O SUV elétrico da Huawei, Changan Avatr 11, é testado no Brasil

O mercado de veículos elétricos no Brasil pode receber em breve o Avatr 11, um SUV elétrico desenvolvido em parceria entre as empresas chinesas Changan, CATL e Huawei. O modelo foi recentemente flagrado circulando em território brasileiro sem camuflagem, o que alimenta especulações sobre seu possível lançamento no país. Apesar da ausência de confirmação oficial, a presença do veículo em solo nacional indica uma forte possibilidade de sua introdução no mercado local.

Pontos Principais:

  • SUV elétrico desenvolvido por Changan, CATL e Huawei foi flagrado no Brasil.
  • O modelo possui autonomia de até 710 km com baterias de 90 kWh e 116 kWh.
  • Equipado com dois motores elétricos, entrega 586 cavalos e vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.
  • Inclui tecnologia avançada com três sensores LiDAR e sistema de assistência ao motorista.

Motorização e desempenho

O Avatr 11 foi apresentado pela primeira vez em 2022 e já se destacou no mercado asiático pelas suas características técnicas e construção. O SUV é produzido na cidade de Chongqing, na China, e começou a ser fabricado em 2023. A expectativa é que, caso seja lançado no Brasil, o modelo concorra diretamente com outros veículos elétricos premium disponíveis no mercado, como o Zeekr 001.

Design e dimensões do Avatr 11

O Avatr 11, SUV elétrico desenvolvido por Changan, CATL e Huawei, foi visto no Brasil sem camuflagem, aumentando as chances de um lançamento oficial no mercado nacional.
O Avatr 11, SUV elétrico desenvolvido por Changan, CATL e Huawei, foi visto no Brasil sem camuflagem, aumentando as chances de um lançamento oficial no mercado nacional.

O Avatr 11 possui 4,88 metros de comprimento e um design que combina elementos futuristas com soluções aerodinâmicas. Entre as características externas, destacam-se as linhas minimalistas e as portas traseiras quase planas, que contribuem para a eficiência aerodinâmica do veículo. A carroceria segue o formato de um SUV cupê, o que confere ao modelo um perfil mais esportivo.

No interior, o Avatr 11 é configurado para quatro ou cinco ocupantes. A versão com quatro lugares oferece bancos traseiros separados por um túnel central, que conta com compartimentos de armazenamento. O acabamento do interior utiliza materiais de alta qualidade e incorpora tecnologia de ponta, incluindo um painel com três telas digitais e um elemento em formato de turbina que se ilumina com comandos de voz.

Além disso, o Avatr 11 integra três sensores LiDAR desenvolvidos pela Huawei, responsáveis por garantir sistemas avançados de assistência ao motorista. Esses sensores permitem que o veículo ofereça recursos como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e assistência na manutenção de faixa.

Desempenho e motorização elétrica

Equipado com dois motores da Huawei, o Avatr 11 entrega 586 cavalos de potência e acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, rivalizando com modelos como o BYD Seal.
Equipado com dois motores da Huawei, o Avatr 11 entrega 586 cavalos de potência e acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, rivalizando com modelos como o BYD Seal.

O Avatr 11 é equipado com dois motores elétricos da Huawei, que juntos proporcionam uma potência combinada de 586 cavalos e um torque de 66,1 kgfm. Essa configuração permite que o SUV acelere de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, colocando o modelo em uma categoria de desempenho comparável a veículos esportivos. Há também uma versão monomotor do Avatr 11, mas essa configuração deve ser restrita ao mercado interno chinês.

A autonomia do Avatr 11 é um dos seus principais destaques. O SUV utiliza baterias fornecidas pela CATL, disponíveis em duas capacidades: 90 kWh e 116 kWh. Com essas baterias, o veículo pode alcançar até 710 km de autonomia no ciclo chinês CLTC, embora esse número possa ser inferior quando avaliado pelo ciclo europeu WLTP, que é mais rigoroso.

A plataforma utilizada no Avatr 11 é a CHN, desenvolvida em conjunto pelas três empresas parceiras. Essa plataforma inteligente é projetada para maximizar a eficiência energética e oferecer suporte a tecnologias avançadas de conectividade e assistência ao motorista.

Possível lançamento no Brasil e impacto no mercado

O interior do Avatr 11 conta com acabamento premium, três telas no painel e um elemento iluminado por comandos de voz, além de opções para quatro ou cinco ocupantes.
O interior do Avatr 11 conta com acabamento premium, três telas no painel e um elemento iluminado por comandos de voz, além de opções para quatro ou cinco ocupantes.

Embora ainda não haja confirmação oficial sobre o lançamento do Avatr 11 no Brasil, os recentes flagrantes do modelo no país indicam uma forte possibilidade de sua chegada. Caso o lançamento se concretize, o SUV deverá atrair consumidores interessados em veículos elétricos premium, especialmente aqueles que buscam alta performance e tecnologia de ponta.

O Avatr 11 competirá com outros modelos elétricos disponíveis no Brasil, como o Zeekr 001, que já conquistou espaço no segmento de veículos de luxo. A entrada do SUV no mercado brasileiro também reforça a presença crescente da indústria automobilística chinesa no setor global de veículos elétricos.

A introdução do Avatr 11 no Brasil pode ter impacto significativo no desenvolvimento do mercado local de veículos elétricos, que ainda está em expansão. A resposta do público e o desempenho em vendas serão fatores determinantes para avaliar o sucesso do modelo no país.

Colaboração entre três das maiores empresas chinesas

Construído sobre a plataforma inteligente CHN, o Avatr 11 é produzido em Chongqing, na China, com as primeiras unidades saindo da linha de montagem a partir de 2023.
Construído sobre a plataforma inteligente CHN, o Avatr 11 é produzido em Chongqing, na China, com as primeiras unidades saindo da linha de montagem a partir de 2023.

O Avatr 11 representa uma colaboração entre três das maiores empresas chinesas no setor automotivo e tecnológico. Com design moderno, tecnologia avançada e desempenho competitivo, o SUV tem potencial para se destacar no mercado brasileiro de veículos elétricos. A decisão sobre o lançamento oficial no Brasil ainda não foi anunciada, mas os sinais indicam que a chegada do modelo é uma possibilidade real.

A presença do Avatr 11 no Brasil pode influenciar a aceitação de veículos elétricos chineses no mercado local, além de impulsionar a competitividade no segmento de automóveis premium. A evolução do mercado de veículos elétricos no Brasil será fundamental para o sucesso de modelos como o Avatr 11.

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Fonte: Olhardigital, AutoEsporte e Insideevs.

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