Qual trail da Honda comprar: Bros 160 ou XRE 190?

Elas são motos competentes para o dia a dia, uso no trabalho e até mesmo para pegar uma estrada: você iria de Honda Bros 160 ou XRE 190?

Bros 160 ou XRE 190
Qual seria sua escolha? Bros 160 ou XRE 190? Foto: Motociclismo

O transporte público toma muito tempo, pode estar lotado e ainda, está sujeito a deixar de funcionar por falhas operacionais ou outros motivos, como acidentes, greves e inundações. Já faz um tempo que as pessoas começaram a fazer contas sobre usar o transporte público ou optar por uma moto ou scooter de entrada.

Isso requer tirar habilitação, ganhar confiança e também, entender como se portar pilotando uma moto pelas ruas do Brasil, pois não é fácil! Dentre as várias opções de modelos e marcas desse porte, eu estava fazendo testes dessas duas e resolvi compará-las, pois quem sabe, isso pode ajudar você a tomar uma decisão mais acertada.

Bros 160 ou XRE 190
A XRE 190 tem melhor aerodinâmica. Foto: Honda / Caio Mattos

Bros 160 e XRE 190 são muito parecidas

Os dois modelos da Honda compartilham várias peças, ou seja, uma forma de deixar o produto mais acessível e ganhar em escala. Afinal, as motos não vão precisar de peças exclusivas. Em suma, rodas, pneus, tanque de combustível, painel, farol, suspensão e balança, alças laterais e escapamento são compartilhados.

Tanto Bros como XRE tem 5 marchas, aros de 19 polegadas na dianteira e 17 atrás, mesmo curso nas suspensões, mesma garantia, altura do banco, enfim, quase iguais. Nos dois modelos há tomada USB, contudo, o acesso da Bros é mais fácil. As duas são flex e seus tanques comportam 12 litros de combustível.

Bros 160 ou XRE 190
As setas da NXR Bros são maiores que as da XRE e suas lâmpadas são halógenas . Foto: Honda

As diferenças que podem definir entre Bros 160 ou XRE 190

Obviamente existem diferenças entre elas, e o visual é a primeira. A Bros 160 é mais estilo off-road, tem para-lama alto, carenagem apenas no farol, protetor de bengalas e setas maiores. Já na XRE 190, o para-lama é baixo, o conjunto óptico é em LED, tem carenagem envolvendo o tanque e um design mais aerodinâmico.

Bros 160 ou XRE 190
A XRE 190 tem para-lama baixo. Foto: Divulgação

Elas tem o mesmo motor, contudo, existem diferenças entre eles que dá para sentir na prática, pois já experimentamos as duas, inclusive lado a lado. A Bros entrega 14,2 cv a 8.000 rpm contra 15,9 cv da XRE, porém o torque delas também é diferente. Na Bros é de 1,44 kgf.m a 5.500 rpm contra 1,65 kgf.m a 6.000 rpm da XRE.

Na XRE 190 o motor tem 184,4 cm³ de capacidade e seu peso é de 128 quilos, enquanto na Bros a capacidade é de 162,7 cm³. Ela é mais magrinha, pesa 3 quilos a menos, ou seja, 125 quilos.

Na prática, colocamos as duas lado a lado na pista e testamos uma retomada. Assim, em quarta marcha a 70 km/h aceleramos e, nesse sentido a XRE 190 ganhou velocidade com mais facilidade do que a Bros. Isso se deve ao maior diâmetro de seu pistão, ela tem 61 x 63 mm (diâmetro x curso do pistão) enquanto a Bros 160 tem 57,3 x 63 mm.

Bros 160 ou XRE 190
As duas atendem bem para uso em estradas de terra. Foto: Honda / Caio Mattos

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Conclusão entre escolher a Bros 160 ou XRE 190 

O preço sugerido do fabricante para a Bros 160 é de R$ 21.390, considerando a versão ABS. Ainda há a opção com os freios CBS, mais acessível, partindo de R$ 20.490, ambos preços sem o frete incluso. Enquanto isso, XRE 190 parte de R$ 22.496 na versão Adventure, enquanto a Standard começa em R$ 22.006 (também sem frete).

No mercado, apuramos que a Bros está aproximadamente R$ 2 mil acima desse valor, enquando a XRE em torno de R$ 3 mil.

Contudo, faremos umas contas considerando o preço sugerido, considerando a versão ABS da Bros e a XRE 190 Adventure, os modelos que avaliamos para a revista MOTOCICLISMO. Entre elas existe uma diferença de aproximadamente R$ 1.100. Pois bem, vamos transformar isso em gasolina, com preço médio de R$6,15.

A entrada USB da XRE 190 é mais escondida, mas ela existe. Foto: Divulgação

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Isso daria aproximadamente 170 litros de gasolina que, multiplicado por 40 km, pois essa foi a média de consumo que a Bros fez comigo, temos 6.840 km. Ou seja, com a diferença de valor entre as duas no preço sugerido (na prática deve ser ainda maior) daria para rodar algo em torno de sete mil quilômetros!

Por fim, eu particularmente, acho a XRE 190 mais bonita, contudo, se for para usar como meio de transporte, certamente optaria pela NXR 160 Bros, pois os quase 7.000 quilômetros que a diferença de preço renderiam de gasolina é uma boa distância para rodar por alguns meses.

E você, escolheria qual delas? Deixe a sua opinião nos comentários!

Painel é igual nos dois modelos. Foto: Divulgação

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