Fiat Uno Way 1.4 2013: vantagens, defeitos e cuidados na compra; confira preço e ficha técnica do hatch compacto

Comprar um Fiat Uno Way 1.4 2013 usado pode ser uma opção interessante para quem busca um carro compacto, econômico e com perfil robusto. O modelo, conhecido por sua suspensão elevada e visual aventureiro, é ideal para uso urbano e estradas de terra leves, oferecendo um bom equilíbrio entre conforto e praticidade. Com motor 1.4 flex e direção hidráulica, o Uno Way apresenta um desempenho satisfatório no dia a dia, além de custos de manutenção acessíveis e ampla oferta de peças no mercado.

Pontos Principais:

  • Fiat Uno Way 1.4 2013 combina economia e robustez para uso urbano.
  • Desgaste na suspensão e ruídos internos são pontos de atenção.
  • Antes de comprar, verifique embreagem, freios e histórico de manutenção.
  • Testar o carro em diferentes condições evita surpresas indesejadas.

Apesar das vantagens, o modelo tem pontos que exigem atenção. O acabamento interno simples pode apresentar desgaste com o tempo, e ruídos internos são comuns em unidades mais rodadas. A segurança também não é um dos seus pontos fortes, já que obteve notas baixas em testes de colisão. Antes de fechar negócio, é fundamental verificar a suspensão, que pode sofrer desgaste prematuro, além de conferir o estado da embreagem e dos freios, itens que costumam ser exigidos no uso diário.

Fiat Uno Way 1.4 2013 usado é ideal para quem busca economia e robustez no dia a dia, com manutenção acessível e versatilidade para rodar tanto na cidade quanto em estradas de terra.
Fiat Uno Way 1.4 2013 usado é ideal para quem busca economia e robustez no dia a dia, com manutenção acessível e versatilidade para rodar tanto na cidade quanto em estradas de terra.

Para evitar surpresas, prefira veículos com histórico de manutenção regular e faça uma inspeção mecânica detalhada antes da compra. Verifique sinais de ferrugem na carroceria e certifique-se de que a parte elétrica funciona corretamente. Testar o carro em diferentes condições de uso ajuda a identificar ruídos e eventuais problemas mecânicos. Com essas precauções, o Uno Way 1.4 2013 pode ser uma escolha confiável para quem busca um modelo versátil e durável.

Desempenho, motor e potência

Motor 1.4 flex de 88 cv (E) e 85 cv (G), torque de 12,5 kgfm (E) e 12,4 kgfm (G). Acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 s e atinge 167 km/h. Aspiração natural, injeção multiponto.
Motor 1.4 flex de 88 cv (E) e 85 cv (G), torque de 12,5 kgfm (E) e 12,4 kgfm (G). Acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 s e atinge 167 km/h. Aspiração natural, injeção multiponto.

O modelo conta com um motor dianteiro de aspiração natural e instalação transversal. O propulsor de 1.368 cm³, com quatro cilindros em linha, possui comando de válvulas único no cabeçote, acionado por correia dentada. A alimentação ocorre por injeção multiponto e os tuchos são mecânicos. O motor tem variação no comando de admissão, cilindrada unitária de 342 cm³ e relação de compressão de 12,35:1. O curso do pistão é de 84 mm, enquanto o diâmetro do cilindro é de 72 mm.

A potência máxima do motor é de 85 cv com gasolina e 88 cv com etanol, ambos a 5.750 rpm. O torque é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol, disponíveis a 3.500 rpm. O modelo apresenta peso/potência de 10,68 kg/cv e peso/torque de 75,2 kg/kgfm. A potência específica é de 64,3 cv/litro, enquanto o torque específico alcança 9,1 kgfm/litro. A rotação máxima do motor é de 6.500 rpm.

A transmissão é manual de cinco marchas, com tração dianteira. O câmbio, identificado pelo código C513, opera com embreagem monodisco a seco. A plataforma utilizada na construção do veículo é a 327. O desempenho inclui aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e velocidade máxima de 167 km/h.

Consumo e autonomia

Consumo urbano 7,1 km/l (E) e 10,3 km/l (G), rodoviário 8,7 km/l (E) e 12,6 km/l (G). Autonomia de até 605 km. Tanque de 48 litros garante boa autonomia no dia a dia.
Consumo urbano 7,1 km/l (E) e 10,3 km/l (G), rodoviário 8,7 km/l (E) e 12,6 km/l (G). Autonomia de até 605 km. Tanque de 48 litros garante boa autonomia no dia a dia.

O modelo apresenta consumo urbano de 7,1 km/l com etanol e 10,3 km/l com gasolina. Em condições rodoviárias, o consumo é de 8,7 km/l quando abastecido com etanol e 12,6 km/l com gasolina. Esses números refletem um desempenho equilibrado para um hatch compacto, considerando o motor 1.4 aspirado.

