Bombeiros voluntários de Passo do Sobrado participam de intercâmbio

Dois bombeiros voluntários representam Passo do Sobrado em um intercâmbio realizado no Chile e na Argentina. Há cerca de quinze dias, o casal – Selvino Ignacio da Silva, 63 anos, e Lisete Klein, 56 – partiu rumo à Argentina e encontra-se na cidade de Ushuaia, no quartel dos bombeiros voluntários. Os dois não sabem até quando ficarão em ambos os países, mas permanecerão pelo tempo necessário para garantir novos aprendizados sobre a função. 

Selvino, que comanda os bombeiros voluntários de Passo do Sobrado, explica que a ideia dos intercâmbios entre os países não é nova. Integrante do Centro de Treinamento Internacional Life Support Brasil (CTILSB), junto de sua esposa, ele conta que possui contato com pelo menos 16 países das américas Central e Latina. “Estamos sempre fazendo um intercâmbio, quando vai um grupo para o Brasil, eles aprendem sobre diversas técnicas. Vem pessoas de vários países”, relata.

LEIA TAMBÉM: DNIT alerta para serviços de manutenção na BR-290 e na BR-471 a partir desta segunda-feira

Entre o Chile e a Argentina, o casal visitará os quartéis dos bombeiros voluntários, acompanhará as atividades, além de trocar ideias e participar das ações. Selvino conta que os países foram escolhidos devido ao predomínio do voluntariado. “No Brasil, os bombeiros militares são a maioria, eles ganham pelo trabalho. Aqui, eles trabalham há quase um século e não ganham nada”, explica. 

Selvino salienta que a experiência é bastante positiva. Diz que todos os colegas de farda os receberam muito bem nos quartéis que já visitaram. “Não imaginava que ainda há pessoas que se dispõem com responsabilidade e dedicação para fazer trabalhos voluntários”, evidenciou. Ele conta que nos países vizinhos os bombeiros possuem diversas regras, motivo pelo qual o casal se encantou com o esforço dos companheiros. 

Dedicação

Selvino relembra que ingressou nos bombeiros voluntários de Passo do Sobrado por acaso. Ele atua como voluntário há 30 anos e busca ajudar onde há necessidade. Na equipe de bombeiros, ele está há quase seis anos. Além de Passo do Sobrado, já morou em outras cidades por conta do seu trabalho na área da construção civil. “Por ser autônomo, posso ajudar mais vezes e em horários que talvez outras pessoas com carteira assinada não podem”, contou. Para ele, os bombeiros voluntários são como uma família. “Todos são importantes na função, cada um exercendo a sua.” 

LEIA MAIS DE REGIONAL

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Bombeiros voluntários de Passo do Sobrado participam de intercâmbio appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.