Iate transoceânico de apenas 87 pés tem comodidades de “gente grande”

O conceito de “barco transoceânico” costuma remeter a embarcações enormes, brutas e desbravadoras. Todos esses padrões são quebrados pelo Mako Shark, um iate explorador de apenas 87 pés (26,5 metros de comprimento) com funções de gente grande.

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Quem olha a embarcação de longe nem suspeita que esse barco compacto é capaz de realizar viagens transoceânicas. Entretanto, a criatividade de Riza Tansu — um renomado designer náutico — provou não ter limites. Junto ao estaleiro Tufan and Brother, ele criou um iate com pedigree de super.

Foto: Instagram @tufanandbrothers/ Reprodução

De “caráter feroz, mas refinado”, como descreve a marca, o novo brinquedo pertence à classe Tiger Shark entre as criações de Riza Tansu. Inclusive, o designer é o mesmo responsável pelo Projeto Obsidian Blade, que será construído pela Aegan Yachts e já foi comprado através de criptomoedas.

 

O Mako Shark segue a tendência de iates exploradores “de bolso” que, através de projetos bem-pensados, são capazes de realizar trajetos transoceânicos. Não à toa barco atende muito bem o que se propõe a fazer: navegar longas distâncias sem abrir mão do conforto. Inclusive, a Tufan and Brothers garante que a força do iate foi inspirada nas “jornadas poderosas e agilidades dos tubarões-mako”.

Assim como o Obsidian Blade, o Mako também tem inspiração em navios militares. Além disso, o novo projeto segue a filosofia Tansu de criar modelos funcionais e focados em utilidades — na contramão do “quanto maior, melhor”.

 

Totalmente equipado, o barco entrega a união perfeita entre arte e engenharia: uma proa alta, linhas afiadas, convés de proa protegido e tons de cinza marinho. No casco, destaque para as vigias circulares, figurinha carimbada nos designs de Riza Tansu.

O resultado é um iate explorador que não é muito grande, mas totalmente equipado e capaz de navegar em todas as condições de mar– Tufan Avsar, fundador da Tufan and Brothers.

Um pequeno gigante

Construído com um casco de aço e superestrutura de alumínio, o Mako Shark permite que todos a bordo aproveitem uma viagem tranquila, que resistirá até mesmo às condições mais exigentes. De acordo com o estaleiro, o iate é feito para o mar aberto e capacitado para “suportar as condições mais difíceis, mantendo sua presença graciosa”.

Foto: Instagram @tufanandbrothers/ Reprodução

No entanto, construir um barco transoceânico de médio porte com comodidades para 10 hóspedes e cinco camarotes com tanto conforto carrega um desafio. Para o designer Tansu, a maior dificuldade foi “alcançar as proporções ideais e criar espaços de convivência confortáveis”.

Foto: Instagram @tufanandbrothers/ Reprodução

A solução, então, foi criar dois layouts: um para operação da tripulação e outro para o proprietário. A parte do dono prioriza o espaço de lazer, com a cabine do capitão no convés superior sendo trocada por uma área de estar.

 

Por sua vez, a suíte máster está no convés principal e contará com um espaço de escritório separado, um sofá, banheiro privativo e as clássicas janelas de vigia para maximizar a luz natural. Os hóspedes, por sua vez, têm cabines no “andar” inferior, com três camas de casal e uma de solteiro.

Foto: Instagram @tufanandbrothers/ Reprodução

Para todos se sentirem bem-vindos, o salão principal oferece uma elegante área de estar, com sofás em tom de cinza suave, pisos de madeira escura e janelas do chão ao teto que prometem fazer a alegria dos que não dispensam banhos de sol. Além disso, o ambiente conta com uma mesa de jantar ao ar livre e um lounge de proa.

 

Por falar em sol, o convés superior é uma ótima pedida! A área tem várias espreguiçadeiras e um solário que abriga uma estação de leme secundária. O ambiente ainda conta com um espaço de descanso na popa, com direito a vistas deslumbrantes do oceano.

 

Alimentado por dois motores Cummins, o iate transoceânico atinge uma velocidade máxima de cruzeiro de 11 nós (cerca de 20km/h), que chega no máximo a 13,5 nós (25km/h). O alcance é estimado de 3.500 milhas náuticas a nove nós.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

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