UCP-PJC abre ano letivo de 2025 com mais de 1,2 mil futuros médicos


Universidade Central do Paraguai é a maior em contingente de acadêmicos em medicina na América Latina. “Sejam muito bem vindos a este país maravilhoso, o Paraguai, terra hospitaleira, de oportunidades. Quem vem para estudar sairá daqui, com toda certeza vitorioso. Sejam bem vindos e bem-vindas à Universidade Central do Paraguai em Pedro Juan Caballero”, exclamou o CEO da UCP-PJC, Carlos Bernardo, durante a solenidade de juramento ao jaleco ocorrida no Centro Tecnológico na manhã desta quarta-feira, 05.
São mais de 1,2 mil novos acadêmicos de medicina recepcionados que lotaram o auditório do Centro Tecnológico da Universidade Central do Paraguai em Pedro Juan Caballero.
Bernardo enfatizou que todos que estão chegando à Universidade Central do Paraguai para trilhar o curso de medicina têm um futuro brilhante pela frente.
“Basta acreditar. O primeiro passo está dado, você já está na nossa universidade. Agora é crescer, acreditar em você a cada novo dia”, disse o CEO da UCP em Pedro Juan Caballero.
“Problemas existirão, com toda certeza. Você terá professores animados, outros mais animados, outros cobrando rendimento. 80% você vai gostar, outros 10% você vai olhar com raiva e outros 10% você vai querer estrangular. Os professores vão exigir desempenho, notas boas, portanto faça o melhor pelos próximos seis anos”, destaca o CEO Carlos Bernardo.
A solenidade de juramento do jaleco contou com a presença de docentes, discentes, diretores da Universidade Central do Paraguai. O gerente administrativo, Newton Luiz de Oliveira deu as boas-vindas desejando pleno êxito a todos os futuros médicos. O diretor de Carreiras da UCP-PJC, José Luiz Castro enfatizou a importância do primeiro dia de aula aos futuros novos médicos.
“Aqui, a partir de agora, terão o início de uma nova etapa em suas vidas, nova caminhada e o esforço de cada um será primordial nesta futura carreira que está sendo iniciada por cada um de vocês”, enfatizou o diretor.
Ele lembrou que durante o curso haverá muitos obstáculos a serem enfrentados. “Mas não se preocupem. Estamos aqui para atender a todos da melhor maneira possível. Queremos que se sintam em casa”, disse.
Dr. Castro falou ainda dos idiomas que os acadêmicos de outras localidades terão no transcorrer do curso.
“Ao final, estarão falando espanhol, guarani e o português”, acrescentou, lembrando que essa diversidade cultural é salutar pois traz a todos uma nova realidade, uma nova perspectiva de futuro.
“A partir de hoje não são mais vocês. Mas terão pela frente o prefixo Dr, o Doutor, Doutora”, lembrou.
A coordenadora de clínicas da UCP-PJC, Dra. Juliana Oliveira deu as boas vindas aos futuros médicos citando o trabalho social desempenhado pelas clínicas desafogando o sistema pública de saúde.
Citou que a UCP-PJC mantém atendimento gratuito a pacientes de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, bem como a disponibilidade de medicamentos básicos.
O juramento do jaleco contou com apresentação cultural da Banda Municipal da intendência (prefeitura) de Pedro Juan Caballero, da cantora Natália Cabrera e ao final os futuros médicos deram o “Sim” à nova profissão abraçada, a de médico formado na Universidade Central do Paraguai em Pedro Juan Caballero.
Além do CEO da UCP-PJC, Carlos Bernardo, formaram parte da Mesa o gerente-administrativo Newton Luiz de Oliveira, diretor Acadêmico, Dr. Lluery José Ugalde Nuñez, diretor de Carreiras, Dr. José Luiz Castro Medina, além de coordenadores do curso de medicina nos vários semestres.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.