Santa Cruz do Sul está entre os maiores geradores de oportunidades de trabalho no Estado

Santa Cruz do Sul está entre os maiores geradores de oportunidades de trabalho formal no Estado. O município, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), somou 1.391 vagas em janeiro. O número faz com que seja o melhor início de ano desde 2020, quando foi adotado o novo método de medida do indicador. Tradicionalmente, o primeiro mês tem incremento com a indústria da transformação do tabaco, o que se repetiu. Na região também teve destaque Encruzilhada do Sul, com contratos temporários para a colheita da uva.

Além dos dois municípios, dos 16 avaliados mensalmente pela Gazeta do Sul, outros sete tiveram saldo positivo. Destaque para Rio Pardo, que somou 207 vagas, e Venâncio Aires, com 959, também com a influência da cadeia produtiva do tabaco. Pantano Grande teve o pior resultado, com o fechamento de 21 oportunidades de trabalho formal.

LEIA TAMBÉM: Obras de revitalização do Parque de Eventos devem ser concluídas até o início da Fecars

Evidenciando o poder da sazonalidade no mercado de contratações, Vacaria liderou o ranking no Rio Grande do Sul. Esse período tem tradição de bons números devido, principalmente, à fruticultura. A safra da uva também colocou entre os dez mais bem colocados no Estado Bento Gonçalves (1.535), Flores da Cunha (1.420), Bom Jesus (1.240) e Garibaldi (673).

O Estado registrou o segundo maior saldo (26.732 postos de trabalho) do País em janeiro, ficando atrás apenas de São Paulo (36.125). Em janeiro de 2025, foram contabilizados 157.072 admissões e 130.340 desligamentos, totalizando saldo de 26.732 postos Isso representa um aumento de 30,4% em comparação a janeiro de 2024.

Com relação ao setor econômico, a agropecuária e a indústria tiveram os maiores saldos, conforme apurou a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine). Foram 14.900 e 9.143 postos de trabalho, respectivamente. Também tiveram desempenho positivo no período o setor de serviços (3.726) e a construção (1.206). Já o comércio apresentou saldo negativo de – 2.243.

Veja os dados

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Santa Cruz do Sul está entre os maiores geradores de oportunidades de trabalho no Estado appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.