A história do Peugeot 402: inovações, versões e impacto no automobilismo e no cinema

O Peugeot 402 completa 90 anos desde seu lançamento em 1935. O modelo trouxe inovações para a época e marcou a identidade visual da marca. Com um design influenciado pelo “Streamline Moderne” e o “Art Déco”, o veículo incorporou tendências que se tornaram referência na indústria automotiva.

Pontos Principais:

  • Lançado em 1935, o Peugeot 402 substituiu os modelos 401 e 601.
  • Design influenciado pelo “Streamline Moderne” e “Art Déco”.
  • Primeiro carro a integrar faróis na carroceria.
  • Versão Eclipse trouxe teto rígido retrátil automático.

Apresentado no Salão do Automóvel de Paris, o Peugeot 402 substituiu os modelos 401 e 601. Projetado por Henri Thomas, chefe do Departamento de Design de Carroceria da Peugeot, o modelo adotou soluções inovadoras para sua época, como a integração dos faróis na carroceria. Além disso, eliminou os estribos laterais comuns na década de 1930.

O modelo foi disponibilizado em diversas configurações de carroceria, incluindo versões para uso comercial e táxis. O Peugeot 402 também se destacou no cinema e no automobilismo, reforçando sua presença além das ruas e estradas.

Design e influências estéticas

Em 1935, a Peugeot lançou o 402, um modelo que se destacou por sua inovação no design e na mecânica. Inspirado em conceitos aerodinâmicos, trouxe mudanças estruturais que influenciaram a indústria automotiva.
Em 1935, a Peugeot lançou o 402, um modelo que se destacou por sua inovação no design e na mecânica. Inspirado em conceitos aerodinâmicos, trouxe mudanças estruturais que influenciaram a indústria automotiva.

O Peugeot 402 seguiu as tendências aerodinâmicas da década de 1930. O “Streamline Moderne” influenciou suas formas fluidas e alongadas, proporcionando um perfil dinâmico. Esse conceito valorizava linhas contínuas e uma aparência que remetia à velocidade.

O “Art Déco” também esteve presente no design do modelo. Elementos inspirados no mundo náutico e nas linhas horizontais marcaram a identidade do Peugeot 402. As janelas pequenas e os detalhes curvos reforçaram essa estética, criando um visual característico da época.

A carroceria foi projetada para eliminar excessos. Os faróis e lanternas traseiras foram integrados ao conjunto, algo incomum na indústria automotiva daquele período. Além disso, o modelo não possuía estribos laterais, o que diferenciava sua silhueta de outros veículos da época.

Variedade de versões

O design do Peugeot 402, desenvolvido por Henri Thomas, eliminou elementos comuns da época, como estribos laterais, e integrou os faróis na carroceria, estabelecendo um novo padrão visual.
O design do Peugeot 402, desenvolvido por Henri Thomas, eliminou elementos comuns da época, como estribos laterais, e integrou os faróis na carroceria, estabelecendo um novo padrão visual.

O Peugeot 402 foi produzido em diferentes configurações. Entre as opções disponíveis estavam o Interior Drive, o Coach Cabriolet de quatro lugares, o Roadster de dois lugares e o Commercial, voltado para o transporte de cargas.

O modelo 402 L foi uma variação com carroceria alongada. Projetado para táxis e uso como limusine, possuía 3,30 metros de comprimento, permitindo mais espaço interno. Essa versão atendeu a uma demanda específica do mercado urbano.

Uma das inovações do Peugeot 402 foi o modelo Eclipse. Desenvolvido por Georges Paulin e Marcel Pourtout, essa versão possuía um teto rígido retrátil, que se dobrava automaticamente no porta-malas. Esse sistema foi um dos primeiros do tipo na indústria automobilística.

Mecânica e desempenho

O Peugeot 402 era equipado com um motor de quatro cilindros e 1.991 cm³. A potência gerada era de 55 cv, permitindo uma velocidade máxima de 120 km/h. Para a época, esse desempenho atendia às necessidades dos motoristas urbanos e de estrada.

Uma variação experimental, o 402 Andreau, também conhecido como N4X, buscou aprimorar a aerodinâmica. Esse protótipo conseguiu aumentar a velocidade para 140 km/h e reduzir o consumo de combustível em 30%. Essas melhorias eram baseadas em estudos sobre fluxo de ar e resistência aerodinâmica.

A engenharia do Peugeot 402 seguiu a proposta de eficiência. O conjunto mecânico foi projetado para proporcionar confiabilidade e desempenho compatível com as demandas da década de 1930.

Presença no cinema e esportes

Diversas versões coupé de baixa produção incluíram o Peugeot 402 Darl'mat, claramente inspirado em uma carroceria criada pelo mesmo encarroçador - Foto: Kévin Pourtout / Wikipedia
Diversas versões coupé de baixa produção incluíram o Peugeot 402 Darl’mat, claramente inspirado em uma carroceria criada pelo mesmo encarroçador – Foto: Kévin Pourtout / Wikipedia

O Peugeot 402 apareceu em diversas produções cinematográficas. No filme “Meia-noite” (1939), estrelado por Claudette Colbert e Don Ameche, o modelo foi utilizado em cenas de locomoção urbana. Em “Os homens preferem as loiras” (1953), com Marilyn Monroe, o veículo também teve participação.

Além do cinema, o modelo esteve presente no automobilismo. A versão 402 Darl’Mat obteve bons desempenhos nas 24 Horas de Le Mans. A equipe De Cortanze-Cortet conquistou uma vitória na categoria de 2 litros, consolidando a presença da Peugeot em competições.

O Peugeot 402 marcou época em diferentes áreas. Seu design, inovação mecânica e participação em eventos esportivos e culturais garantiram sua relevância ao longo dos anos.

Legado do Peugeot 402

Entre as inovações, o Peugeot 402 Eclipse trouxe um teto rígido retrátil automático, projetado por Georges Paulin e Marcel Pourtout, antecipando conceitos que seriam utilizados décadas depois.
Entre as inovações, o Peugeot 402 Eclipse trouxe um teto rígido retrátil automático, projetado por Georges Paulin e Marcel Pourtout, antecipando conceitos que seriam utilizados décadas depois.

O Peugeot 402 influenciou gerações seguintes de modelos da marca. Seu design e conceitos foram aplicados em outros veículos, consolidando uma identidade visual para os automóveis da Peugeot até a Segunda Guerra Mundial.

As inovações incorporadas pelo Peugeot 402 se tornaram referências na indústria automotiva. A aerodinâmica aprimorada e a introdução de elementos como faróis integrados foram soluções aplicadas posteriormente em outros projetos.

A comemoração de 90 anos do Peugeot 402 reforça sua importância na história do automobilismo. O modelo continua sendo lembrado como um marco de design e inovação tecnológica.

Equipado com um motor de quatro cilindros e 1.991 cm³, o Peugeot 402 alcançava 120 km/h. A versão experimental 402 Andreau aprimorou a aerodinâmica, elevando a velocidade para 140 km/h.
Equipado com um motor de quatro cilindros e 1.991 cm³, o Peugeot 402 alcançava 120 km/h. A versão experimental 402 Andreau aprimorou a aerodinâmica, elevando a velocidade para 140 km/h.

Fonte: Stellantis e Wikipedia.

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