Guardião de sementes crioulas de Ibarama participa de evento nacional da Embrapa

A capital federal sediou, entre os dias 11 e 12 de fevereiro, a primeira “Oficina sobre Conservação da Agrobiodiversidade por Guardiãs(ões) em Bancos Comunitários de Sementes (BCS): Experiências, Diálogos e Demandas”. A oficina integra as ações do projeto ConservaIn, liderado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF), e organizada por um grupo de pesquisadores, apoiada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Governo Federal.

Nos dois dias de atividades junto à Casa de Retiros Assunção, ocorreu uma extensa programação, com explanações de lideranças, profissionais e pesquisadores da área, além de guardiões de sementes de todas as regiões do Brasil. Entre os participantes esteve o presidente da Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama, Mario Jaci Raminelli, convidado pela Embrapa para o evento, tendo a possibilidade de compartilhar as ações e experiências desenvolvidas pelo grupo no município da Região Centro Serra.

LEIA MAIS: Guardiões já definiram sementes que irão para o “cofre do fim do mundo”

Além de representar Ibarama, Mario também foi o representante gaúcho dos guardiões. Do estado, ressalta a participação também dos pesquisadores Irajá Ferreira Antunes e Gilberto Bevilaqua, ambos da Embrapa Clima Temperado (RS); e da professora Janaína Tauil Bernardo, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

O evento teve como objetivos a reunião de representantes de guardiões de sementes dos Bancos Comunitários de Sementes, bem como alguns professores/técnicos da área de conservação local de sementes e representantes das esferas governamentais ligadas ao tema, e propiciar uma troca de experiências e conhecimentos entre os participantes. Também compatibilizar experiências relatadas na oficina, inclusive estratégias promissoras para o aprimoramento das técnicas de conservação local de sementes, levantando também gargalos e demandas de apoio público à temática, integrando todas essas informações em publicações técnicas.

Mario e a esposa Renilde participam da Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama juntamente com demais membros do município

“De cada estado participou um ou dois guardiões. Para a gente é uma experiência maravilhosa, porque acompanhamos o relato de todos, conhecendo como trabalham com sementes no Brasil inteiro e a grande diversidade. O objetivo disso tudo, em 51 anos de Embrapa, é reunir todas essas informações, porque ainda não existem políticas públicas nessa área de sementes crioulas, da agrobiodiversidade. Estamos fazendo por nossas vontades, iniciativas e alguns apoios, mas não existem políticas públicas que contemplem isso. Por exemplo, em muitos lugares não existem nem financiamentos públicos para plantação de milho e outras sementes crioulas”, ressalta o guardião.

LEIA TAMBÉM: Associação dos Guardiões entrega exemplares que serão enviados para o Banco Mundial de Sementes

Mario teve a oportunidade de participar da oficina apresentando um relato sobre os guardiões e também levando algumas amostras de variedades de sementes de Ibarama. Com as ações realizadas pelos guardiões e as participações em diversos eventos, as sementes crioulas do município do Centro Serra foram selecionadas para ingressar no Banco Mundial de Sementes (“o cofre do fim do mundo”) e já se encontram na Noruega. Ibarama tem a única associação de agricultores do Brasil com sementes destinadas a este banco mundial.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

The post Guardião de sementes crioulas de Ibarama participa de evento nacional da Embrapa appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.