Agricultores preparam mobilização pedindo por ações após estiagem

Os agricultores familiares gaúchos farão mobilização no próximo dia 17 em 14 regiões do Estado afetadas pela seca, que já causa perdas irreversíveis na produção de soja, milho e pecuária. A decisão foi tomada em reunião convocada pela Fetag na última quinta-feira, 30, em Ijuí. Até agora, 54 municípios já decretaram situação de emergência e ao menos 2,5 mil famílias estão sem água. O Vale do Rio Pardo será uma das regiões que sediará as manifestações, com mobilização prevista para ocorrer em Santa Cruz do Sul. Cada região organiza suas ações individualmente.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, deputado estadual Elton Weber (PSB), participou da reunião e concedeu entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9. Segundo o parlamentar, há necessidade de uma securitização de 12 anos, com prazos de carência e condições especiais para pagar. “Esta pauta já havia sido iniciada no passado e agora não tem mais volta. O governo Federal precisa, através de seus mecanismos, criar uma securitização como já houve no passado. Isso não é novidade, durante 20 anos não se tinha mais securitização e agora o setor primário precisa novamente, seja o agricultor familiar, o médio ou o maior”, destacou.

LEIA TAMBÉM: Janeiro termina como o mês mais seco nos últimos seis anos

Da mesma forma, Weber solicita uma mobilização maior em relação ao seguro agrícola. “Não dá para colocar limite em seguro agrícola e não tem como fazer corte orçamentário”, reforçou. O segmento também cobra a revisão de mudanças no Proagro que excluíram grande parte dos agricultores na última safra e já comprometem o Pronaf no Estado.

O parlamentar aponta que os agricultores aguardam por ações efetivas. “As pessoas estão esperando uma palavra e um posicionamento de que vai haver uma ajuda, vai vir alguma coisa ao encontro da necessidade deles. E isto é o que nós estamos propondo junto com as entidades, e vamos estar trabalhando para que isso aconteça, porque caso contrário, a gente pode ter mais êxodo rural ainda”, alertou o deputado. Por isso, pede uma união mais forte entre os governos Federal e do Estado, com programas voltados à irrigação.

LEIA TAMBÉM: Coomcat sugere à Prefeitura criação de um centro de tratamento de resíduos sólidos

Entre a tarde desta segunda, 3, e a manhã de terça-feira, 4, Elton Weber pretende entregar um documento ao novo presidente da Assembleia Legislativa, Pepe Vargas (PT), pedindo imediatamente que vá a Brasília nas próximas semanas para começar a trabalhar as ações devido à estiagem. “Em abril, maio, começam já de novo os vencimentos de financiamentos de Proagro. Então a coisa urge, a situação é grave e ela tende a se agravar. Eu gostaria e todos nós gostaríamos que chovesse pelo Estado todo à vontade, mas as previsões não são bem estas”, analisou.

Confira a entrevista completa com Elton Weber:

Colaboraram Carina Weber e Lucas Malheiros. Com informações da assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Agricultores preparam mobilização pedindo por ações após estiagem appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.