Lula está alienado, blindado e só olha para o passado, diz presidente do PP


Padrinho político do favorito para comandar a Câmara, Ciro Nogueira dispara críticas ao governo em áudio enviado até para ministros e aliados de Lula Presidente do PP, o senador Ciro Nogueira (PP-PI)
Jefferson Rudy/Agência Senado
Presidente do Progressistas, partido de Arthur Lira (PP-AL) e líder de uma bancada numerosa no Senado e na Câmara, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) disparou um áudio nesta quinta-feira (9) a um grupo de amigos, que inclui ministros e aliados do governo, com severas críticas ao presidente Lula.
“Eu acho que o Lula está completamente fora da realidade. Acho que blindaram o Lula e que ele está cercado numa redoma de vidro, só pode”, começa Ciro.
O comentário, a que o blog teve acesso, é uma resposta a vídeo publicado pelo jornal O Globo, que mostra Lula reclamando a menção na galeria que expõe retratos de ex-presidentes do Palácio do Planalto a “mentiras de Bolsonaro” e “golpe” sobre Dilma Rousseff.
As críticas ganham contexto ainda mais importante num momento em que Lula estuda uma reforma ministerial e busca ampliar sua base no Congresso. O presidente do PP é padrinho político e amigo pessoal do favorito para comandar a Câmara nos próximos dois anos, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).
Ciro cita a explosão do valor do dólar, a saída de ativos de estrangeiros e a alta de preços dos alimentos para arrematar: “Maior saída de dólares da história e ele preocupado com o quadro do Temer e do Bolsonaro? Não sei nem o que falar!”.
Opositor do governo, mas político pragmático, Ciro foi aliado de Lula em seus dois primeiros governos. Depois, foi ministro da Casa Civil de Bolsonaro. Coube a ele liderar o processo de transição para o Lula 3.
Ciro lembra a troca no comando da Secretaria de Comunicação do Planalto e diz que o gesto está longe de resolver o problema. “O problema do governo não é o marqueteiro (…). Esse presidente de agora é um presidente completamente alienado. Tudo hoje é dolarizado e ele preocupado com os quadros?”, provoca.
No áudio, Ciro chega a pedir desculpa aos amigos que são aliados e apoiadores de Lula, mas afirma que o governo está “completamente voltado ao passado”.
“Ele preocupado com a Dilma? O maior culpado da Dilma foi ele. Criou essa criatura incompetente e não teve coragem de tirar dela a reeleição. Não sou de oposição radical, que quer o mal do país, mas não sei nem o que falar diante desse disso”, finaliza.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.