Etanol se torna mais econômico que gasolina em seis estados e no DF

O aumento no preço da gasolina e do diesel, que entrou em vigor neste sábado, impactou diretamente a competitividade do etanol em diversos estados brasileiros. De acordo com os dados mais recentes da Agência Nacional do Petróleo (ANP), coletados até 25 de janeiro, abastecer com etanol tornou-se mais econômico em cinco estados e no Distrito Federal. O critério utilizado para essa comparação é quando o custo do etanol representa até 70% do valor da gasolina, compensando o menor rendimento energético do biocombustível.

Pontos Principais:

  • Etanol é mais vantajoso em seis estados e no Distrito Federal.
  • O aumento do ICMS elevou o preço da gasolina em R$ 0,10 por litro.
  • Reajuste da Petrobras aumentou o preço do diesel em R$ 0,22 por litro.
  • O etanol compensa quando custa até 70% do preço da gasolina.

A elevação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) foi o principal fator que influenciou essa mudança. Com o reajuste, o preço da gasolina subiu R$ 0,10 por litro, enquanto o diesel teve um aumento de R$ 0,06. Esses valores se somam ao reajuste nas refinarias da Petrobras, que também elevou o preço do diesel em R$ 0,22 por litro. Assim, a análise de custo-benefício entre os combustíveis ganhou relevância para motoristas em todo o país.

O aumento do ICMS sobre combustíveis elevou o preço da gasolina e do diesel em todo o Brasil, fazendo com que o etanol se tornasse mais vantajoso em algumas regiões - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O aumento do ICMS sobre combustíveis elevou o preço da gasolina e do diesel em todo o Brasil, fazendo com que o etanol se tornasse mais vantajoso em algumas regiões – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal e Acre, o preço do etanol está abaixo desse limite de 70%, o que o torna uma opção mais barata para os consumidores. No entanto, a situação varia em outras regiões, exigindo uma análise detalhada por parte dos motoristas.

Estados onde o etanol é mais vantajoso

O etanol é mais vantajoso em seis unidades da federação, considerando a média de preços estaduais divulgada pela ANP. Nesses locais, o preço do biocombustível está abaixo de 70% do valor da gasolina, compensando o fato de o etanol ter aproximadamente 30% menos energia por litro. Isso significa que, embora o consumo de etanol seja maior, o custo final por quilômetro rodado é inferior ao da gasolina.

Os estados onde o etanol é mais vantajoso são:

  • São Paulo
  • Paraná
  • Mato Grosso do Sul
  • Mato Grosso
  • Distrito Federal
  • Acre

Em cada uma dessas regiões, os motoristas podem economizar ao optar pelo etanol, especialmente em veículos mais modernos, que otimizam o consumo desse tipo de combustível. No entanto, é importante considerar que os preços podem variar entre diferentes postos de combustíveis dentro do mesmo estado.

Estados com preços quase equivalentes

Em alguns estados, a diferença entre o preço da gasolina e do etanol é mínima, o que resulta em um quase empate na análise de custo-benefício. Nessas situações, fatores como o desempenho do veículo e o preço específico em cada posto de combustível podem influenciar a decisão do motorista.

Os estados com preços quase equivalentes são:

  • Minas Gerais
  • Espírito Santo
  • Paraíba
  • Amazonas

Nessas regiões, a análise deve ser feita com base no consumo individual do veículo. Automóveis mais eficientes no uso do etanol podem tornar esse combustível mais vantajoso, enquanto outros modelos podem apresentar melhor desempenho com a gasolina.

Estados onde a gasolina é mais vantajosa

Em grande parte do território brasileiro, a gasolina continua sendo o combustível mais vantajoso. Isso ocorre porque, mesmo com o aumento do ICMS e outros reajustes, o preço do etanol não atinge a competitividade necessária para superar a gasolina.

Os estados onde a gasolina é mais vantajosa são:

  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul
  • Bahia
  • Ceará
  • Pernambuco
  • Goiás
  • Pará
  • Santa Catarina
  • Maranhão
  • Alagoas
  • Sergipe
  • Piauí
  • Rio Grande do Norte
  • Tocantins
  • Rondônia
  • Amapá
  • Roraima

Nessas localidades, o custo do etanol supera o limite de 70% do preço da gasolina, tornando o combustível fóssil uma escolha mais econômica para os motoristas.

Como calcular o combustível mais vantajoso

Para determinar qual combustível é mais vantajoso, os motoristas podem seguir um cálculo simples. Basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7 (ou 70%). Se o preço do etanol for inferior a esse valor, o biocombustível será a opção mais econômica.

Além disso, o desempenho do veículo deve ser considerado. Nos automóveis mais modernos, a relação entre o consumo de gasolina e etanol é exibida no painel como uma função de autonomia. Em veículos mais antigos, o cálculo pode ser feito manualmente com os seguintes passos:

  • Encher o tanque do veículo.
  • Anotar a quilometragem inicial.
  • Ao reabastecer, registrar a nova quilometragem e o volume de combustível consumido.
  • Dividir a diferença entre as quilometragens pelo volume abastecido para obter o consumo médio.

Esses dados permitem uma comparação precisa entre os custos do etanol e da gasolina, garantindo que o motorista escolha a opção mais econômica.

Impactos do aumento do ICMS nos combustíveis

O aumento do ICMS, que começou a valer neste sábado, foi decidido pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) em outubro de 2024. O imposto sobre a gasolina subiu de R$ 1,37 para R$ 1,47 por litro, enquanto o do diesel aumentou de R$ 1,06 para R$ 1,12 por litro. Esse reajuste ocorre em um contexto de defasagem dos preços praticados pela Petrobras em relação ao mercado internacional.

Além disso, o preço do diesel foi impactado pelo reajuste da Petrobras nas refinarias, elevando o custo médio para R$ 3,72 por litro. Esse aumento afeta diretamente o preço final ao consumidor, que já paga em média R$ 6,17 pelo diesel S10.

O gás de cozinha, por outro lado, teve uma redução no imposto, com o valor por botijão de 13 kg caindo de R$ 18,33 para R$ 18,07. No entanto, o impacto dessa redução no preço final ainda dependerá das políticas de repasse dos distribuidores e revendedores.

Consequências econômicas dos reajustes

O aumento nos preços dos combustíveis tende a ter efeitos em cascata na economia. O diesel, utilizado principalmente no transporte de cargas, influencia o custo de diversos produtos, incluindo alimentos. Essa pressão sobre os preços pode contribuir para a inflação, que já havia superado o teto das metas em 2024, com destaque para o aumento nos preços do etanol (1,92%), óleo diesel (0,97%) e gasolina (0,54%).

A defasagem entre os preços internos e o mercado internacional também é uma preocupação. De acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), na última sexta-feira, a gasolina estava R$ 0,17 abaixo do preço internacional, enquanto o diesel apresentava uma defasagem de R$ 0,54, mesmo após o reajuste de R$ 0,22.

Essa situação coloca o governo e a Petrobras em uma posição delicada, equilibrando a necessidade de manter preços competitivos e a pressão para controlar a inflação. A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, já comunicou ao presidente Lula sobre a necessidade de reajustes, destacando os desafios enfrentados pela estatal no atual cenário econômico.

Fonte: G1, Oglobo e Revistaoeste.

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