Folia com segurança: veja orientações para evitar acidentes elétricos durante o Carnaval

Alguns cuidados são essenciais para evitar acidentes com a rede elétrica, como evitar a direção em caso de consumo de bebida alcoólica.

O mês de março vai começar do jeito que o brasileiro gosta: com festa. O Carnaval é uma das festas mais aguardadas do ano, mas que precisa de muita atenção quando o assunto é segurança, inclusive elétrica. Seja no bloquinho, na rua ou em casa, é necessário seguir algumas orientações para evitar que a festa termine em tragédia. 

A principal recomendação é sobre os cuidados no trânsito para evitar a colisão de veículos em postes, pois este tipo de acidente pode prejudicar a população com a interrupção no fornecimento de energia, além do risco ao condutor do veículo, passageiros e pedestres. 

Só fevereiro do ano passado, quando aconteceu o Carnaval, foram quase 32 ocorrências de batidas em poste. No acumulado de 2024, o número de abalroamentos foi de cerca de 340 em todo o Tocantins. “A gente pede muita cautela e responsabilidade nesses dias de festa. Bebida e direção não combinam. O motorista coloca em risco a sua vida, dos passageiros e de quem está por perto”, alerta o coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa, Tony Franco. 

Além desse cuidado, é importante que os profissionais que estejam trabalhando em trios elétricos também se atentem durante o trajeto. “Todo cuidado é pouco no momento de transportar as pessoas. É preciso planejar o trajeto e manter distâncias dos fios. Um acidente desse, muitas vezes, pode ser fatal”, explica Franco.  

Outra recomendação é que as decorações não devem ser fixadas em postes e que se evite o uso de materiais metálicos, espumas e água perto das redes elétricas. O coordenador destaca, ainda, que as equipes já estão orientadas e reforçadas seguindo a demanda de cada município. “Quando a gente tem a previsão de eventos de grande porte, nossas equipes já ficam de sobreaviso para atender qualquer urgência. Mas a gente também pede muita atenção da comunidade nessa época”, enfatiza.   

Atendimento 

Para facilitar o contato dos clientes com a concessionária, a Energisa disponibiliza três canais digitais com atendimento 24 horas. Pelo aplicativo Energisa On, Whatsapp Gisa ou na agência digital, os clientes podem solicitar os principais serviços oferecidos pela concessionária, como mudança de titularidade, pedido de religação, informar falta de energia, parcelamento de débitos, pedido de ligação nova e segunda via. De forma prática e segura. A empresa ainda disponibiliza o pagamento de contas via PIX.   

Sobre o contato em casos de emergência, os clientes devem acionar a concessionária por um dos canais de atendimento da Energisa. 

– Call Center: 0800 721 3330 

– Aplicativo Energisa ON 

– Site www.energisa.com.br 

– WhatsApp Gisa www.gisa.energisa.com.br  

Adicionar aos favoritos o Link permanente.