Primeiro catamarã de grande porte movido a hidrogênio deve ser lançado em 2028

Ágil, belo e sustentável. Três adjetivos que descrevem perfeitamente uma novidade, apresentada na Suécia, que vai movimentar o mundo náutico. Trata-se do primeiro catamarã de grande porte movido a hidrogênio, que será produzido pela Gotslandbolaget, empresa sueca de transporte marítimo.

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Batizada de Gotland Horizon X, a embarcação  foi projetada para levar tanto pessoas quanto cargas. Além disso, contará com um sistema de propulsão multicombustível e casco construído de maneira mais ecológica (falamos sobre isso abaixo).

Foto: Gotlandsbolaget/ Divulgação

Esse catamarã é o segundo da série Horizon e, como dissemos, diferencia-se pelas turbinas a gás alimentadas por hidrogênio. Assim, o Gotland Horizon X já é um grande passo em uma missão de anos da Gotlandsbolaget: reduzir o impacto climático e modernizar a frota.

Foto: Gotlandsbolaget/ Reprodução

Mas ser mais amigável ao meio ambiente não é o único destaque desse barco. Com velocidade máxima de 35 nós (64km/h), ele promete levar os passageiros da Gotlândia (ilha) ao leste da Suécia e vice-versa em menos tempo. Atualmente, essa travessia dura cerca de 2 horas e 50 minutos.

Um catamarã de respeito

O Gotland Horizon X, com 426 pés (130 metros de comprimento), tem capacidade para transportar até 1.650 passageiros ao mesmo tempo e, de novo, encurtar trajetos devido ao sistema de propulsão da embarcação.

Foto: Gotlandsbolaget/ Reprodução

O “segredo” está no motor de ciclo combinado, fabricado a fim de “reaproveitar o que sai do escapamento” para a propulsão e, assim, diminuir a emissão de poluentes. De acordo com a Gotlandsbolaget, é a primeira vez que esse tipo de turbina integra uma embarcação de alta velocidade.

No Gotland Horizon X, até mesmo o casco “para frente” foi pensado nos mínimos detalhes, para melhorar o desempenho e, de quebra, economizar combustível.

Foto: Gotlandsbolaget/ Reprodução

Essa parte da embarcação, inclusive, será construída com o chamado “alumínio verde”, produzido de forma mais sustentável, com processos de eficiência energética que utilizam menos carbono. Este é outro fator que contribui para um consumo de combustível significativamente menor.

Agora, é só esperar

Em comparação ao primeiro barco da série, um ROPAX lançado em 2021, esse modelo levará um tempo maior para chegar ao mercado.

Foto: Gotlandsbolaget/ Reprodução

Vale lembrar que, no início do ano passado, a Gotlandsbolaget assinou um MoU (documento que serve como prévia de um acordo) com a construtora naval Austal para o Gotland Horizon X. A versão oficial, digamos assim, ficou pronta no início deste mês.

 

Estima-se que esse contrato valha cerca de US$ 172 milhões (quase R$ 980 milhões na conversão atual), o que faz desse catamarã o maior barco construído pela Austal até o momento. A construtora acredita que a embarcação ficará pronta até meados de 2028.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

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