Das tentativas de tornar-se jogador, Gabriel Dutra seguiu o caminho de treinador

Aos 28, Gabriel Dutra vai estrear no comando do Avenida nesta quarta-feira, 5, diante do Caxias. A partida no Estádio dos Eucaliptos, pela quinta rodada do Gauchão, está marcada para 19 horas. O novo treinador sabe das dificuldades que irá enfrentar. A equipe soma um ponto e tem a pior campanha no momento.

Contudo, apesar da pouca idade, Dutra acumula uma bagagem de conhecimentos e experiências. Natural de Vacaria, desde muito cedo, projetava atuar profissionalmente na área do futebol. Gabriel é filho de Valdir Dutra, 58 anos, vendedor de uma loja de materiais de construção, e de Maria de Oliveira Dutra, 62 anos, contadora.

Os primeiros contatos com o futebol foram com a turma da rua onde morava, na escola e também nas escolinhas de futebol da cidade. Jogou futsal até os 16 anos, quando encerrou o Ensino Médio. Após o insucesso em algumas avaliações e peneiras, decidiu arriscar uma carreira na comunicação. Atuou sem remuneração na assessoria de imprensa do Glória, foi menor aprendiz e contratado da Rádio Esmeralda e posteriormente passou a fazer parte da equipe esportiva da Rádio Fátima, em 2013.

Em atuação pela Rádio Fátima, de Vacaria
Foto: Arquivo Pessoal

Neste período, decidiu que seguiria o caminho esportivo. Em 2015, passou no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para o bacharelado de Educação Física. Já em Florianópolis, teve a oportunidade de treinar equipes universitárias e amadoras, além de fazer parte do time de futsal da instituição. Ingressou no recém criado Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Futebol e Futsal e por meio de um processo seletivo, tornou-se integrante do Núcleo de Inteligência do Futebol (NIF) do Avaí, em 2016.

Até 2021, Dutra atuou na função de analista de desempenho. No período, foram três acessos da Série B para o Brasileirão e dois títulos catarinenses. Depois disso, inserido no universo do futebol, decidiu que seria o momento de atuar no campo. O início da trajetória foi como auxiliar de Fabiano Daitx, que o concedeu oportunidades. Juntos, estiveram no Novo Hamburgo, Azuriz, São Luiz, Brasil de Pelotas e Gaúcho. Como treinador, Dutra já acumula trabalhos no sub-20 do Fortaleza e Glória.

Além do amor pela profissão que escolheu, Dutra se destaca pela atualização constante. Assiste diversos jogos, faz estudos técnicos e táticos, coleta informações sobre atletas, além de conversar diariamente com outros treinadores e dirigentes. O jovem vacariano trilha um caminho para conquistar vitórias com as equipes que comanda e para obter sucesso na carreira iniciada há pouco tempo.

Gabriel Dutra no Brasil, ao lado de Fabiano Daitx e do preparador físico Lincoln Bender
Foto: Gabriel Xavier/Brasil

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Das tentativas de tornar-se jogador, Gabriel Dutra seguiu o caminho de treinador appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.