Reflorestamento do Rio Pardinho melhora qualidade da água captada para tratamento, afirma Corsan

O projeto de bioengenharia para recuperação de 185 metros de extensão das margens do Rio Pardinho, em Santa Cruz do Sul, foi concluído pela Corsan com o plantio de 11.750 mudas nativas. O trabalho, elaborado com técnicas de engenharia natural, teve investimento de cerca de R$ 1,6 milhão. Além de proteger o entorno do rio da erosão sobre as áreas de cultivo, o reflorestamento vai melhorar a qualidade da água captada para tratamento e distribuição à população.

A recuperação do local foi iniciada há mais de um ano, com aplicação de rochas e de solo envelopado, para evitar a perda de solo frágil. Esta é uma técnica de contenção de solo que reforça o aterro com elementos resistentes a deslocamentos. É também conhecida como solo reforçado. Esses materiais fazem com que a água do rio corra com menor velocidade e não arraste tanto a terra. Da mesma forma, a vegetação também vai reduzir a força da água e evitar a erosão.

LEIA TAMBÉM: Projeto para instalar câmeras de segurança nas unidades de saúde de Santa Cruz é aprovado

De outubro de 2024 até fevereiro deste ano, foram plantadas, na parte do entroncamento, 740 mudas de sarandi-branco, 2.590 de sarandi-negro e 1.850 de caliandra-rosa. No solo envelopado, estão cultivadas 740 mudas de caliandra-rosa, 370 de caliandra-vermelha, 370 de sarandi-negro e 370 de cambaí-amarelo.

Além dessas, foram plantadas ainda 1.180 mudas de alamanda-amarela, 1.180 de caliandra-rosa, 1.180 de sarandi-negro e 1.180 de sesbânia, que vão se transformar em arbustos de maior altura. Todas as espécies nativas já estão adaptadas ao ambiente e aguentam a força da água do rio.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Reflorestamento do Rio Pardinho melhora qualidade da água captada para tratamento, afirma Corsan appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.