José Augusto Borowsky: nasce o Mercantil

Nas últimas colunas, lembramos da fundação da Caixa de Economia e Empréstimos (Spar und Darlehnskasse) em 18 de abril de 1904. A iniciativa foi de 22 empreendedores de Santa Cruz e, em poucos anos, ela se transformou em um dos bancos mais importantes do Estado.

Após funcionar em uma pequena sala alugada no edifício da Livraria Kämpf (depois Fritz Rech), na esquina da Marechal Floriano com Ramiro Barcelos, a instituição teve seu nome alterado para Caixa Cooperativa Santa Cruzense. Com os negócios em crescimento, em 5 de julho de 1919, ela adquiriu sua sede própria.

LEIA TAMBÉM: Memória: dinheiro para o Grêmio

O amplo imóvel, que pertencia a Guilherme Schreiner, ficava na esquina da Ten.Cel.Brito com Borges de Medeiros (em diagonal com a Praça da Bandeira). O antigo prédio já não existe mais e cedeu espaço a uma nova construção onde, nos últimos anos, funcionou a Secretaria Municipal da Fazenda.

A Caixa deu outro passo importante em 19 de novembro de 1924. Em leilão, comprou a sede da primeira Igreja Evangélica, que também se situava na esquina da Borges com a Brito, mas no outro lado da rua. O templo foi demolido e, no seu lugar, no início de 1926, foi inaugurado um majestoso edifício, símbolo da pujança econômica do município. O prédio ainda existe e hoje abriga o Bar Flâmula.

LEIA TAMBÉM: Memória: Primeiro estabelecimento de crédito foi fundado em 1904 em Santa Cruz

O crescimento da instituição foi enorme, com abertura de filiais em  outras cidades e a nomeação de representantes nas principais localidades do interior de Santa Cruz. Em 1935, ela passou a se chamar Caixa Santa Cruzense (foi suprimida a palavra Cooperativa).

Em 29 de março de 1938, veio a mudança mais profunda: depois de 34 anos, a velha Caixa de Economia e Empréstimo deixou de existir e transformou-se em Banco Agrícola Mercantil Ltda. A matriz ficou em nossa cidade e a diretoria também era exercida por santa-cruzenses.

CONTINUA

LEIA MAIS DO COLUNISTA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post José Augusto Borowsky: nasce o Mercantil appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.