Projeto de concessão da RSC-453 prevê duplicação

A comunidade de Venâncio Aires e região terá a oportunidade de conhecer, discutir e apresentar sugestões para o projeto de concessão da rodovia RSC-453, que inicia no trevo de acesso principal ao município, no entroncamento com a RSC-287, e conecta os vales do Rio Pardo e Taquari. A audiência pública ocorrerá na sexta-feira, a partir das 14h30, no Plenário Vicente Schuck, da Câmara de Vereadores de Venâncio. A reunião com líderes regionais e comunidade é uma proposta da Secretaria da Reconstrução Gaúcha.

Com a previsão da duplicação, de acordo com a Prefeitura de Venâncio, há a necessidade de intersecções na via para passagem de pedestres e obras para adequação ao Plano Diretor. Algumas passagens de níveis, elevadas e passarelas no trecho de 29 quilômetros de Venâncio a Lajeado estão incluídas no projeto.

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Além disso, diferentemente do que prevê o projeto, o poder público de Venâncio solicitará que apenas um pedágio com sistema free flow, com cobrança em fluxo livre, seja instalado. Para o trecho a previsão é de dois prontos de cobrança em fluxo livre, um no quilômetro 10, entre Venâncio e Mato Leitão, e outro no quilômetro 26, em Cruzeiro do Sul.

“Vamos reapresentar nossas indicações de obras e melhorias na RSC-453 no trecho de Venâncio, que já levamos em 2022 e seriam nossas prioridades”, diz o prefeito Jarbas da Rosa.

O vice-presidente regional da Federasul, Ivandro Carlos da Rosa, salienta que a duplicação de todo o trecho se faz necessária pelo volume de veículos nos 29 quilômetros. “Um levantamento feito no quilômetro 10 e outro no quilômetros 26 apontaram que em ambos são cerca de 12 mil veículos por dia. Então, apenas os 6 quilômetros de duplicação previstos no projeto de 2022, no trecho urbano de Venâncio, não seriam suficientes.”

Ivandro, que já presidiu a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC), conta que desde 2012 a entidade realiza estudos acerca da necessidade de duplicação do trecho de Venâncio a Muçum.

“Hoje o projeto contempla, nos cinco primeiros anos, a duplicação nas imediações do trevo de Mato Leitão. Depois, no sexto ano, o trecho de Mato Leitão a Lajeado. E por fim, no sétimo ano, de Venâncio até o trevo da RSC-287. Ou seja, o projeto atende bem melhor no quesito obras do que o apresentado anos atrás.”

Bloco 2

O encontro em Venâncio Aires faz parte de um cronograma de ações para consulta pública sobre o projeto de concessão de rodovias do Bloco 2, com estradas no Vale do Taquari e Região Norte, entre as quais a que passa pela Capital do Chimarrão.

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“É o momento de encaminhar sugestões e obter esclarecimentos, pois é uma obra complexa e completa. Então, vai demandar acompanhamento e gerar um impacto forte para moradores lindeiros e usuários. Lembrando que é um contrato de 30 anos”, ressalta Ivandro Carlos da Rosa.

Após a reunião pública, durante 30 dias serão feitos ajustes. Sugestões podem ser encaminhadas à futura concessão pelo e-mail [email protected]. Conforme a secretaria estadual, todos os questionamentos serão respondidos pela equipe técnica responsável pelas parcerias público-privadas.
Além de Venâncio Aires, Passo Fundo e Lajeado sediarão audiência pública. Em meados de maio, devem ser apresentadas as propostas e feito o leilão.

O Bloco 2, para o qual será feito o projeto de concessão pública, abrange 32 municípios, com total de 414,91 quilômetros de extensão. A concessão prevê a duplicação de 244 quilômetros e implementação de 101 quilômetros de terceiras faixas.

Atualmente, as estradas administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) são todas em pistas simples, com alguns trechos com terceiras faixas.

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