A autonomia do veículo varia de acordo com o tipo de combustível utilizado. No ambiente urbano, são 341 km com etanol e 494 km com gasolina. Em rodovias, a autonomia sobe para 418 km com etanol e 605 km com gasolina. O tanque de combustível possui capacidade para 48 litros, o que contribui para uma boa autonomia em viagens.

Os números de consumo podem variar dependendo do modo de condução e da manutenção do veículo. O uso de pneus calibrados corretamente e o respeito aos limites de rotação do motor podem contribuir para um melhor desempenho no consumo de combustível.

Interior

Câmbio manual de 5 marchas e tração dianteira. Direção sem assistência. Condução leve em baixas velocidades, mas exige mais esforço em manobras devido à falta de assistência.
Câmbio manual de 5 marchas e tração dianteira. Direção sem assistência. Condução leve em baixas velocidades, mas exige mais esforço em manobras devido à falta de assistência.

O espaço interno acomoda até cinco ocupantes, distribuídos em um ambiente compacto. Os bancos possuem ajuste manual, com o do motorista dispondo de ajuste de altura opcional. O acabamento interno segue um padrão simples, com materiais plásticos predominantes no painel e laterais de porta. O volante tem ajuste de altura, garantindo melhor ergonomia para o condutor.

Interior compacto, acomoda 5 pessoas. Conforto básico, bancos simples e painel funcional. Segurança inclui airbags e ABS, mas não tem controle de estabilidade.
Interior compacto, acomoda 5 pessoas. Conforto básico, bancos simples e painel funcional. Segurança inclui airbags e ABS, mas não tem controle de estabilidade.

O porta-malas tem capacidade para 280 litros, o que atende bem à proposta de um hatch compacto. A versatilidade do compartimento é ampliada pelo banco traseiro rebatível, permitindo a acomodação de volumes maiores. O acesso ao porta-malas pode ser feito por meio de destravamento interno ou remoto.

Porta-malas de 280 litros, carga útil de 400 kg. Espaço suficiente para bagagens pequenas e uso diário, mas limitado para grandes volumes.
Porta-malas de 280 litros, carga útil de 400 kg. Espaço suficiente para bagagens pequenas e uso diário, mas limitado para grandes volumes.

Entre os equipamentos de conforto, o modelo traz de série controle elétrico dos vidros dianteiros, ar quente e tomada de 12 volts. O ar-condicionado, a direção assistida e as rodas de liga leve estão disponíveis como opcionais. No quesito entretenimento, há conexão USB, rádio, CD player e Bluetooth como opcionais. O painel inclui conta-giros e termômetro do líquido de arrefecimento.

Medidas

O modelo tem 3.770 mm de comprimento, 1.656 mm de largura e 1.555 mm de altura. A distância entre-eixos é de 2.376 mm, proporcionando um espaço interno compatível com a proposta do segmento. O peso do veículo é de 940 kg, enquanto a carga útil permitida é de 400 kg.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, equipada com molas helicoidais. Na traseira, há um eixo de torção, também com molas helicoidais. Essa configuração busca equilibrar conforto e estabilidade para o uso urbano e rodoviário.

O sistema de freios é composto por discos sólidos na dianteira e tambores na traseira. A direção não conta com assistência e tem um diâmetro de giro de 9,8 metros. O conjunto de pneus utiliza medidas 175/70 R14 tanto na dianteira quanto na traseira. O estepe também segue essa especificação. A altura mínima do solo é de 190 mm, permitindo boa circulação em diferentes tipos de vias.

