Toyota Corolla Fielder XEi 1.8 2008 manual: um clássico das peruas ainda vale a pena como carro usado? Confira preço, fotos e ficha técnica

O Toyota Corolla Fielder XEi 1.8 2008 manual é uma das últimas opções de perua oferecidas no Brasil com o DNA de confiabilidade da Toyota. Equipado com um motor 1.8 flex de até 136 cv e câmbio manual de cinco marchas, ele oferece uma experiência de condução mais direta e um consumo ligeiramente mais eficiente em comparação à versão automática. Com espaço interno generoso e um porta-malas de 411 litros, o modelo atende bem famílias que precisam de um carro espaçoso para viagens e também motoristas que priorizam versatilidade no dia a dia.

Pontos Principais:

  • Motor 1.8 16V VVT-i flex com 136 cv e câmbio manual de cinco marchas.
  • Consumo médio de 7,5 km/l (etanol) e 10,5 km/l (gasolina) na cidade.
  • Porta-malas de 411 litros, com opção de rebatimento dos bancos traseiros.
  • Suspensão traseira de eixo de torção pode comprometer o conforto em pisos irregulares.
  • Verificar histórico de manutenção, estado da embreagem e suspensão antes da compra.

Entre os pontos positivos, a versão manual do Fielder 2008 tem manutenção mais simples, maior durabilidade do conjunto mecânico e consumo de combustível mais equilibrado do que a versão automática. A embreagem, quando bem cuidada, tende a durar bastante, e o motor VVT-i da Toyota é conhecido por sua resistência. Por outro lado, há alguns pontos negativos a considerar: a suspensão traseira de eixo de torção pode comprometer o conforto em pisos irregulares, e o carro pode apresentar barulhos internos com o tempo, como trincas no painel e ruídos na tampa do porta-malas. Além disso, faróis desgastados e pequenas infiltrações na carroceria são problemas relatados por proprietários.

Viajar com conforto e espaço é essencial para quem busca um carro versátil. O Corolla Fielder XEi 1.8 manual 2008 combina confiabilidade, bom desempenho e um porta-malas amplo, ideal para o dia a dia.
Viajar com conforto e espaço é essencial para quem busca um carro versátil. O Corolla Fielder XEi 1.8 manual 2008 combina confiabilidade, bom desempenho e um porta-malas amplo, ideal para o dia a dia.

Para quem deseja comprar um Corolla Fielder manual usado, é essencial verificar o histórico de manutenção, especialmente se o câmbio e a embreagem já passaram por trocas recentes. Testar a alavanca de câmbio para garantir trocas suaves e checar o estado da suspensão são passos importantes antes da compra. Como muitos desses veículos já rodaram bastante, um laudo cautelar pode ajudar a identificar possíveis sinistros anteriores. Além disso, conferir desgastes no interior e o estado do sistema elétrico pode evitar dores de cabeça futuras.

Desempenho, motor e potência

Motor 1.8, flex (álcool/gasolina), 0 a 100 em 12,4 s, potência de 132 cv (Álcool) / 136 cv (Gasolina), velocidade máxima de 189 km/h, desempenho equilibrado para viagens e uso diário.
Motor 1.8, flex (álcool/gasolina), 0 a 100 em 12,4 s, potência de 132 cv (Álcool) / 136 cv (Gasolina), velocidade máxima de 189 km/h, desempenho equilibrado para viagens e uso diário.

O desempenho de um carro é um dos fatores mais importantes na escolha de um modelo. Para este modelo específico, o motor tem uma configuração de 4 cilindros em linha, com 1794 cm³ de deslocamento, que garantem uma potência máxima de 132 cv quando abastecido com álcool e 136 cv com gasolina. Essa diferença de desempenho é um reflexo da adaptação do motor ao tipo de combustível, otimizando o funcionamento em cada condição. O torque máximo, por sua vez, é de 17,5 kgfm com álcool e 17,3 kgfm com gasolina, oferecendo um bom desempenho nas acelerações e na condução em rodovias.

Em termos de aceleração, este modelo consegue atingir de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos, o que é razoável para um veículo dessa categoria e com essas características de motor. A velocidade máxima chega a 189 km/h, o que é suficiente para garantir uma condução confortável em viagens e rodovias. Esse desempenho é complementado pela tração dianteira e câmbio manual de 5 marchas, que oferecem uma condução ágil e dinâmica, especialmente nas estradas.

