Suzuki GSX-8R 2024: a esportiva versátil que chega para dominar o mercado brasileiro

A Suzuki acaba de lançar no Brasil a aguardada GSX-8R 2024, complementando a linha 800 que já contava com a naked GSX-8S e também com a aventureira V-Strom 800 DE. A nova esportiva chega para brigar em um segmento cada vez mais disputado, oferecendo um pacote completo de desempenho, tecnologia e design moderno.

imagem lateral da nova suzuki gsx-8r preta
Suzuki GSX-8R é a nova esportiva do Brasil – foto: Divulgação

Motor e desempenho

A GSX-8R é equipada com um motor bicilíndrico paralelo de 776 cm³, refrigerado a líquido, que entrega 83 cv de potência a 8.500 rpm e 7,9 kgf.m de torque a 6.800 rpm e é o grande destaque da máquina. Esse motor, com virabrequim de 270 graus, proporciona uma entrega de potência linear e forte torque nas médias rotações, ideal tanto para o uso urbano quanto para as estradas sinuosas, garantindo saídas de curvas bem empolgantes na tocada esportiva, como pude comprovar na pista do Haras Tuiuti.

imagem do motor da nova suzuki gsx-8r
Motor bicilíndrico esbanja torque – foto: Gustavo Epifanio

O câmbio de seis marchas conta com quickshifter bidirecional de série proporcionando uma experiência ainda mais empolgante.

imagem do quickshifter da nova suzuki gsx-8r
Quickshifter facilita a tocada – foto: Gustavo Epifanio

Impressões ao pilotar

A Suzuki GSX-8R nos foi apresentada para um teste de primeiras impressões na pista do Haras Tuiuti, em Tuiuti, no interior de São Paulo, e minha impressão foi bastante positiva, uma experiência de pilotagem empolgante e versátil.

imagem do piloto em ação com a nova suzuki gsx-8r
GSX-8R vai bem na rua e nas pistas – foto: Gustavo Epifanio

A GSX-8R é uma moto com apelo esportivo para ser usada no dia a dia nos deslocamentos urbanos, mas também proporciona muita performance e adrenalina para encarar as estradas mais sinuosas ou um track day na pista.

imagem do piloto em curva com a nova suzuki gsx-8r
Suzuki GSX-8R é divertida em qualquer ocasião – foto: Gustavo Epifanio

O chassi é composto por uma armação de aço com sub-frame removível e tem agregada uma suspensão dianteira invertida Showa SFF-BP (separate function fork-big piston. Esse garfo utiliza pistões que correm diretamente na parte interna do tubo, reduzem o peso e mantém os serviços de amortecimento estáveis, independentemente do uso. Na traseira, o braço oscilante de alumínio possui um formato único projetado para oferecer desempenho ideal em todas as condições de pilotagem.

imagem da roda dianteira da nova suzuki gsx-8r
Suspensões e freios de alta qualidade – foto: Gustavo Epifanio

O monoamortecedor Showa com regulagem na pré carga da mola contribui para uma pilotagem mais precisa e confortável. O conjunto está muito bem acertado para proporcionar um comportamento mais esportivo e permite que o piloto ataque curvas com bastante confiança.

imagem da roda traseira da nova suzuki gsx-8r
Pneus Dunlop Roadsport 2 garantem ótimo grip – foto: Gustavo Epifanio

As rodas com aro de 17 polegadas são calçadas com os pneus Dunlop Roadsport 2 que aliam esportividade e durabilidade. O sistema de freios conta com pinças radiais e dois discos de 310 mm na dianteira, e um disco de 240 mm na traseira, ambos com assistência ABS, garantindo frenagens muito potentes nas altas velocidades, bem como alto controle e modulagem nas ruas.

LEIA MAIS: Royal Enfield Himalayan 450 é lançada oficialmente no Brasil a partir de R$ 29.990

imagem do piloto em curva com a nova suzuki gsx-8r
GSX-8R é ótima para as ruas e pistas – foto: Gustavo Epifanio

Tecnologia embarcada

A GSX-8R vem equipada com um pacote eletrônico completo, que inclui: 

  • Acelerador Eletrônico (Ride-by-Wire): Oferece respostas precisas e personalizáveis. 
  • Controle de Tração (STCS): Ajustável em três níveis, para maior segurança em diferentes condições de pilotagem. 
  • Modos de Pilotagem (SDMS): Três modos (A, B e C) para adaptar a moto ao estilo do piloto e às condições da estrada. O modo A é o mais forte, o B é para os dias de chuva e o C é o modo para passeio. 
  • Quickshifter Bidirecional: Permite trocas de marcha rápidas e suaves, sem o uso da embreagem. 
  • Assistente de Baixa Rotação (Low RPM Assist): O sistema não permite que o motor “apague”, facilitando as manobras em baixa velocidade e no trânsito. 
  • Painel multifuncional TFT Colorido: Completo e de fácil leitura, com modos diurno e noturno automáticos. 

Esses sistemas eletrônicos trabalham em conjunto para oferecer uma experiência de pilotagem mais segura, confortável e emocionante.

  • imagem do painel da nova suzuki gsx-8r
  • imagem do punho esquerdo da nova suzuki gsx-8r
  • imagem do farol em led da nova suzuki gsx-8r
  • imagem da lanterna em led da nova suzuki gsx-8r
  • imagem do assento da nova suzuki gsx-8r

Design e ciclística

A GSX-8R se destaca pelo design moderno e agressivo, com carenagem integral que garante excelente proteção aerodinâmica. A posição de pilotagem é esportiva, mas confortável, ideal para longas viagens. A iluminação é full led.

imagem da carenagem da nova suzuki gsx-8r
GSX-8R tem acabamento refinado – foto: Gustavo Epifanio

Cores e preços

A Suzuki GSX-8R 2024 está disponível em quatro opções de cores:

  • Amarelo
  • Azul
  • Preto
  • Prata.

O preço público sugerido é de R$ 56.900,00 + frete.

imagem do piloto na pista com a nova suzuki gsx-8r
GSX-8R é ótima opção de esportiva – foto: Gustavo Epifanio

Impressões ao pilotar

A GSX-8R oferece uma experiência de pilotagem empolgante e versátil. O motor responde bem às acelerações, e a ciclística garante agilidade e estabilidade nas curvas. A eletrônica embarcada facilita a pilotagem e aumenta a segurança. Gostei bastante do vigor do motor nas saídas de curvas, pois o torque máximo já chega nas médias rotações. O quickshifter amplia a sensação de esportividade, então a 8R ganha velocidade rapidinho, e nas reduções é só pisar no pedal sem se preocupar com embreagem, o que facilita a tocada e deixa o piloto mais focado no traçado. A 8R é leve, ágil e precisa por isso ela não cansa, mesmo na tocada mais radical onde o piloto procura adrenalina pura.

imagem do piloto em curva na pista com a nova suzuki gsx-8r
Esportividade está no seu DNA – foto: Gustavo Epifanio

Principais concorrentes no Brasil

A GSX-8R chega para brigar com modelos como:

  • Triumph Daytona 660
  • Honda CBR 650R
  • Kawasaki Ninja 650

A Suzuki GSX-8R 2024 é uma excelente opção para quem busca uma moto esportiva de média cilindrada com desempenho, tecnologia e versatilidade.

Deixe seus comentários nos canais da revista MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn

Adicionar aos favoritos o Link permanente.