Um roteiro pelo ambiente da produção: em busca da reconstrução

O Rio Grande do Sul viveu, em 2024, a maior catástrofe natural da história. Praticamente todos os municípios gaúchos foram atingidos por cheia destruidora, que carregou o que estava pela frente. Moradias, empresas, estruturas públicas deixaram de existir. No setor primário, não foi diferente. Propriedades foram tomadas pelas águas e onde havia esperança de boa safra resultou o acúmulo de lama.

Mas não falta capacidade de resiliência desses produtores. E a equipe da Gazeta Grupo de Comunicações e da página Fumicultores do Brasil, no Facebook, volta à estrada para mostrar a força de vontade, em especial dos agricultores familiares. Aqueles que perderam tudo, reconstruíram e voltaram a produzir.
As perdas no campo vão além das cheias no Rio Grande do Sul. São anos de estiagem, excesso de granizo, incêndios que poderiam desestimular os produtores. Eles mostram, porém, que é possível, diante de um revés, restabelecer o desenvolvimento da propriedade e garantir bons resultados.

LEIA TAMBÉM: Expedição Os Caminhos do Tabaco começa a 10ª edição no próximo domingo

Além disso, a equipe formada pelo jornalista Marcio Souza, o produtor e agroinfluencer Giovane Luis Weber e o responsável pelas imagens em foto e vídeo, Alan Toigo, mostrará, na 10ª Expedição Os Caminhos do Tabaco, a diversificação na formação da renda dos agricultores e as maneiras que eles utilizam para garantir um bom resultado na atividade. Vai desde o manuseio com o solo até a implantação de equipamentos inovadores.

O trio partirá de Santa Cruz do Sul, direto ao Paraná, na manhã deste domingo, 9, com previsão de retorno somente no próximo final de semana.

A equipe viajará mais de 3,2 mil quilômetros

Com saída às 8 horas da manhã deste domingo, a equipe da 10ª Expedição Os Caminhos do Tabaco percorrerá mais de 3,2 mil quilômetros, começando em Imbituva, no Paraná. Depois serão visitados Rio Azul, ainda em solo paranaense; Vitor Meireles e Witmarsum, em Santa Catarina; e Venâncio Aires, Camaquã e São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul.

LEIA OUTROS TEXTOS DA EXPEDIÇÃO CAMINHOS DO TABACO

The post Um roteiro pelo ambiente da produção: em busca da reconstrução appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.