inéditas.

O projeto também resgatará momentos marcantes da história do agro no Brasil, como a aprovação da legislação dos transgênicos, a votação do novo Código Florestal, o reconhecimento da primeira área livre de febre aftosa com vacinação e a importação da raça nelore para o país.

Reforma Administrativa em pauta no Congresso Nacional

O senador também participou do evento “Reforma Administrativa: Modernizar para Crescer”, promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O encontro debateu os desafios e os caminhos para a aprovação da reforma, reunindo lideranças políticas, empresariais e especialistas. Entre as autoridades presentes estavam o ex-presidente Michel Temer, o ex-presidente do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.

Defesa dos bancários e temas legislativos prioritários

O senador Eduardo Gomes também prestigiou o lançamento da Agenda Legislativa da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB). A publicação elenca pautas prioritárias em tramitação no Congresso Nacional e tem como objetivo contribuir com o debate de temas relevantes que impactam a vida dos bancários e da sociedade em geral.

Inovação e sustentabilidade no setor energético

Encerrando a agenda do dia, Eduardo Gomes participou do lançamento do Instituto Petróleo, Gás e Energia (Ipegen). A iniciativa visa promover o desenvolvimento e a inovação no setor energético, fortalecendo a parceria entre o poder público, o setor privado e a sociedade civil na busca por soluções sustentáveis e eficientes para o futuro da energia no Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.