Jorginho Mello anuncia a tão aguardada reforma administrativa nesta sexta

Foto: Roberto Zacarias/Secom

 

 

Finalmente a aguardada reforma administrativa prometida por Jorginho Mello (PL) desde o final do ano passado irá sair. E será nesta sexta-feira (24), na Casa da Agronômica, que o governador anunciará seu novo secretariado.

 

As mudanças já causam expectativas e podem dar novo rumo à corrida política catarinense. Isto porque o acordo com o MDB estará oficialmente quebrado e o partido pode pender para outro lado. Também não há ainda a confirmação de Antídio Lunelli (MDB) na Secretaria de Agricultura. Somente Jerry Comper (MDB) deve se manter na base do governo.

 

Quanto aos nomes confirmados, o destaque vai para o secretário de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis e responsável pelas redes e ascensão de Topázio Neto (PSD), Bruno Oliveira. Ele assume o cargo que é, até então, de João Paulo Gomes Vieira, que deve ser realocado dentro do Governo, provavelmente como adjunto de Oliveira, que é a aposta de Jorginho para a campanha de 2026, tanto pelo talento de Bruno, visto seu histórico na prefeitura, com Gean e o próprio Topázio, que passou a ser nacionalmente conhecido como o prefeito Tiktoker, quanto pelo reforço no apoio do prefeito Topázio.

 

A Casa Civil, pasta pretendida por Carlos Chiodini (MDB), será assumida pelo atual diretor do Detran SC, Kennedy Nunes. O órgão ficará sob a responsabilidade de Ricardo Miranda, que hoje é adjunto de Kennedy.

 

Outra surpresa é a oficialização de Catiane Seif como secretária de Turismo. Ela, que era adjunta, já estava como interina desde que Evandro Neiva saiu para assumir o turismo em Balneário Camboriú, a convite da prefeita Juliana Pavan (PSD). Até então, o nome dado como certo para o cargo era o de Fabrício Oliveira (PL), que sempre esteve em alta consideração de Jorginho, prova disto foi o fato dele ter ido contra a indicação da bancada peelista para apoiar o candidato de Fabrício, Peeter Grando, nas últimas eleições.

 

Corre nos bastidores que Adeliana Dal Pont (PL) poderá assumir a Secretaria de Assistência Social. Se isso acontecer, Jorginho ainda terá que arranjar lugar para Mário Hildebrandt (PL), que não se reelegeu em Blumenau.

 

Quem também deve voltar para a base governista é Ricardo Guidi (PL), que saiu para tentar a cadeira de prefeito de Criciúma, mas não deu.

 

É, o trabalho do governador para nomear aliados e apoiadores está só no início e ainda pode definir seu futuro político. Não será fácil.

 

Lista Sêxtupla

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, realizou a primeira visita institucional à nova diretoria da seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC). Ele aproveitou o momento para entregar ao presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, o ofício que pede à entidade a organização da lista sêxtupla de nomes escolhidos pela advocacia para concorrer a vaga de desembargador ou desembargadora pelo quinto constitucional. A vaga decorre da aposentadoria do desembargador Sebastião César Evangelista e, até o momento, o deputado Ivan Naatz, o procurador Márcio Vicari, Sabine Müller e Willian Medeiros de Quadros concorrem à vaga.

 

Reorganização

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) publicou estabeleceu um prazo de 180 dias para que a Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) comprove que realizou reorganização da estrutura de cargos efetivos no quadro de pessoal e que adotou medidas para o preenchimento de vagas relacionadas às suas categorias funcionais por meio de concurso público, além de observar as regras que regem as contratações temporárias. A Sejuri tem um prazo de 60 dias para apresentar um plano de ações com a identificação designando os responsáveis por cada atividade e estabelecendo prazos.

 

Oportunidade

Com um mercado de trabalho aquecido e em constante crescimento, Santa Catarina oferece atualmente 8.672 vagas de emprego em diversas áreas e setores através do Sine. Destas, 177 são destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência (PCD). As vagas estão espalhadas por todas as regiões de Santa Catarina, com destaques que chamam atenção pela quantidade de postos oferecidos. A Grande Florianópolis, por exemplo, conta com 2.447 vagas, sendo Tijucas a cidade com o maior número de oportunidades, totalizando 1.316.

 

Emergência

O município de Governador Celso Ramos teve sua situação de emergência por conta das chuvas reconhecida e já pode solicitar recursos do governo federal para ações de Defesa Civil. Os recursos podem ser destinados a compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal, entre outros. A Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano e a Defesa Civil de Santa Catarina ainda avaliam os danos causados, mas os moradores que tiveram sua residência afetada podem solicitar auxílio aluguel.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.