A plataforma MC, que é a base deste modelo, também contribui para a estabilidade e a segurança ao dirigir. A suspensão independente McPherson na dianteira e o eixo de torção na traseira garantem uma boa resposta em termos de conforto e segurança ao rodar sobre diferentes tipos de pavimento. A combinação de potência, torque e sistema de transmissão proporciona um equilíbrio adequado entre desempenho e eficiência.

Consumo e autonomia

Consumo urbano de 7,4 km/l (álcool), rodoviário de 9,4 km/l (álcool) e 10,2 km/l (gasolina). Autonomia de até 571 km com gasolina. Tanque de 56 litros proporciona mais eficiência.
Consumo urbano de 7,4 km/l (álcool), rodoviário de 9,4 km/l (álcool) e 10,2 km/l (gasolina). Autonomia de até 571 km com gasolina. Tanque de 56 litros proporciona mais eficiência.

O consumo é um dos aspectos mais importantes na hora de avaliar a economia de um veículo, principalmente quando se utiliza um modelo em diferentes tipos de percurso. No uso urbano, o modelo apresenta um consumo de 7,4 km/l quando abastecido com álcool. Este valor é razoável para um carro de porte médio e motorização 1.8. Em trajetos rodoviários, o consumo melhora consideravelmente, chegando a 9,4 km/l com álcool e 10,2 km/l quando abastecido com gasolina. Isso demonstra a eficiência do motor, que, dependendo do tipo de combustível, oferece uma autonomia superior em viagens.

A autonomia urbana é de aproximadamente 414 km com álcool, enquanto na estrada, com álcool, pode chegar a 526 km, e com gasolina, até 571 km. Esses valores tornam o carro adequado para longas distâncias, com uma boa economia no consumo, principalmente em trajetos mais longos e constantes, o que é um ponto positivo para quem planeja utilizar o modelo para viagens mais prolongadas.

O tanque de combustível tem capacidade para 56 litros, o que garante um bom alcance, especialmente em viagens mais longas. Com a combinação entre consumo eficiente e a capacidade do tanque, a autonomia é ampliada, permitindo ao motorista uma maior flexibilidade sem a necessidade de reabastecer com frequência.

Interior

Transmissão manual de 5 marchas, direção hidráulica, tração dianteira. Condução dinâmica e confortável, com câmbio ágil e resposta eficiente, ideal para diferentes tipos de estrada.
Transmissão manual de 5 marchas, direção hidráulica, tração dianteira. Condução dinâmica e confortável, com câmbio ágil e resposta eficiente, ideal para diferentes tipos de estrada.

O interior deste modelo é projetado para oferecer conforto e funcionalidade aos ocupantes. Com capacidade para cinco pessoas, o espaço interno é adequado para viagens longas, com bancos confortáveis e uma boa disposição dos controles e funcionalidades. O acabamento é simples, porém eficaz, proporcionando um ambiente agradável sem excessos. O painel de instrumentos é claro e bem organizado, permitindo ao motorista acessar as informações com facilidade.

Interior confortável para 5 ocupantes, com acabamento simples. Segurança garantida com airbags e cintos. Conforto para viagens e uso diário, com boa configuração para o dia a dia.
Interior confortável para 5 ocupantes, com acabamento simples. Segurança garantida com airbags e cintos. Conforto para viagens e uso diário, com boa configuração para o dia a dia.

O conforto é complementado por recursos que facilitam a condução e a experiência dentro do veículo. Apesar de não contar com recursos de última geração, como sistemas multimídia mais avançados, o modelo oferece o essencial para garantir uma experiência confortável. A direção hidráulica facilita manobras e o câmbio manual de 5 marchas proporciona uma condução mais engajada, mas sem comprometer o conforto, mesmo em longos trajetos.

Porta-malas de 411 litros e carga útil de 445 kg. Ideal para viagens e transporte de objetos pesados. Não possui caçamba, mas tem boa capacidade de carga para necessidades variadas.
Porta-malas de 411 litros e carga útil de 445 kg. Ideal para viagens e transporte de objetos pesados. Não possui caçamba, mas tem boa capacidade de carga para necessidades variadas.

No entanto, alguns pontos negativos podem ser observados no interior, como a ausência de sistemas modernos de entretenimento e a simplicidade dos acabamentos. Quem procura um veículo com um interior mais luxuoso e repleto de tecnologia pode não se sentir completamente satisfeito com este modelo. Antes de comprar um carro usado, é importante verificar o estado dos bancos, estofados e dos sistemas elétricos, que podem ser afetados pelo tempo e uso.

