Nova Moto 150 cc no Brasil: O Que Diferencia a Shineray Free 150 EFI 2025

A Shineray lançou no Brasil a Free 150 EFI, um modelo de motocicleta de 150 cilindradas que se posiciona no mercado como uma opção acessível. O veículo traz um conjunto de características voltadas para o uso urbano, com motor de injeção eletrônica, painel digital e iluminação em LED.

Pontos Principais:

  • Motor monocilíndrico de 149 cc, 4 tempos, com potência de 11,96 cv a 8.500 rpm.
  • Painel digital, partida elétrica e pedal, além de ignição eletrônica EFI.
  • Tanque de combustível de 12 litros, carga máxima de 150 kg.
  • Rodas de liga leve 18″, freio a disco dianteiro e tambor traseiro.

A motocicleta foi projetada para atender às demandas do público que busca economia de combustível e manutenção simplificada. O modelo tem um preço inicial sugerido de R$ 12.990, sem considerar o valor do frete. O lançamento ocorre em um segmento competitivo, no qual diversas marcas oferecem motos de mesma cilindrada com características semelhantes.

O modelo apresenta especificações técnicas que visam garantir um desempenho equilibrado para o dia a dia. Com motor monocilíndrico de 149 cc e sistema de arrefecimento a ar, a moto entrega até 11,96 cavalos de potência a 8.500 rpm e torque máximo de 9,8 N.m a 7.500 rpm.

Motor e desempenho

O motor monocilíndrico de 149 cc opera com sistema OHV de duas válvulas. A potência máxima é de 11,96 cavalos a 8.500 rpm, e o torque de 9,8 N.m a 7.500 rpm, adequado para deslocamentos urbanos.
O motor monocilíndrico de 149 cc opera com sistema OHV de duas válvulas. A potência máxima é de 11,96 cavalos a 8.500 rpm, e o torque de 9,8 N.m a 7.500 rpm, adequado para deslocamentos urbanos.

O motor da Shineray Free 150 EFI é um monocilíndrico de quatro tempos com 149 cc. O modelo possui sistema OHV com duas válvulas e sistema de ignição por injeção eletrônica. O motor é arrefecido a ar, característica comum em motos desse porte.

A potência máxima registrada é de 11,96 cavalos a 8.500 rotações por minuto. O torque máximo é de 9,8 N.m a 7.500 rpm, o que influencia a resposta da moto em retomadas e acelerações em vias urbanas. O câmbio possui cinco marchas, o que permite ajustes de rotação de acordo com o percurso.

A motocicleta atinge velocidade máxima próxima a 90 km/h. O desempenho atende a deslocamentos urbanos e curtas viagens intermunicipais. O sistema de partida é elétrico e também pode ser acionado por pedal, oferecendo uma alternativa caso seja necessário dar partida manualmente.

Chassi, suspensão e freios

A Shineray Free 150 EFI é uma motocicleta voltada para o uso urbano. O modelo chega ao mercado com motor de injeção eletrônica, painel digital e iluminação LED, visando eficiência no consumo.
A Shineray Free 150 EFI é uma motocicleta voltada para o uso urbano. O modelo chega ao mercado com motor de injeção eletrônica, painel digital e iluminação LED, visando eficiência no consumo.

A estrutura da Shineray Free 150 EFI foi projetada para oferecer resistência no uso diário. O modelo conta com rodas de liga leve de 18 polegadas, que contribuem para a estabilidade. A suspensão dianteira possui garfo telescópico, enquanto a traseira utiliza um sistema de duplo amortecedor.

O sistema de freios combina disco na roda dianteira e tambor na traseira. O disco dianteiro proporciona maior eficiência na frenagem, enquanto o tambor traseiro reduz custos de manutenção e facilita a reposição de peças.

O modelo tem peso bruto de 112 kg e capacidade de carga máxima de 150 kg. A altura do assento é de 765 mm, o que permite que condutores de diferentes estaturas encontrem uma posição de pilotagem adequada.

Painel, iluminação e consumo

O painel digital exibe informações como velocidade, conta-giros e indicador de marcha. O modelo possui iluminação em LED, incluindo faróis e setas, além de luz diurna DRL para maior visibilidade.
O painel digital exibe informações como velocidade, conta-giros e indicador de marcha. O modelo possui iluminação em LED, incluindo faróis e setas, além de luz diurna DRL para maior visibilidade.

A Shineray Free 150 EFI conta com um painel 100% digital. O equipamento exibe informações como velocímetro, conta-giros, indicador de marcha e nível de combustível. O formato digital visa facilitar a leitura das informações em diferentes condições de iluminação.

A iluminação do modelo é composta por farol e setas de LED, além de luzes diurnas DRL. Esse sistema contribui para a visibilidade do motociclista em vias urbanas e rodoviárias, especialmente em horários de baixa luminosidade.

O tanque de combustível tem capacidade para 12 litros. O sistema de injeção eletrônica contribui para o consumo eficiente de combustível. A autonomia do modelo varia conforme as condições de uso e a forma de condução do piloto.

Posicionamento e mercado

O mercado de motos 150 cc no Brasil inclui diversas opções. A Shineray Free 150 EFI entra como alternativa acessível, apostando em injeção eletrônica e painel digital para atrair consumidores.
O mercado de motos 150 cc no Brasil inclui diversas opções. A Shineray Free 150 EFI entra como alternativa acessível, apostando em injeção eletrônica e painel digital para atrair consumidores.

O segmento de motocicletas de 150 cc no Brasil é ocupado por modelos de diferentes fabricantes. A proposta da Shineray Free 150 EFI é oferecer um conjunto mecânico simplificado, com injeção eletrônica e painel digital, a um preço competitivo dentro da categoria.

O modelo é direcionado a consumidores que buscam uma moto para deslocamentos urbanos e que priorizam economia de combustível. O custo de manutenção também é um fator que pode influenciar a decisão de compra, considerando que o modelo possui peças compatíveis com outros produtos da marca.

A Shineray Free 150 EFI chega ao mercado em um cenário no qual motos dessa cilindrada são amplamente utilizadas por trabalhadores que atuam com entregas, deslocamentos diários e transporte individual. A aceitação do modelo dependerá da relação custo-benefício oferecida em comparação com as opções disponíveis no setor.

Ficha técnica FREE 150 EFI

Motor

  • Tipo do motor: Monocilíndrico, 4 T, 2 válvulas, OHV
  • Cilindrada: 149 cc
  • Potência máxima: 11,96 cv / 8.500 rpm
  • Torque máximo: 9,8 N.m / 7.500 rpm
  • Câmbio: 5 marchas

Sistema Elétrico

  • Bateria: 12V 6,5Ah
  • Partida: Elétrica/Pedal
  • Ignição: Sistema EFI

Dimensões

  • Comprimento Total: 1935 mm
  • Largura Total: 760 mm
  • Altura Total: 1004 mm
  • Distância entre eixos: 1270 mm
  • Altura do assento: 765 mm
  • Distância do solo: 130 mm

Capacidade

  • Peso bruto: 112 kg
  • Carga máxima: 150 kg
  • Tanque de Combustível: 12 L

Rodas

  • Roda dianteira/Aro: 80/100 – 18”
  • Roda traseira/Aro: 90/90 – 18”

Freios

  • Dianteiro: Disco (Ø=210 mm) com acionamento hidráulico
  • Traseiro: Tambor (Ø=130 mm)

Fonte: Shineray.

O post Nova Moto 150 cc no Brasil: O Que Diferencia a Shineray Free 150 EFI 2025 apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.