Fernanda Borges Martins está de volta para encarar novos desafios

Ser atleta de alto nível exige disciplina e dedicação para conquistar os objetivos. No caso da santa-cruzense Fernanda Borges Martins, do lançamento de disco, a tranquilidade também é o caminho para encarar os novos desafios. Há quatro meses, ela deixou São Caetano do Sul, no ABC Paulista, e retornou à terra natal. A maternidade também pesou na decisão de voltar às origens. Casada com o massoterapeuta esportivo João Soares Martins, é mãe de Maria Cecília, de 1 ano e 4 meses.

“Quis vir para Santa Cruz já em maio, mas devido ao que aconteceu [enchentes], eu voltei em outubro. Decidi principalmente pela criação da minha filha, porque São Paulo é um negócio muito diferente, o ritmo é diferente”, justificou Fernanda, que já projeta o próximo ciclo olímpico para estar em Los Angeles em 2028.

Nesta temporada, a primeira meta é disputar o Sul-Americano em abril, na Argentina. Será um passo importante para o Campeonato Mundial, que ocorrerá em setembro, no Japão.

LEIA TAMBÉM: Ex-Santa Cruz, Pedro Iarley é o novo técnico do São Luiz

Conforme Fernanda, há vantagens em morar no maior estado do País, mas existem outros fatores preponderantes que levam a novas possibilidades na carreira. “Com 20 anos tu tem uma cabeça, com 30 tu tem outra. A partir dos 30, procurei mais tranquilidade. São Paulo exige muito da pessoa, lógico que o alto rendimento está lá, mas nesses anos que estive lá, ganhei muita experiência. Então hoje eu sei como é treinar, competir, estar em alto nível o tempo todo.”

Estar ao lado da família também foi um dos principais motivos para o regresso, após 16 anos, a Linha Travessa. “Aqui tenho a minha base. Em São Paulo, era apenas eu e o meu esposo. Isso só tem a acrescentar”, comentou. A rotina de treinos é bastante puxada para obter bons resultados. São dois turnos de musculação na Crossfit Olympo e trabalho de resistência, preparando não apenas o corpo, mas o aspecto psicológico.

Fernanda e o marido, o massoterapeuta esportivo João Martins são pais de Maria Cecília

“Treinar em alto rendimento não é só o físico, mas o mental. Na hora que você vai competir, tem que ter uma cabeça muito boa. “Preciso disso [tranquilidade]. Em São Paulo, é loucura o tempo todo, é pressão”, disse a atleta da Sogipa, treinada por Gerimar Fernandes. Ela está em busca de apoio de empresas da cidade e região para disputa de futuras competições.

Marido de Fernanda, o massoterapeuta esportivo João Martins salientou a qualidade de vida para morar no Vale do Rio Pardo. Ele trabalha no Comitê Olímpico Brasileiro e traz no currículo dois Jogos Olímpicos (Rio-2016 e Japão-2020), Jogos Pan-Americanos 2015 (Canadá) e 2019 (Peru).

“Meu método é não deixar o atleta se machucar. Tentamos ajudar, dando elasticidade, qualidade, a massagem esportiva hoje é saúde”, reforçou.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Fernanda Borges Martins está de volta para encarar novos desafios appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.