Medidas

As dimensões do modelo são bastante equilibradas, com um comprimento total de 4455 mm e uma largura de 1705 mm, o que oferece um bom espaço interno sem sacrificar a agilidade nas manobras. A altura do veículo é de 1530 mm, o que contribui para uma boa aerodinâmica e estabilidade, além de proporcionar um visual mais robusto. A distância entre-eixos de 2600 mm garante estabilidade e conforto ao dirigir, absorvendo bem as irregularidades do terreno.

Em termos de suspensão, a dianteira independente McPherson e o eixo de torção traseiro com molas helicoidais são eficientes para o tipo de veículo, oferecendo um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade. Os pneus 195/60 R15 são adequados ao modelo, proporcionando uma boa aderência tanto em ambientes urbanos quanto em rodovias.

A capacidade do porta-malas é de 411 litros, o que é considerado bom para um carro da categoria perua. Esse espaço é suficiente para carregar malas e objetos maiores sem comprometer o conforto dos passageiros. Além disso, a carga útil é de 445 kg, o que demonstra que o modelo também é eficiente para transportar cargas pesadas, caso necessário.

Preços aproximados do Toyota Corolla Fielder 2008

  • Toyota Corolla Fielder SW 1.8/1.8 XEi Flex Mec 2008 – Preço aproximado: R$ 39 mil
  • Toyota Corolla Fielder SW 1.8/1.8 XEi Flex Aut. 2008 – Preço aproximado: R$ 43 mil
  • Toyota Corolla Fielder SW SE-G 1.8 Flex 16V Aut 2008 – Preço aproximado: R$ 45 mil

Ficha Técnica do Toyota Fielder XEi 1.8 2008

Pontos negativos incluem desgaste prematuro dos faróis, barulhos no painel e infiltrações no porta-malas. A suspensão traseira de eixo de torção pode comprometer o conforto em terrenos mais acidentados.
Pontos negativos incluem desgaste prematuro dos faróis, barulhos no painel e infiltrações no porta-malas. A suspensão traseira de eixo de torção pode comprometer o conforto em terrenos mais acidentados.

Geral

  • Ano: 2008
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Perua
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 9
  • Plataforma: MC
  • Série: Não informado

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Transversal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 449 cm3
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Razão de compressão: 10:1
  • Deslocamento: 1794 cm3
  • Código do motor: 1ZZ-FBE
  • Peso/potência: 8,71 kg/cv
  • Peso/torque: 67,7 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Variação do comando: Admissão
  • Acionamento comando: Corrente
  • Diâmetro do cilindro: 79 mm
  • Curso do pistão: 91,5 mm
  • Potência máxima: 132 cv (A) / 136 cv (G) a 6000 rpm
  • Torque máximo: 17,5 kgfm (A) / 17,3 kgfm (G) a 4200 rpm
  • Torque específico: 9,8 kgfm/litro
  • Potência específica: 75,8 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: Não informado

Pneus

  • Dianteiros: 195/60 R15
  • Altura do flanco: 117 mm
  • Traseiros: 195/60 R15
  • Altura do flanco: 117 mm
  • Estepe: Não informado

Dimensões

  • Comprimento: 4455 mm
  • Distância entre-eixos: 2600 mm
  • Bitola dianteira: Não informado
  • Porta-malas: 411 litros
  • Peso: 1185 kg
  • Reboque sem freio: Não informado
  • Ângulo de entrada: Não informado
  • Ângulo central: Não informado
  • Inclinação lateral máx.: Não informado
  • Altura mínima do solo: 170 mm
  • Largura: 1705 mm
  • Altura: 1530 mm
  • Bitola traseira: Não informado
  • Tanque de combustível: 56 litros
  • Carga útil: 445 kg
  • Reboque com freio: Não informado
  • Ângulo de saída: Não informado

Desempenho

  • Velocidade máxima: 189 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 12,4 s

Consumo

  • Urbano: 7,4 km/l (A)
  • Rodoviário: 9,4 km/l (A) / 10,2 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 414 km (A)
  • Rodoviária: 526 km (A) / 571 km (G)
Na compra de um usado, é essencial verificar o histórico de manutenção. Problemas na embreagem podem indicar desgaste. Testar a suspensão ajuda a identificar ruídos e folgas no conjunto.
Na compra de um usado, é essencial verificar o histórico de manutenção. Problemas na embreagem podem indicar desgaste. Testar a suspensão ajuda a identificar ruídos e folgas no conjunto.

Fonte: Cimbaju, Guia de usados, Wikipedia, Vrum, OLX e Webmotors.

O post Toyota Corolla Fielder XEi 1.8 2008 manual: um clássico das peruas ainda vale a pena como carro usado? Confira preço, fotos e ficha técnica apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.