Bolinhas misteriosas aparecem em praias da Austrália e intrigam autoridades

Em Sydney, capital da Austrália, autoridades locais estão investigando o motivo da aparição de centenas de bolinhas misteriosas nas praias da cidade. Ao todo, nove praias chegaram a ser fechadas por segurança, e orientação das autoridades é que banhistas não toquem no material em nenhuma hipótese.

Veja também
Prefeitura do Rio de Janeiro intensifica blitze contra caixas de som nas praias
Baleias de papinho? Esse é o novo palpite para sons misteriosos no Oceano Ártico
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube

A determinação para o fechamento das praias de modo temporário veio do Conselho de Northern Beaches, e incluiu até mesmo as mais famosas, como Manly e Bondi — que recebem uma alta quantidade de visitantes nesta época do ano. Dois dias depois, porém, a medida foi revogada, uma vez que a maioria delas “voltou ao normal” — Dee Why foi a última a reabrir ao público.

 

Melhor ficar longe

Os objetos se assemelham ao mármore, com cores entre o branco e o cinza. Estudos realizados nas bolinhas indicaram a presença de bactérias presentes nas fezes de animais e humanos, além de ácidos graxos saturados (um tipo de gordura). Anteriormente, hidrocarbonetos também haviam sido identificados.

Foto: Facebbok Northern Beaches Council/ Reprodução

Foram encontradas ainda bactérias coliformes fecais (presentes em grandes quantidades no intestino de humanos e animais de sangue quente), além de fragmentos de rochas vulcânicas, como pedra-pomes, e a bactéria Escherichia coli, conhecida por causar diarreia.

Ainda não há, contudo, nada que comprove de onde veio o objeto misterioso. Para isso, será feita uma segunda análise de outras amostras, que deve reforçar mais informações sobre as bolinhas. A expectativa é que os novos estudos ajudem a rastrear a origem e como elas foram parar nas praias.

 

Em comunicado, a Northern Beaches Council disse ter sido alertada sobre novos detritos pela Agência de Proteção Ambiental de Nova Gales do Sul (EPA). Além disso, a população foi orientada a entrar em contato com as autoridades caso avistasse as “bolas de gude”.

A terra do mistério

Não é de hoje que a Austrália enfrenta uma onda de objetos misteriosos. Em outubro de 2024, oito praias foram fechadas por vários dias e uma limpeza em massa foi ordenada depois que milhares de depósitos pretos começaram a aparecer na costa.

Foto: Facebook Northern Beaches Council/ Reprodução

Na ocasião, os testes autorizados pelas autoridades determinaram que as bolinhas provavelmente eram resultado de um vazamento de esgoto. Tal objeto continha desde moléculas de óleo de cozinha e espuma de sabão até medicamentos para pressão arterial, cabelo e até metanfetamina.

 

Porém, a Sydney Water (agência que fornece água para a capital da Austrália e arredores) declarou que não havia problemas conhecidos com os sistemas de resíduos da cidade. Logo, as autoridades ainda não sabem a origem do objeto misterioso e, na falta de um, agora as praias têm dois mistérios.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

O post Bolinhas misteriosas aparecem em praias da Austrália e intrigam autoridades apareceu primeiro em Náutica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.