Gracyanne come 9 ovos por dia no BBB: excesso faz mal? Entenda

Desde que foi anunciada como participante do BBB 25, Gracyanne Barbosa tem gerado curiosidade no público sobre como conseguirá manter sua dieta rígida ao longo do confinamento. A influenciadora fitness afirmou que costuma comer 40 ovos diariamente e, em seus dois primeiros dias no reality, já consumiu 18 ovos no total.

A edição do programa chegou a criar um “ovômetro” para contar a quantidade de ovos que a sister irá consumir dentro da casa. “Eu como, gente, 40 ovos por dia! Eu vou ter que barganhar muito para poder comer esses ovos“, disse Gracyanne, que entrou na casa com a irmã, Giovanna Jacobina. “Eu vou trocar ovos por pão e chocolate”, comentou em outro momento.

O consumo de ovos se popularizou principalmente no universo fitness nos últimos anos por ser uma fonte prática e versátil de proteína.

Por muitos anos, o ingrediente foi considerado um vilão da alimentação saudável, principalmente por seu suposto impacto negativo nos níveis de colesterol. No entanto, pesquisas recentes têm demonstrado que ele pode ser um aliado importante para a saúde, proporcionando uma série de benefícios nutricionais.

“O ovo possui proteínas de boa qualidade, sendo uma excelente opção nutricional de fonte proteica, além de vitaminas, como a B12, antioxidantes e gorduras. A colina presente nos ovos tem um papel importante na função cerebral. Por ser um alimento muito nutritivo e de fácil acesso, torna-se uma opção muito boa para café da manhã, refeições e lanches”, explica Monica Pasco, nutróloga do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), em matéria publicada anteriormente na CNN.

No entanto, de acordo com Rodrigo Schröder, nutrólogo especialista em alta performance, a popularização do ovo entre atletas e praticantes de atividade física vão além da sua concentração de proteína.

“Vitaminas do complexo B que ajudam no metabolismo energético e ácidos graxos essenciais que podem ajudar na recuperação muscular. É quase um polivitamínico, só faltando a vitamina C“, explica.

Existe limite saudável para consumir ovo?

Gracyanne não é a única a apostar nos ovos como principal fonte de proteína da alimentação diária. Recentemente, a influenciadora Virginia Fonseca revelou comer 20 ovos por dia como parte de uma dieta restritiva para recuperar a composição corporal que tinha antes de engravidar de seu terceiro filho com o cantor Zé Felipe, José Leonardo.

De acordo com Schröder, não existe um limite superior para o consumo de ovos. “No entanto, qualquer alimento que se consuma excessivamente pode trazer intolerância alimentar, sendo o ovo ou outro alimento”, explica o médico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.