Projeto JAQ é destaque no Valor Econômico

Em mais uma edição que destaca líderes e inovações no setor econômico, o renomado jornal Valor Econômico entrevistou o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik. A reportagem, que virou capa da edição de segunda-feira (3), aborda o Projeto JAQ, uma ambiciosa iniciativa de desenvolvimento de embarcações movidas a hidrogênio verde, que promete revolucionar o transporte marítimo no mundo e reduzir significativamente as emissões de gases poluentes.

Veja também
5 destinos paulistas vão ganhar centros de visitação subaquáticos
Marinha e especialistas se unem para combater coral invasor na Baía de Todos-os-Santos
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube

O projeto é liderado pelo Parque Tecnológico Itaipu em parceria com a JAQ Apoio Marítimo, uma das divisões do Grupo Náutica, e engloba duas embarcações: a Explorer H1 e a Explorer H2.

Documento que firmou a parceria entre o JAQ e o Itaipu Parquetec, na abertura do Boat Show de Foz. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

A embarcação Explorer H1, com 36 metros de comprimento, está equipada com sistema de hidrojatos para navegação em águas rasas e será apresentada na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em novembro, em Belém (PA). Atualmente, encontra-se no Estaleiro INACE, em Fortaleza (CE).

Explorer H1. Foto: Divulgação

Já a Explorer H2, com 50 metros de comprimento, está em desenvolvimento no Estaleiro do Arpoador, no Guarujá (SP), e será destinada ao apoio de operações de mergulho e coleta de dados hidrográficos e oceanográficos. Após a apresentação da Explorer H1, a segunda fase do projeto focará na finalização e entrega da Explorer H2.

Essa vai ser uma solução para o nosso país, que já fez os carros movidos a álcool há 30 anos. O etanol é mais limpo que a própria bateria e é coisa do Brasil– afirmou Paciornik ao Valor Econômico

Ele enfatizou também a importância de iniciativas como essa para a educação, já que, após o desenvolvimento, ambas as embarcações serão transformadas em laboratórios flutuantes, salas de aula e plataformas tecnológicas para fomentar a pesquisa, a educação ambiental e a preservação dos biomas brasileiros.

Um grande líder do setor

Ernani conta com uma vasta experiência e visão estratégica no setor náutico. Essa trajetória é marcada por grandes realizações no desenvolvimento desse mercado, que inclui, por exemplo, a organização dos renomados Boat Shows — os maiores eventos do gênero da América Latina –, responsáveis por mais de 70% dos negócios gerados com a náutica de lazer no país.

Além disso, realiza congressos internacionais, envolvendo líderes públicos e especialistas para discutirem e implementarem programas e ações em prol à náutica.

 

O Grupo Náutica também concentra a Metalu, responsável pela fabricação e instalação de estruturas náuticas inovadoras, e é destaque por meio da Revista Náutica, principal publicação especializada do país, que concentra as informações de alta relevância e dados da náutica brasileira.

São Paulo Boat Show. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

O Projeto JAC é mais uma de suas muitas iniciativas neste mercado, responsável por alta movimentação econômica e geração de empregos.

 

Apenas nos Estados Unidos, para se ter uma ideia, só a náutica de lazer gera mais de 820 mil postos de trabalho, segundo dados da National Marine Manufacturers Association (NMMA). Há também um grande potencial no Brasil a ser explorado, sem contar com inovações tecnológicas e sustentáveis, como é o caso do novo projeto de exploração do “hidrogênio verde” do Grupo.

 

Sua liderança é um exemplo de como a indústria náutica pode se desenvolver e buscar soluções diferenciadas.

 

O post Projeto JAQ é destaque no Valor Econômico apareceu primeiro em Náutica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.