Preços aproximados do Fiat Uno 2013

  • Fiat Uno Way 1.0 Evo Fire Flex 8V 2p 2013 – Preço aproximado: R$ 25 mil
  • Fiat Uno Vivace 1.0 Evo Fire Flex 8V 3p 2013 – Preço aproximado: R$ 26 mil
  • Fiat Uno Vivace Celebration 1.0 Evo Fire Flex 8V 3p 2013 – Preço aproximado: R$ 26 mil
  • Fiat Uno Economy 1.4 Evo Fire Flex 8V 2p 2013 – Preço aproximado: R$ 27 mil
  • Fiat Uno Economy Celebration 1.4 Evo Fire Flex 8V 2p 2013 – Preço aproximado: R$ 30 mil
  • Fiat Uno Vivace Italia 1.0 Evo Fire Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 31 mil
  • Fiat Uno Way Celebration 1.0 Evo Fire Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 31 mil
  • Fiat Uno Economy 1.4 Evo Fire Flex 8V 4p 2013 – Preço aproximado: R$ 31 mil
  • Fiat Uno Economy Celebration 1.4 Evo Fire Flex 8V 4p 2013 – Preço aproximado: R$ 31 mil
  • Fiat Uno Vivace Celebration 1.0 Evo Fire Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 31 mil
  • Fiat Uno Vivace/Rua 1.0 Evo Fire Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 31 mil
  • Fiat Uno Way Xingu 1.4 Evo Fire Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 31 mil
  • Fiat Uno Way 1.0 Evo Fire Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 32 mil
  • Fiat Uno Way Xingu 1.0 Evo Fire Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 32 mil
  • Fiat Uno Way Celebration 1.4 Evo Fire Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 35 mil
  • Fiat Uno Way 1.4 Evo Fire Flex 8V 2p 2013 – Preço aproximado: R$ 35 mil
  • Fiat Uno Way 1.4 Evo Fire Flex 8V 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 35 mil
  • Fiat Uno Sport Interlagos 1.4 Evo Fire Flex 8V 2013 – Preço aproximado: R$ 37 mil
  • Fiat Uno Sporting 1.4 Evo Fire Flex 8V 4p 2013 – Preço aproximado: R$ 39 mil

Ficha Técnica do Fiat Uno Way 1.4 2013

Entre os pontos negativos, a segurança deixa a desejar, o acabamento é simples e pode apresentar desgaste precoce. A suspensão pode exigir manutenção frequente, assim como a embreagem.
Entre os pontos negativos, a segurança deixa a desejar, o acabamento é simples e pode apresentar desgaste precoce. A suspensão pode exigir manutenção frequente, assim como a embreagem.

Geral

  • Ano: 2013
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 2
  • Plataforma: 327

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Mecânicos
  • Cilindrada unitária: 342 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 72 mm
  • Razão de compressão: 12,35:1
  • Curso do pistão: 84 mm
  • Deslocamento: 1368 cm³
  • Potência máxima: 88 cv (A) / 85 cv (G) a 5750 rpm
  • Código do motor: Fire
  • Torque máximo: 12,5 kgfm (A) / 12,4 kgfm (G) a 3500 rpm
  • Peso/potência: 10,68 kg/cv
  • Torque específico: 9,1 kgfm/litro
  • Peso/torque: 75,2 kg/kgfm
  • Potência específica: 64,3 cv/litro
  • Rotação máxima: 6500 rpm

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Código do câmbio: C513
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro de giro: 9,8 m

Pneus

  • Dianteiros: 175/70 R14
  • Traseiros: 175/70 R14
  • Estepe: 175/70 R14
  • Altura do flanco: 123 mm

Dimensões

  • Comprimento: 3770 mm
  • Largura: 1656 mm
  • Distância entre-eixos: 2376 mm
  • Altura: 1555 mm
  • Bitola dianteira: 1430 mm
  • Bitola traseira: 1420 mm
  • Porta-malas: 280 litros
  • Tanque de combustível: 48 litros
  • Peso: 940 kg
  • Carga útil: 400 kg
  • Reboque sem freio: 400 kg
  • Altura mínima do solo: 190 mm

Aerodinâmica

  • Área frontal: 2,19 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,35
  • Área frontal corrigida: 0,767 m²

Desempenho

  • Velocidade máxima: 167 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 11,5 s

Consumo

  • Urbano: 7,1 km/l (A) / 10,3 km/l (G)
  • Rodoviário: 8,7 km/l (A) / 12,6 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 341 km (A) / 494 km (G)
  • Rodoviária: 418 km (A) / 605 km (G)

Equipamentos do Fiat Uno Way 1.4 2013

Antes de comprar, verifique desgaste da suspensão, estado da embreagem e ruídos no motor. Analise a estrutura, funcionamento elétrico e histórico de manutenção para evitar problemas futuros.
Antes de comprar, verifique desgaste da suspensão, estado da embreagem e ruídos no motor. Analise a estrutura, funcionamento elétrico e histórico de manutenção para evitar problemas futuros.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes (opcional)
  • Faróis de neblina (opcional)
  • Travamento central das portas (opcional)

Conforto

  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ajuste do volante em altura
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Ar-condicionado (opcional)
  • Ar quente (opcional)
  • Direção assistida (opcional)
  • Banco do motorista com ajuste de altura (opcional)
  • Rodas de liga leve (opcional)

Infotenimento

  • Tomada de 12 volts
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Rádio (opcional)
  • CD player (opcional)
  • Conexão USB (opcional)
  • Conexão Bluetooth (opcional)
  • Computador de bordo (opcional)

Fonte: Stellantis, Icarros, Guiadeusados, Webmotors, Mobiauto, Exame, G1 e Autossegredos.

O post Fiat Uno Way 1.4 2013: vantagens, defeitos e cuidados na compra; confira preço e ficha técnica do hatch compacto apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.